quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A NOVA REVOLUÇÃO FRANCESA – FRANÇOIS HOLLANDE


Após a eleição democraticamente realizada para a Presidência da França, François Hollande surpreendeu com medidas que representam uma verdadeira revolução social, política e econômica; coloca em prática os velhos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  As medidas  deverão dar um novo rumo ao curso dos problemas que vivem não só os franceses, mas servir de exemplo a todos os países mergulhados em corrupção, problemas sociais e desrespeito aos direitos humanos. França – Paris – cidade Luz – teve no passado papel de importância no mundo. O assunto merece atenção.
Itens que fazem parte das medidas adotadas:
1-Reduziu em 25% o salário de todos os funcionários do governo, 32% de todos os deputados e 40% de todos os altos funcionários públicos que ganham mais de 800.000 euros/ano. Com o valor de cerca de 4 milhões/euros economizado, criou um fundo que dá garantias de bem-estar para "mães solteiras" com dificuldades financeiras, e lhe garantam um salário mensal por um período de cinco anos, até que a criança vá à escola primária, e três anos se a criança é mais velha. Tudo isso sem alterar o equilíbrio do orçamento.
2- Suprimiu 100% dos carros oficiais e mandou que fossem leiloados – o valor arrecadado irá para o Fundo de Previdências das regiões mais pobre do país.
3- Aboliu os carros de empresas alegando que - "se um executivo que ganha   650.000/euros/ano, não se pode dar ao luxo de comprar um bom carro com o rendimento do seu trabalho, significa que é muito ambicioso, é estúpido, ou desonesto. A nação não precisa de nenhuma dessas três figuras.” – Os recursos assim poupados deverão criar novos empregos e financiar a pesquisa científica. 175 institutos de pesquisa científica avançada de alta tecnologia foram beneficiados, proporcionando emprego de jovens cientistas desempregados (2560)- objetivo: - "para aumentar a competitividade e produtividade da nação”.
4- Aboliu o conceito de paraíso fiscal definido como "socialmente imoral"; emitiu um decreto presidencial que cria uma taxa de emergência de aumento de 75% em impostos para todas as famílias, que ganham mais de 5 milhões de euros/ano.
5 -Estabeleceu um "bônus-cultura" presidencial; ele permite que qualquer pessoa fique isenta de impostos se se estabelecer como uma cooperativa e abrir uma livraria independente, e contratar pelo menos dois licenciados desempregados a partir da lista de desempregados, a fim de economizar dinheiro dos gastos públicos e contribuir na promoção de empregos e relançamento de novas posições sociais.
6 – Destinou os subsídios estatais no valor de 2,3 milhões de euros que financiavam apenas escolas privadas administradas pela Igreja, a um plano para a construção de 4.500 creches e 3.700 escolas primárias, segundo um plano de recuperação no investimento em infra-estrutura nacional.
7- Bancos: Quem proporcione empréstimos bonificados às empresas francesas que produzem bens recebe benefícios fiscais, quem oferece instrumentos financeiros, paga uma taxa adicional.

Naturalmente houve contestações e alguns até abdicaram da cidadania francesa, porém os resultados já começaram a aparecer.
- Sucesso ao governo francês! - seria muito bom que outros países, como o Brasil, seguissem o exemplo especialmente no enxugamento dos gastos com a máquina estatal e tantas mordomias que os políticos usufruem.
Se no Fórum Econômico Mundial em Davos há preocupação sobre ‘se estamos preparados para conviver com ETs’, seria muito mais importante que os humanos aprendessem a ser mais solidários e fraternos praticando o respeito mútuo em todos os setores: política, economia e sociedade. Não basta o discurso. É preciso a ação.