quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SOLUÇÕES PARA AS GRANDES CIDADES, EXISTEM. FALTA VONTADE POLITICA


Ao apelo sobre sugestões para melhorar a vida na grande cidade – São Paulo – pode ser respondido de forma simples, especialmente depois de ouvir o novo prefeito prometer reorganizar a cidade. Porém, tudo depende de vontade política. Trata-se de, simplesmente, definir um plano diretor da cidade incluindo uma política de remanejamento de cidadãos para novos núcleos urbanos a serem criados fora do atual perímetro urbano, enquanto as áreas de risco seriam esvaziadas totalmente. Esses novos núcleos urbanos teriam um número limitado de moradores e contariam com toda a infra-estruturar necessária para atender os moradores, incluindo trabalho.   
Esse esquema acabaria com o anonimato das grandes cidades que permite que problemas alarmantes se espalhem e se diluam na coletividade, onde ninguém pensa que ele também é responsável. A grande maioria parou para ver a banda passar, para festar o carnaval, para torcer pelo time do coração no campeonato de futebol, para assistir novelas e Big Brothers  participar de redes sociais... E o topo da pirâmide vai fazendo sua festa e o povo fica a mercê da própria sorte.
Entre os problemas sociais que afligem as grandes cidades temos a violência e o vício das drogas, mais particularmente do crack.  Aí, alguns amigos do rei que conseguiram subir na pirâmide por conta de cargos públicos, aparecem para defender os direitos humanos, estabelecem comissões da verdade, defendem o direito de quem quer ser torto por opção, de quem desrespeita a coletividade em nome de seu direito particular, e por aí vai. E tudo continua na mesma, até o próximo palanque político.
É preciso reverter essa eterna repetição de problemas que não são resolvidos porque há uma burocracia emperrante, graças aos incompetentes gestores da coisa pública que conseguiram, sem esforço algum, transformar o país numa praça de guerra onde morrem 50 mil cidadãos ao ano, índice igual ao de países que vivem a triste realidade da guerra. Tudo porque não foram aplicadas as verbas destinadas à prevenção e combate à criminalidade. Há criminalidade também por parte daqueles que por falta de competência, descaso ou pura falta de vontade política, se omitem de suas obrigações. A descentralização dos núcleos humanos pode contribuir para a aplicação racional dos recursos públicos.
Urge fazer uma reforma administrativa geral em todas as esferas  Federal, Estadual e Municipal para enxugar a máquina sobrecarregada com gastos públicos; começar abolindo: Ministérios ineficientes (são cerca de 40!), secretarias, assessorias e gabinetes perfeitamente dispensáveis. Dar um basta aos ‘mão do gato’ e aos almofadinhas entronados em cargos públicos para os quais não tem competência, e principalmente aos políticos profissionais que trabalham em benefício de projetos partidários, como o do PT, conforme eles mesmos confessaram, e foi comprovado no julgamento dos réus mensaleiros.
Soluções existem. Falta vontade política. Menos discurso e mais trabalho!