segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OS PROBLEMAS SOCIAIS E DESTINO - A SORTE ESTÁ NA MÃO DE CADA UM


Problemas sociais existem desde quando o ser humano se organizou em grupos. Isso porque sempre haverá pessoas espertinhas prontas para se beneficiar do trabalho e das riquezas produzidas, as quais lhes garantem benesses, comodidades, enquanto petrificam a miséria mascarando tudo com discursos. Estabeleceu-se uma divisão dos cidadãos tendo no topo da pirâmide social o rei e seus amigos, onde tudo pode, e na base os pobres que vivem das migalhas que lhes atiram como bondades...
Esses usurpadores das liberdades deturparam tudo. Não passam de tiranos atribuindo o nome de Democracia, Estado democrático aos seus governos, porque permitem que os pobres e analfabetos votem para escolhê-los como seus representantes.  E falam de boca cheia em destino dos povos, enquanto  mandam e desmandam.
À pergunta de se o destino é pré determinado, ou se cada um pode interferir nos acontecimentos futuros de sua vida, da sociedade ou das Nações como um todo, sabe-se que existe o livre arbítrio, liberdade de escolher seu destino.
Na verdade há um fado – destino a que todos estão atrelados, pois faz parte das leis cósmicas. Isso representa 1/3 apenas. Os outros 2/3 estão nas mãos de cada um. Sendo que, parte depende do esforço e vontade dos indivíduos, e a outra do livre arbítrio; ambos estão relacionados com a inteligência, a capacidade de trabalho,  habilidades, dedicação, etc. Quando uma pessoa se acomoda ao papel de pobre coitadinho a espera de um pai que lhe afague a cabeça mesmo que tenha que ficar de joelhos, submisso... seu destino assim será. Porém, se enfrentar as adversidades com coragem, em pé e  de cabeça erguida, poderá ter dissabores com os tiranos, mas estará usando seu direito de ser livre e agir de acordo com sua consciência.
Quando ouvimos as recentes falas, como citamos no texto - “Povos da América, Em Pé!” (Pueblos de Nuestraamérica, rodillas em tierra...) nos perguntamos que direito têm eles em querer por de joelhos os povos da América (deles?).
Da mesma forma perguntamos por que a educação nos países em desenvolvimento como o Brasil tem dado pouca atenção aos melhores alunos que podem fazer a diferença nos destinos da Nação. Segundo informações, 5% das crianças brasileiras são superdotadas e, por não encontrar espaço apropriado para seu desenvolvimento, tem que migrar para estudar no exterior. Alguém está interferindo nos destinos dessas crianças e da Nação brasileira de forma negativa. O problemas sociais existem. O destino ou sorte está nas mãos de cada um.

Destino – sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade. Sorte, fado, fortuna. Aquilo que acontece a alguém.