sábado, 26 de janeiro de 2013

MAIS UMA DO CLIMA - CONGELARAM O AQUECIMENTO GLOBAL!


Um tema que sempre me interessou, desde criança, foi o tempo, mudanças de temperatura, tempestades, granizo, frio, calor... Vivi muito anos no campo o que me permitia 360º de visibilidade na linha do horizonte, além de ter o magnífico céu por cobertura o ano inteiro.  Corria à janela para observar a movimentação das nuvens a qualquer mudança de tempo, hábito que ainda cultivo. Os raios que corriam no céu, muitas vezes de uma nuvem para outra, e não em direção à terra, eram um espetáculo fascinante. Na escola tive oportunidade de aprender na teoria muita coisa que já havia observado na natureza, inclusive sobre climatologia.
Aprendi que o modelo climático é muito complexo. Que são muitos os fatores que influenciam nas mudanças em geral. Mergulhei no que as Eras Geológicas contam sobre a vida na terra – incluso as grandes mudanças climáticas ocorridas ao longo da história da Terra. Já demos alguns palpites sobre o que estaria acontecendo atualmente a nível planetário: estamos caminhando para um esfriamento do planeta. Sabe-se que nos últimos 400 mil anos houve quatro ciclos distintos glaciais e interglaciais  Estamos num pico interglacial. O último período ocorreu há 120 mil anos.
É o que diz a ciência. O estágio mais avançado da ciência para estabelecer uma conclusão sobre como será a temperatura no planeta nos próximos 50 anos se baseia na comparação entre as anomalias de temperatura média global com as forças antropogênicas. É sabido que o clima varia naturalmente em todas as escalas temporais e espaciais há milhares de anos. Portanto, nada é novo – ou melhor –  novo, só os observadores... É verdade que foram detectadas algumas anomalias nas temperaturas, como por exemplo: 27 graus centígrados (um horno!) no extremo sul da Patagônia e 40º C negativos com um aumento de queda de neve nos países do hemisfério norte – Estados Unidos, Canadá, países Europeus, Rússia, etc.
Sustentabilidade, anti-consumismo, economia verde, defesa do meio ambiente, créditos carbono, crise de energia, países europeus recorrendo à lenha para enfrentar o inverno, etc. - uma confusão de informações para explicar as anomalias climáticas... Inclusive de que o aumento da queda de neve no hemisfério norte se deve ao aquecimento global!
Os pesquisadores da NASA têm demonstrado que o aumento das temperaturas fez uma pausa de 15 anos; outros, como o centro de meteorologia britânico, afirmam que essa pausa se deve prolongar até 2017.
O conhecimento sobre as causas que interferem na dinâmica do clima  é limitada. Falam na influencia da radiação solar; o ciclo da água; o efeito das partículas emitidas  pela indústria,  vulcanismo, emissão de gás de efeito estufa, etc.; é o melhor que a ciência consegue apresentar.
Os aquecimentistas, no entanto, continuam apostando num aquecimento, baseados nas projeções dos dados, em longo prazo. Um exercício interessante. Se o quadro persistir e as projeções não se confirmarem, as ONGs e aqueles que se profissionalizaram no uso de gordos recursos para defender o meio ambiente por conta do aquecimento global, vão ter que procurar outra atividade.
O blog Sunshine Hours (19/01/2013) ironiza a situação ao sintetizar a realidade vivida por muitos no momento no hemisfério norte: - "Este é o seu futuro. Aconchegado em torno de aquecedores à lenha para se manter aquecidos, porque a eletricidade é muito cara, por conta dos subsídios pagos aos ricos que têm fazendas eólicas e painéis solares."
Sem nenhuma ironia, nós informamos às novas gerações que cinquenta – sessenta anos atrás era comum o fogão a lenha, comidinha quente e saborosa feita em panelas de ferro ou de barro, tudo ecologicamente correto... E, o fogão e o forno a lenha também funcionavam como lareira criando aquele ambiente aconchegante e familiar que desapareceu com tanta tecnologia.