sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A DIFÍCIL TAREFA DE RECUPERAR OS VICIADOS


- “Corpo São – Mente Sadia – Eu quero, eu posso!” – e “Eu tenho livre-arbítrio para fazer o que é correto”.
Quem defende ou interpreta como livre arbítrio o direito de fazer o errado e permanecer no erro, como algumas pessoas e parte da imprensa tem se manifestado contestando a ação do governo paulista na difícil tarefa de tentar recuperar viciados em crak, só podem ser pessoas alucinadas e infelizes que de humanas só tem a forma.
A postura do governo demonstrou que a sociedade estava de mãos atadas por falta de opção para cuidar dos dependentes de drogas.
A prevenção ainda é o melhor remédio e está ao alcance de todos. Porém, quem já foi apanhado pela rede do vício precisa de ajuda urgentemente. A degradação a que muitos chegaram só pode ser revertida com medidas radicais. Além do tratamento médico, psicossocial, a reintegração do doente à sociedade, outras medidas podem e devem ser adotadas. Isso demanda um esforço conjunto. Já falamos da necessidade de reorganização dos espaços urbanos deteriorados das grandes cidades onde o anonimato contribui para que o crime, as drogas e a violência prevaleçam. O acúmulo de erros de administrações passadas em todos os níveis governamentais tem que ser interrompido com ações positivas do governo e apoio da sociedade.
O tratamento que muitos necessitam, implica em internações  em hospitais e centros de tratamento, sem dramatizar o problema, pois a dependência psicológica é muito grande e há pessoas que precisam de uma internação compulsória. Em geral um tratamento desses costuma ser de cerca de seis semanas sob a supervisão de médicos e de psicólogos. O viciado também necessita de orientação, terapia ocupacional e motivações. Ele precisa desenvolver valores individuais, definir objetivos de vida, valorizar sua vida, e, naturalmente ter força de vontade para sair e não recair no vício.
O desmame não é fácil. Uma alimentação saudável completa o processo de desintoxicação e contribui para eliminar as toxinas acumuladas no organismo, além de criar novos hábitos mais saudáveis e menos estimulantes. Sucos naturais de frutas da época – vivemos em um país onde temos frutas o ano todo – saladas cruas, verduras em geral devem fazer parte do cardápio diário. A glicose-frutose entra no sangue sem consumir energia digestiva e o sangue armazena, dando um novo alento de vida. Sais minerais e proteínas são exigências mínimas. Exercícios ao ar livre, aprendendo a usar a liberdade para fazer o que é correto e bom para si, completam o quadro de tratamento.
Neste dia que São Paulo aniversaria (459 anos) temos que comemorar o começo da oportunidade de uma nova vida que esses jovens estão tendo. Tenho saudade da São Paulo do bonde elétrico, dos táxis lotação (V8), das salas de cinema da São João, e tantas coisas boas de que tive a oportunidade de desfrutar da então cidade tranquila dos anos de 1958 a 1965 quando lá residi.
PARABÉNS SÃO PAULO!  - “Non Dukor, Duco” = Não sou conduzido, Conduzo – (lema de São Paulo); “Pro Brasilia Fiant Eximia” = Pelo Brasil Façamos Tudo - (divisa gravada em Prata No escudo de São Paulo).