quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PROPAGANDA, ALMA DO NEGÓCIO: - COMA FRUTAS!


- O paraíso deixou a Terra ou o homem acha que toda fruta tem o estigma do pecado? - Deve ser por isso que a gula encontrou substituto nos bolos, nos doces, nas bolachas, nos salgadinhos, no chocolate, nos refrigerantes... e esqueceu o que é melhor para si.
Nada como um pomar onde podem ser encontrados frutos prontinhos para consumo. Não precisa ser aquela árvore que dá um fruto diferente a cada mês. É possível ter muitas árvores das mais variadas espécies, carregadinhas de saborosos e saudáveis potinhos de vitaminas, proteínas, sais minerais, fibras, açúcar natural tudo dinamizado ao sabor do vento, energizado com a luz do sol, regado pelas chuvas, orvalho e sereno... e que alimentam, hidratam e curam!
- Mangas, uvas, abacates, amoras, cerejas, maçãs, peras, tangerinas, laranjas, limas, figos, papaias, sapotis, damascos, pomelos, melões, melancias, ciruelas, graviolas, abacaxis, cocos, nozes, castanhas, jabuticabas, goiabas, açaís, pupunhas, jacas, bananas das mais variadas espécies, etc., etc., etc.
São frutos que a mãe natureza fabrica e cujo uso é permitido para qualquer ser vivo, inclusive para o ser humano; quando não usados e perdem a validade, eles mesmos se descartam voltando a integrar a natureza, sem deixar lixo – custo zero. São de dar água na boca, com direito de qualquer um cometer o pecado da gula. Não há lei que restrinja seu uso! Mas não temos visto grandes propagandas sobre o produto.
Já, outros produtos...
Surgiu uma discussão sobre a propaganda de alimentos direcionada às crianças; se por um lado tem seus méritos, por querer impedir o consumismo de certos alimentos engordantes, por outro pode ser guerra entre concorrentes comerciais; mas, na verdade, é um modo disfarçado de controle social que os comunistas-fascistas tentam impor a ferro e fogo. Pressupõe-se que os indivíduos tenham livre arbítrio e saibam usá-lo, portanto não se justifica tal procedimento por parte de instituições ‘defensoras’ da saúde e bem estar das crianças.
Cabe aos adultos dar o exemplo do que é uma alimentação saudável. Se, papai e mamãe, não come alface, agrião, tomate, chuchu, repolho, brócolis e tantos outros legumes e verduras, porque Joãozinho e Mariazinha irão comer?
FRUTAS – basta deixar à mão, que não há criança que resista.
Produtos industrializados: bolos, doces em geral, biscoitos e salgadinhos e tantas outras gulodices, nada é proibido. Basta disciplinar. Para isso serve e basta o exemplo e a autoridade de papai e mamãe. Tão simples! A criança tem que aprender a ouvir um não de vez em quando em casa.
Nós somos pelo lema: “Nada é proibido, mas nem tudo me convém”. Esse deve ser o lema educativo também em alimentação, tanto para crianças como para adultos.
Pense nisso.
Um saudável brinde de suco de frutas para todos!
Nota: - a propaganda que deve ser abolida da imprensa é a de certos jabuticabas azedos que empesteiam o país com sua falta de ética e desrespeito para com a Nação.
Lembrete:
 “Educação Moral e Cívica” – em nosso outro blog (Sanmy – link ao lado) - postamos 25 textos/lições de Educação Moral e Cívica; estão disponíveis para consulta e leitura grátis

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A NOVA REVOLUÇÃO FRANCESA – FRANÇOIS HOLLANDE


Após a eleição democraticamente realizada para a Presidência da França, François Hollande surpreendeu com medidas que representam uma verdadeira revolução social, política e econômica; coloca em prática os velhos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade.  As medidas  deverão dar um novo rumo ao curso dos problemas que vivem não só os franceses, mas servir de exemplo a todos os países mergulhados em corrupção, problemas sociais e desrespeito aos direitos humanos. França – Paris – cidade Luz – teve no passado papel de importância no mundo. O assunto merece atenção.
Itens que fazem parte das medidas adotadas:
1-Reduziu em 25% o salário de todos os funcionários do governo, 32% de todos os deputados e 40% de todos os altos funcionários públicos que ganham mais de 800.000 euros/ano. Com o valor de cerca de 4 milhões/euros economizado, criou um fundo que dá garantias de bem-estar para "mães solteiras" com dificuldades financeiras, e lhe garantam um salário mensal por um período de cinco anos, até que a criança vá à escola primária, e três anos se a criança é mais velha. Tudo isso sem alterar o equilíbrio do orçamento.
2- Suprimiu 100% dos carros oficiais e mandou que fossem leiloados – o valor arrecadado irá para o Fundo de Previdências das regiões mais pobre do país.
3- Aboliu os carros de empresas alegando que - "se um executivo que ganha   650.000/euros/ano, não se pode dar ao luxo de comprar um bom carro com o rendimento do seu trabalho, significa que é muito ambicioso, é estúpido, ou desonesto. A nação não precisa de nenhuma dessas três figuras.” – Os recursos assim poupados deverão criar novos empregos e financiar a pesquisa científica. 175 institutos de pesquisa científica avançada de alta tecnologia foram beneficiados, proporcionando emprego de jovens cientistas desempregados (2560)- objetivo: - "para aumentar a competitividade e produtividade da nação”.
4- Aboliu o conceito de paraíso fiscal definido como "socialmente imoral"; emitiu um decreto presidencial que cria uma taxa de emergência de aumento de 75% em impostos para todas as famílias, que ganham mais de 5 milhões de euros/ano.
5 -Estabeleceu um "bônus-cultura" presidencial; ele permite que qualquer pessoa fique isenta de impostos se se estabelecer como uma cooperativa e abrir uma livraria independente, e contratar pelo menos dois licenciados desempregados a partir da lista de desempregados, a fim de economizar dinheiro dos gastos públicos e contribuir na promoção de empregos e relançamento de novas posições sociais.
6 – Destinou os subsídios estatais no valor de 2,3 milhões de euros que financiavam apenas escolas privadas administradas pela Igreja, a um plano para a construção de 4.500 creches e 3.700 escolas primárias, segundo um plano de recuperação no investimento em infra-estrutura nacional.
7- Bancos: Quem proporcione empréstimos bonificados às empresas francesas que produzem bens recebe benefícios fiscais, quem oferece instrumentos financeiros, paga uma taxa adicional.

Naturalmente houve contestações e alguns até abdicaram da cidadania francesa, porém os resultados já começaram a aparecer.
- Sucesso ao governo francês! - seria muito bom que outros países, como o Brasil, seguissem o exemplo especialmente no enxugamento dos gastos com a máquina estatal e tantas mordomias que os políticos usufruem.
Se no Fórum Econômico Mundial em Davos há preocupação sobre ‘se estamos preparados para conviver com ETs’, seria muito mais importante que os humanos aprendessem a ser mais solidários e fraternos praticando o respeito mútuo em todos os setores: política, economia e sociedade. Não basta o discurso. É preciso a ação.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

FALTA A GOTA D'ÁGUA QUE FAÇA TRANSBORDAR A PACIÊNCIA REPRESADA


A cada catástrofe que comove a opinião pública, pensamos: - é a gota d’água. O tempo passa, a própria imprensa engaveta o tema até a próxima tragédia anunciada e, de gota em gota, um oceano de horrores vai se acumulando.
Enquanto os políticos medíocres continuarem predominando nos quadros governamentais assistir-se-á ao mesmo triste e deprimente espetáculo da ‘guerra’ urbana não declarada: no Brasil o número de mortes de vítimas inocentes ultrapassa as estatísticas de mortes em países em conflito declarado. Eles foram eleitos pelo voto popular, gabam-se. Só que o voto que receberam na maior parte das vezes já é um voto desmoralizado quando o votante é do tipo: -‘Dê-me pão e chama-me de bobo’ – (dame pan y llamame de tonto – como dizem os espanhóis). Ainda não se apercebeu que é ele quem ajuda a manter no poder os corruptos.
A ficha limpa resultou em algo como substituir um corrupto por outro contaminado pela corrupção que o próprio sistema alimenta – tem até fila de espera (!).
Não basta ficha limpa. Não basta excluir os corruptos e deixar que prossiga o mesmo sistema em que o político profissional só está preocupado com o processo eleitoral, com as alianças entre partidos, em conchavos com todo tipo de mercenário em busca de vantagens. Programas de governo? Ele tem (?). Tem assessores. Tem gabinetes. Tem altos salários. Tem intensa vida social junto às bases e correligionários. Trabalhar? – bem, aí já é querer demais... Estão ocupados demais em admirar os regimes ditatoriais corruptos e  sanguinários.
A corrupção não é privilégio do nosso país. É o mal que aflige as Nações em geral. Se quisermos soluções duradouras, não basta retirar a ‘maçã podre’ do cesto de maçãs, como diz o professor de economia, Prof. Antonio Argadoña – blog – El País – 27-01-13.  “Hay que entrar a fondo en La legislación, las instituiciones y La cultura social y económica”.
Não é necessário destruir tudo para recomeçar. Um bom começo é acabar com a burocracia  burra, agilizar as administrações, responsabilizando cada um pela função que ocupa; é preciso dar um novo rumo ao país sem cair na armadilha do discurso de que – ‘já avançamos muito, mas tudo demanda tempo... ’ – isso é conversa de político acomodado ao seu muito confortável cargo ‘vitalício’.
Não podemos menosprezar o que temos, que não é pouco em termos de riquezas materiais e de população, para continuar deixando à mercê de pessoas inescrupulosas.
Do velho mundo surgem algumas vozes prontas a arejar as mentes emboloradas que ainda querem continuar a viver o tempo do colonialismo predatório, em benefício próprio. Cabe à Nação brasileira determinar o que deseja; os partidos políticos que estão dando as cartas desejam se manter no poder... A paciência pode ser grande, mas não infinita.
Quem assume um cargo público é responsável por todos seus atos e dos seus subordinados também...  

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

HOMENAGEM ÀS VITIMAS DA TRAGÉDIA - RS


Mais uma Tragédia.  
Era um momento de festa e de confraternização entre jovens...
É um momento de solidariedade entre todos que fazemos parte da grande e única família – a humana – ligada por sentimentos que superam qualquer outro laço. 
Que as bênçãos divinas consolem todos aqueles que choram pela perda de um ente querido. 
Muita Paz e Luz.

Nossa homenagem aos que se foram.

“LA ROSA BLANCA” – (José Marti)

- ‘Cultivo uma rosa blanca,
Em Julio como em Enero,
Para el amigo sincero
Que me dá la mano franca.

Y para el cruel que me arranca
El corazón con que vivo,
Ni cardo ni ortiga cultivo:
-Cultivo la rosa blanca”.

domingo, 27 de janeiro de 2013

PENSAMENTOS – PROVÉRBIOS



Pausas na vida são necessárias para recuperar energias. Isso não quer dizer inatividade. Mas, mudar de modos de pensar. Refletir sobre ensinamentos de vida, sobre condutas, fazer auto-crítica, entre outras coisas que ajudam as pessoas a continuar o amanhã com novas perspectivas de vida. Os pensamentos e os provérbios - ditos e frases que fazem parte da literatura popular de todos os povos - contém profundos ensinamentos que  estão à nossa disposição. 
Seguem alguns exemplos: 

- “Amar o próximo é uma ação para hoje. Amanhã será tarde demais.”

- “Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.”

- “Minha paz e minha felicidade estão dentro de mim e não dependem de nada nem de ninguém, somente de mim”.

- “Não sou proprietário de nada; apenas administro o que tenho”.

- “Cem homens podem formar um acampamento, mas é preciso uma mulher para fazer um lar.” (provérbio chinês)

- “O Burro nunca aprende, o inteligente aprende com a experiência, e o sábio aprende com a experiência dos outros”. (Prov. Chinês).

- “Dinheiro perdido, nada perdido. Saúde perdida, muito perdido. Caráter perdido, tudo perdido. (idem).

- “Se tens medo dos lobos, não vás à floresta.” (provérbio russo)

- “Sem o gato, o rato não tem limites” (idem).

- “Nem tudo o que brilha é ouro”. (provérbio espanhol)

- “Junta-te aos bons e serás um deles”. (pov. Latino)

- “Lá vão as Leis onde querem os reis”. (idem)

sábado, 26 de janeiro de 2013

MAIS UMA DO CLIMA - CONGELARAM O AQUECIMENTO GLOBAL!


Um tema que sempre me interessou, desde criança, foi o tempo, mudanças de temperatura, tempestades, granizo, frio, calor... Vivi muito anos no campo o que me permitia 360º de visibilidade na linha do horizonte, além de ter o magnífico céu por cobertura o ano inteiro.  Corria à janela para observar a movimentação das nuvens a qualquer mudança de tempo, hábito que ainda cultivo. Os raios que corriam no céu, muitas vezes de uma nuvem para outra, e não em direção à terra, eram um espetáculo fascinante. Na escola tive oportunidade de aprender na teoria muita coisa que já havia observado na natureza, inclusive sobre climatologia.
Aprendi que o modelo climático é muito complexo. Que são muitos os fatores que influenciam nas mudanças em geral. Mergulhei no que as Eras Geológicas contam sobre a vida na terra – incluso as grandes mudanças climáticas ocorridas ao longo da história da Terra. Já demos alguns palpites sobre o que estaria acontecendo atualmente a nível planetário: estamos caminhando para um esfriamento do planeta. Sabe-se que nos últimos 400 mil anos houve quatro ciclos distintos glaciais e interglaciais  Estamos num pico interglacial. O último período ocorreu há 120 mil anos.
É o que diz a ciência. O estágio mais avançado da ciência para estabelecer uma conclusão sobre como será a temperatura no planeta nos próximos 50 anos se baseia na comparação entre as anomalias de temperatura média global com as forças antropogênicas. É sabido que o clima varia naturalmente em todas as escalas temporais e espaciais há milhares de anos. Portanto, nada é novo – ou melhor –  novo, só os observadores... É verdade que foram detectadas algumas anomalias nas temperaturas, como por exemplo: 27 graus centígrados (um horno!) no extremo sul da Patagônia e 40º C negativos com um aumento de queda de neve nos países do hemisfério norte – Estados Unidos, Canadá, países Europeus, Rússia, etc.
Sustentabilidade, anti-consumismo, economia verde, defesa do meio ambiente, créditos carbono, crise de energia, países europeus recorrendo à lenha para enfrentar o inverno, etc. - uma confusão de informações para explicar as anomalias climáticas... Inclusive de que o aumento da queda de neve no hemisfério norte se deve ao aquecimento global!
Os pesquisadores da NASA têm demonstrado que o aumento das temperaturas fez uma pausa de 15 anos; outros, como o centro de meteorologia britânico, afirmam que essa pausa se deve prolongar até 2017.
O conhecimento sobre as causas que interferem na dinâmica do clima  é limitada. Falam na influencia da radiação solar; o ciclo da água; o efeito das partículas emitidas  pela indústria,  vulcanismo, emissão de gás de efeito estufa, etc.; é o melhor que a ciência consegue apresentar.
Os aquecimentistas, no entanto, continuam apostando num aquecimento, baseados nas projeções dos dados, em longo prazo. Um exercício interessante. Se o quadro persistir e as projeções não se confirmarem, as ONGs e aqueles que se profissionalizaram no uso de gordos recursos para defender o meio ambiente por conta do aquecimento global, vão ter que procurar outra atividade.
O blog Sunshine Hours (19/01/2013) ironiza a situação ao sintetizar a realidade vivida por muitos no momento no hemisfério norte: - "Este é o seu futuro. Aconchegado em torno de aquecedores à lenha para se manter aquecidos, porque a eletricidade é muito cara, por conta dos subsídios pagos aos ricos que têm fazendas eólicas e painéis solares."
Sem nenhuma ironia, nós informamos às novas gerações que cinquenta – sessenta anos atrás era comum o fogão a lenha, comidinha quente e saborosa feita em panelas de ferro ou de barro, tudo ecologicamente correto... E, o fogão e o forno a lenha também funcionavam como lareira criando aquele ambiente aconchegante e familiar que desapareceu com tanta tecnologia.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A DIFÍCIL TAREFA DE RECUPERAR OS VICIADOS


- “Corpo São – Mente Sadia – Eu quero, eu posso!” – e “Eu tenho livre-arbítrio para fazer o que é correto”.
Quem defende ou interpreta como livre arbítrio o direito de fazer o errado e permanecer no erro, como algumas pessoas e parte da imprensa tem se manifestado contestando a ação do governo paulista na difícil tarefa de tentar recuperar viciados em crak, só podem ser pessoas alucinadas e infelizes que de humanas só tem a forma.
A postura do governo demonstrou que a sociedade estava de mãos atadas por falta de opção para cuidar dos dependentes de drogas.
A prevenção ainda é o melhor remédio e está ao alcance de todos. Porém, quem já foi apanhado pela rede do vício precisa de ajuda urgentemente. A degradação a que muitos chegaram só pode ser revertida com medidas radicais. Além do tratamento médico, psicossocial, a reintegração do doente à sociedade, outras medidas podem e devem ser adotadas. Isso demanda um esforço conjunto. Já falamos da necessidade de reorganização dos espaços urbanos deteriorados das grandes cidades onde o anonimato contribui para que o crime, as drogas e a violência prevaleçam. O acúmulo de erros de administrações passadas em todos os níveis governamentais tem que ser interrompido com ações positivas do governo e apoio da sociedade.
O tratamento que muitos necessitam, implica em internações  em hospitais e centros de tratamento, sem dramatizar o problema, pois a dependência psicológica é muito grande e há pessoas que precisam de uma internação compulsória. Em geral um tratamento desses costuma ser de cerca de seis semanas sob a supervisão de médicos e de psicólogos. O viciado também necessita de orientação, terapia ocupacional e motivações. Ele precisa desenvolver valores individuais, definir objetivos de vida, valorizar sua vida, e, naturalmente ter força de vontade para sair e não recair no vício.
O desmame não é fácil. Uma alimentação saudável completa o processo de desintoxicação e contribui para eliminar as toxinas acumuladas no organismo, além de criar novos hábitos mais saudáveis e menos estimulantes. Sucos naturais de frutas da época – vivemos em um país onde temos frutas o ano todo – saladas cruas, verduras em geral devem fazer parte do cardápio diário. A glicose-frutose entra no sangue sem consumir energia digestiva e o sangue armazena, dando um novo alento de vida. Sais minerais e proteínas são exigências mínimas. Exercícios ao ar livre, aprendendo a usar a liberdade para fazer o que é correto e bom para si, completam o quadro de tratamento.
Neste dia que São Paulo aniversaria (459 anos) temos que comemorar o começo da oportunidade de uma nova vida que esses jovens estão tendo. Tenho saudade da São Paulo do bonde elétrico, dos táxis lotação (V8), das salas de cinema da São João, e tantas coisas boas de que tive a oportunidade de desfrutar da então cidade tranquila dos anos de 1958 a 1965 quando lá residi.
PARABÉNS SÃO PAULO!  - “Non Dukor, Duco” = Não sou conduzido, Conduzo – (lema de São Paulo); “Pro Brasilia Fiant Eximia” = Pelo Brasil Façamos Tudo - (divisa gravada em Prata No escudo de São Paulo).

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

PREGUIÇA COLETIVA DO CORPO E DA MENTE = DOENÇA


Assim como um organismo social adoece, se corrompe  e se deteriora, o corpo humano também está sujeito a inúmeras mazelas  provenientes do mau uso ou do abuso  dos direitos particulares, individuais, bem como da ignorância e descaso para com os deveres mínimos em relação a si próprio.Se o abuso no uso de alimentação errada, com exagero no consumo de comidas, bebidas, medicamentos, o comodismo e o sedentarismo também levam ao mau funcionamento dos órgãos vitais, e, consequentemente provoca doenças.Quando um órgão sofre uma agressão, seja ela acidental, ou por sobrecarga, ou ainda por uma má postura, os demais órgãos serão afetados com maior ou menor intensidade. A repetição dessas agressões leva ao um mau funcionamento e acomodação dos principais órgãos, ou seja, gera uma ‘preguiça funcional’.Um dos maiores problemas da humanidade está relacionado com o mau funcionamento do aparelho digestivo e de excreção. O uso de medicamentos mais prejudica do que ajuda. O corpo se acomoda e propaga sua preguiça aos outros órgãos que passam a depender dos estímulos externos produzidos pelos medicamentos, passando a exigir doses mais frequentes. Daí decorre as doenças crônicas e outras fatais que já tingem pessoas cada vez mais jovens.
Não sou dona da verdade. Apenas aprendi a observar cada ação e reação do organismo. Dá trabalho aprender, sim. Mas nos tem ajudado a ficar longe da neurose do uso de medicamentos; vi pessoas falecer porque o organismo não conseguia mais reagir a ação dos medicamentos.
O  pai da Medicina ensinou: “Seja teu alimento teu medicamento. Seja teu medicamento teu alimento’. É o que procuramos praticar há mais de vinte anos.  Alguém lembrou que se medicamentos curassem, todos os profissionais da área da saúde e donos de Laboratórios não ficariam doentes nem morreriam.
Neste período de estudos sobre os alimentos e a importância de um corpo em atividade soubemos que pessoas com câncer, as que abandonaram o tratamento e mudaram de vida quase todas se haviam curado; das que continuaram com o tratamento algumas melhoraram e outras haviam falecido.Acompanhei um acaso de AIDS em fase terminal. O pobre rapaz era pele e osso sobre uma cama. A família foi orientada a mudar a rotina e obrigar o rapaz a se movimentar e seguir um tratamento com produtos naturais e uma alimentação adequada ministrada com pequenos intervalos. Um mês depois, ele já caminhava com os próprios pés. Livrou-se da morte praticamente certa e mudou de vida com muito sol, praia e água de coco...Os antigos viviam mais e eram mais saudáveis, pois tinham hábitos alimentares simples, faziam longas caminhadas ao ar livre; também não havia o açúcar branco que hoje está em todos os produtos industrializados. Açúcar branco refinado é o doce veneno que precisa ser eliminado em primeiro lugar. Ele contribui para inibir funções importantes, pois corrói os terminais nervosos.
Sempre é bom lembrar que aprender não ocupa lugar. Radicalizar nesta ou naquela direção com proibições ou imposições em geral só cria outros tipos de dependência.
Comece combatendo sua própria preguiça e comodismo se quiser contribuir para acabar com a corrupção política que está intoxicando a vida da Nação. 
“Na contemplação das coisas, se o homem principia com certezas, terminará na dúvida; mas, se ele se contentar em principiar com dúvidas, terminará na certeza” (F. Bacon)

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

O QUE FAZER COM A CORRUPÇÃO?


A corrupção na política está presente na maior parte dos países. No Brasil não é diferente. Lemos um artigo no jornal El País: - “O Que fazer com a Corrupção” (José Antonio Gómez Yañez/César Molinas – 22-1-2013)- onde eles analisam a corrupção política na Espanha, apresentam  saídas para o grave problema; as mesmas passam por um processo que deve partir dos cidadãos que precisam se mobilizar. Os autores afirmam: “No hay que esperar que el sistema actual se regenere de manera endógena”. Demanda trabalho e deve passar por uma votação no Congresso. Citam como exemplo a Alemanha que tem uma lei que impõe auditorias externas independentes. As reformas devem ser feitas à revelia das elites partidárias uma vez que elas preferem passar por um julgamento de vez em quando a se submeterem a um controle externo independente.
Estabelecem uma comparação entre o funcionamento dos seres vivos, dos motores de explosão e dos organismos sociais – todos eles produzem inevitavelmente resíduos que devem ser eliminados, caso contrário ocorre a morte e a decomposição. Essa é a função dos rins nos seres vivos, dos escapamentos nos motores e da regulamentação dos partidos políticos. A corrupção nos partidos é tão nociva para a política como o monóxido de carbono o é para os motores dos carros.
As democracias avançadas têm leis que regulamentam a atividade interna dos partidos políticos. Esta regulamentação impõe os mecanismos de reciclagem das toxinas que permitem que as democracias continuem funcionando de modo saudável. Não bastam as Leis e a fiscalização como ocorre em geral. É preciso reciclar os resíduos tóxicos que se acumulam dentro dos quadros partidários. Certamente muitos problemas que afligem a maior parte das democracias do mundo ocidental seriam solucionados se fosse aplicada a regra de um controle externo independente já praticado em países do primeiro mundo.
No Brasil, os donos dos partidos políticos mandam e desmandam no seu reduto e dificilmente eliminam dos seus quadros o que os autores chamam de resíduos tóxicos. Muitos políticos, em busca de espaço, deixam uma legenda para criar outra ao seu gosto onde passam a cumprir uma agenda aparentemente democrática e dentro das leis vigentes no país, porém sem o mínimo controle da sociedade.
Para encerrar não podemos deixar de falar do que ocorre no momento na Venezuela e no Brasil. Não bastou ter burlado o que rege a lei eleitoral, impondo seu candidato ao partido nas últimas eleições; agora, a  atitude atrevida do ex-presidente Lula de se nomear coordenado político do governo, supera em muito tudo o que se pode imaginar em desrespeito às normas democráticas e à Lei que rege a Nação.  – “O caso é bem mais sério do que parece. Chávez se manteve no poder contra a letra da lei, mas, vá lá, houve ao menos uma eleição por lá… Lula tomou um naco do poder de Dilma sem ter sido eleito por ninguém”. (Reinaldo Azevedo – 22-01-13 “A Imprensa Avestruz e Lula superando Chávez).
É preciso urgentemente eliminar todos os resíduos tóxicos que sufocam a politica em nosso país.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

POLITICA À MODA DA CASA


Insatisfeita no PSOL, Heloísa Helena ainda não decidiu se transfere para o Rio de Janeiro seu título de eleitor de Maceió (AL) onde concorreria ao Senado pelo novo partido político suprapartidário de Marina Silva que se prepara para mais uma campanha rumo ao Planalto. De onde é Marina? – Acre, se não me engano. Vai concorrer por qual Estado? É um tal de troca-troca de partido, de unidade da federação, de alianças... Trabalho que é bom, no geral, os senhores políticos não tem muito a mostrar.Não só o Congresso, mas todas as Assembleias Legislativas do país estão precisando mostrar serviço. Como representantes do povo são muito bem remunerados.
 Por falar em Marina Silva temos visto algumas referências à sua pessoa – falando em vamos ‘marinar’. A palavra não existe no dicionário; porém, em culinária, marinar é colocar carnes ou peixes em molho feito com especiarias, temperos picantes e com vinagre - tipo ‘vinha d’alhos’ dos portugueses – ou os temperos de soja japoneses - tudo para dar mais sabor. Afinal, qual é a intenção de quem está a falar em ‘marinar’? 

O ex-presidente Lula anda irrequieto e insatisfeito com a falta de palanque. Nomeou-se coordenador político para todas as negociações no Congresso, usurpando as funções da presidenta. Quer porque quer cumprir um papel na República onde não cabe um Primeiro Ministro (!) cargo, ao que parece, lhe seria muito bem vindo... Está realizando reuniões com políticos em São Paulo e em Brasilia. Começou em São Paulo dando lições ao novo Prefeito da cidade e sua equipe, de como governar, e foi à Brasília ignorando quem é que ocupa o cargo da Presidência.
Prometeu realizar uma caravana pelo país. Há quem diga que faz tudo isso para garantir-se para as próximas eleições presidenciais (2014 ou 2018).
O encontro com lideranças políticas entre elas o Ministro da Defesa, Celso Amorim e o presidente do BNDES, onde discursou num seminário sobre a integração Latino-Americana, está a dar outra dimensão às suas pretensões.
Será que está se preparando para substituir Chávez no comando da revolução bolivariana em nível de Continente? Não se pode subestimar o inimigo. Lembrem-se: ‘rei morto, rei posto’ – não estamos desejando que Chávez morra, mas politicamente parece que ele já está fora de cena.
De concreto, o ex-presidente está de viagem marcada para visitar El Comandante do qual é amigo desde o tempo em que ele era líder sindicalista; ele recebeu Fidel Castro para um almoço (frango com polenta) preparado por Da. Marisa, cuja iguaria, desconhecida na ilha, muito agradou ao convidado. Não nos esqueçamos que o Fórum de São Paulo é dessa época. Aguardemos o desdobramento dos fatos.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

CUBA NORMALIZA AS RELAÇÕES ENTRE A ILHA E OS SEUS EXILADOS

No dia 14 de Janeiro teve início a permissão de saída de cidadãos cubanos em viajem ao exterior. O ir e vir agora parece já ser uma realidade. Os exilados cubanos, em número de 2,5 milhões, também poderão voltar à ilha sem restrições. Eles representam uma esperança econômica para suprir as carências em que a ilha mergulhou após o fim da ajuda soviética de U$S3. 000 anuais. Só no ano passado os exilados cubanos remeteram a expressiva cifra de U$S 2.500 a parentes e amigos.Outra causa dessa mudança de rumo na política cubana é que   a ilha passa por uma gritante falta das classes sociais que encarem as reformas necessárias propostas por Raul Castro. Cuba não tem campesinos, trabalhadores industriais, empreendedores, micro  empresários,   profissionais liberais suficientes para dinamizar a economia local – em síntese, falta a força de trabalho produtiva, que gera riquezas e permite a circulação de bens e serviços normais em uma economia de livre mercado, pois esta foi sufocada pelo regime comunista. A estrutura sócio-econômica criada pela revolução foi um sistema de destruição dos valores em todos os níveis: salários, produção, além de transformar a população em uma massa amorfa, despersonalizada e alheia ao que seja trabalho produtivo, acomodada a um salário desemprego de 20 dólares mensais. Inclusive as atividades que exigem especializações como a de médicos, por exemplo, não  tem salários dignos.As prioridades determinadas por Fidel Castro para evitar a desintegração do Estado e salvaguardar os gastos em educação e saúde foram as determinantes do gigantesco déficit fiscal que desencadeou a hiperinflação, afundou os salários reais, e consequente desaparecimento do peso cubano, além de comprometer o comércio exterior.
A salvação para reverter o caos parece vir exatamente dos cubanos-americanos. Hoje eles integram a elite da sociedade americana.Esse contingente de cubanos que vivem nos EEUU possui 140.000 empresas, muitas delas de médio e grande porte, algumas de caráter internacional. Isso representa uma renda per capita de 70 mil dólares/ano e muitos desses cidadãos têm formação universitária o que lhes confere status na pirâmide educativa do país em que vivem.O cálculo é de que esta comunidade cubano-americana esteja apta a remeter e investir na ilha um valor muito superior ao que remeteram no ano passado; talvez cinco vezes mais num prazo  curto, o que não deixa de ser um bom motivo para liberar e normalizar as relações entre a ilha e os cubanos no exílio; no ano passado 500.000  deles  estiveram em visita a parentes e amigos injetando dólares na economia local. O processo de integração entre as duas populações cubanas pode representar uma real mudança de qualidade de vida da população em um país sufocado por uma ditadura por tantos anos. É um fato para ser comemorado, sem dúvida alguma. Não é sem tempo. Resta saber que punição merece um ditador que levou seu país a esse estado – ‘rodillas em tierra’-  desrespeitando os mínimos direitos humanos de seus cidadãos. 

domingo, 20 de janeiro de 2013

GASTANDO SEU LATIM!


Não gaste seu latim - frase muito usada para dizer que era pura perda de tempo tentar ensinar alguma coisa a quem não queria aprender. 
Está na hora de voltar a gastar seu latim.
O latim sempre fez parte de nossa vida, pois ele é a base de muitas das palavras que usamos corriqueiramente. Foi abolido dos currículos oficiais, porém não é uma ‘língua morta’ como querem fazer crer os preguiçosos. Ele está presente no dia a dia e é imprescindível no entendimento de muitas palavras da ciência – medicina, biologia, química, e naturalmente em Direito.
O latim está vivíssimo! E, pode-se constatar que quando é usado nas salas de aula ajuda a melhorar o rendimento dos alunos, pois o aluno gosta de novidades, e sente-se valorizado quando tem acesso a pequenos detalhes que fazem a diferença no seu aprendizado. Daí nossa insistência no uso de Dicionários à moda antiga onde cada palavra era apresentada com sua origem e significado (latim, grego, árabe, africano, indígena). Usei muitas vezes esse recurso para que os alunos gravassem palavras de um vocabulário novo na disciplina de geografia, sempre com bons resultados.
Em nosso tempo de ginásio os alunos respondiam à chamada de presença falando um provérbio em latim: “Ecxelsus!”, “Dura Lex sed Lex”, “Veni, vidi, vici”, “Ora et labora”, “Non Dukor, Duco” (lema de São Paulo); “Pro Brasilia Fiant Eximia” (divisa gravada em Prata no  escudo de São Paulo); “Libertas quae sera tamen” (lema inscrito na Bandeira de Minas Gerais), “Veritas Liberte vos”, etc.
LATIM – língua indo-européia do ramo itálico, que era falada no Lácio, região ao redor de Roma. Espalhou-se pela Europa com o Império Romano e com a Igreja Católica. É base de idiomas como o italiano, francês, romeno, catalão, espanhol e naturalmente o português. Consideramos uma perda para o povo ter sido abolido nas cerimônias religiosas católicas após o Concílio Vaticano II (1962-65); essa postura está sendo reconsiderada.
AMOR VINCIT OMNIA.

sábado, 19 de janeiro de 2013

ETS - ESTAMOS SÓS NO UNIVERSO? - ESTAMOS PREPARADOS PARA UM ENCONTRO COM OUTROS SERES INTELIGENTES?


A busca por seres inteligentes no Universo prossegue. O que diz a ciência sobre o passado na Terra com ‘deuses’, naves subindo e descendo com um povo muito adiantado – os Anunnaki – segundo o que revelam os conhecimentos sumerianos?
Um incidente (1982) com uma sonda – Phobos 2 - enviada a Marte fotografou um objeto estranho antes de interromper a comunicação. Surgiu a hipótese de uma ‘Guerra nas Estrelas’ – data daí a distensão no relacionamento entre os Estados Unidos e a União Soviética e o fim da guerra fria. Haveria ETs em Marte?
Hoje a preocupação é de que - “A humanidade precisa estar preparada caso se confirme a existência de vida inteligente fora da Terra”. (Relatório do fórum Econômico Mundial). A descoberta de seres inteligentes além dos terráqueos pode mudar os rumos da humanidade. Pode. No passado alguém muito inteligente visitou nosso planeta. É o que consta nos achados arqueológicos...
Se O Fórum Econômico Mundial tem em sua pauta a preocupação sobre um possível encontro de seres inteligentes, é porque sabem algumas verdades sobre os estranhos visitantes que circularam pelo planeta no passado e que estariam bem mais próximos do que se pensa.
- OS ANUNNAKI – BIBIRU e A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ  no passado não são ficção. Portanto, a presença de possíveis vizinhos do espaço não pode ser descartada. Os tais ÓVNIS e ETs, de que tanto falam, não existem como imaginam; já explicamos há algum tempo em nosso blog. Eles são muito bem identificados.
No fim do ano, após toda aquela avalanche de informações sobre o planeta dos Anunnaki – Nibiru – que estaria para chegar ao sistema solar e provocar cataclismos capazes de destruir a humanidade e até o planeta Terra, segui a recomendação de que, tudo o que quisesse saber, procurasse na Bíblia; lá fui eu e a resposta está no Gênesis: -“Disse Deus a Noé e seus filhos: Porei nas nuvens o meu arco; será o sinal de aliança entre mim e a terra”. (Gen. 9 – 8 a 19).
Essa é a informação bíblica sobre o fim do Dilúvio e a promessa de Deus de que não exterminaria a humanidade. Seu sinal era o arco-íris. Houve uma aliança e ela está sendo respeitada. Portanto, confiei na informação milenar.
Aqueles que querem detalhe dos detalhes perguntarão: - Por onde andará esse Deus capaz de ver o que se passa aqui para tomar suas providencias e salvar a humanidade? – quem é esse Deus? – Porque ele protege a humanidade?
Nota – Antes de prosseguir quero deixar claro que não confundimos DEUS com o Deus (Senhor) citado pelos textos Sumérios sobre Nibiru e os deuses – pés de barro que embora longevos também morressem e guerreavam entre si. E o homem era a mão de obra usada na mineração de ouro que era enviado ao seu planeta de origem segundo o que contam as tabuinhas de argila dos Sumérios.
Entre os deuses da época havia Enlil e Enki filhos de Anu, e que teriam vindo à Terra em busca de ouro. Noé (Ziuzudra) segundo o ‘Livro Perdido de Enki’, era filho de Enki com uma mulher da terra. Isso explica o motivo dele ter interferido na salvação de Noé e sua família quando do dilúvio. Enlil não gostou e se aborreceu, mas ao saber da origem de Noé (um dos nossos) aceitou a decisão de deixar a terra para o homem e sua descendência. Consta que os deuses se retiraram para uma terra restrita, sagrada aonde só se chegava de Shen e aonde os pássaros do céu vão. Onde fica?
Supõe-se que haja bases em Marte e nos seus satélites que seriam artificiais, na Lua e no interior da Terra (mundos subterrâneos); nós deduzimos que nada impede haver outra terra aí acima de nossas cabeças muito bem camuflada. Lendas do passado não faltam como a que fala de uma terra imóvel que coroa o Pólo Norte, como uma caixa craniana. Outra lenda de trovadores da antiga Pérsia dizia que: muito além dos montes nevados ‘existe um grande continente agora oculto a todos’ ao qual só se podia chegar pelo céu.
Eu falo baseada nas fotos tiradas e enviadas pelo ônibus espacial Colúmbia momentos antes de explodir (2005). As fotos mostravam luzes que piscavam como flashes fotográficos lembrando uma cidade iluminada à grande altitude, ou uma esquadra de naves à NO da Nova Zelândia. Na época houve a informação de que aviões de carreira daquela rota também viam as luzes... Tecnologia suficiente para construir uma terra flutuante aonde só se chega voando, certamente esse povo do passado pode dispor. Não se deve relegar tudo à fantasia, mitos, miragens, alucinações, imaginação...
E Nibiru? – parece que foi uma dedução do autor Z. Sitchin de que deveria existi outro planeta no Sistema Solar com uma órbita muito longa. Mas também podia ser uma nave tripulada que pode viajar por onde quiser, ou estaria estacionada por aí.
E o ouro? – bem, o precioso metal é objeto de cobiça e continua a ser minerado; e não é pouco. Não é novidade o amplo uso na tecnologia avançada atual. Certamente o era para os viajantes das naves que aportaram na Terra. O tráfego aí por cima é intenso  considerando os tais avistamentos de naves – De onde vem? Para onde vão? O que transportam?
– Ao que tudo indica, temos companhia na Terra e nas vizinhanças. Se os indícios forem confirmados, os homens de negócios reunidos no Fórum Econômico têm lá suas razões para se preocupar. Poderá haver uma grande mudança nos rumos da humanidade, se...

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

RELEITURA DA PAUTA JORNALISTICA DE ONTEM - 17


Após o simpático ‘Boa Noite!’ seguiu o costumeiro desfile de noticias tenebrosas entremeadas de algumas amenidades. Selecionamos alguns itens:
- OS ETS - Houve algumas novidades, como: - “Estaremos preparados para conviver com os ETs?”, que levantou a questão se eles (ETs) existem ou não; quem seriam etc. Oportunamente darei minha opinião a respeito. Por enquanto deixemo-los em seu mundo seja real ou da fantasia.
- A Violência -  O comportamento de agressores gratuitos já chega à ser comparada a dos robôs, ou melhor dizendo, a de seres não humanos que agem como se fossem figuras de jogo de vídeo game. Matam por matar como se tudo não passasse de um jogo e nada mais. É chocante a colocação, mas está sendo a realidade mostrada ao vivo e a cores em todas as pautas jornalísticas.
- JANTAR 470 – Estudantes simpatizantes do PT estão promovendo jantares para levantar fundos para pagar a multa imposta pela Justiça aos mensaleiros condenados. Sugerimos a esses jovens, que se realmente querem ficar bem na fotografia deveriam promover ações semelhantes em benefício dos que sofreram as conseqüências do desvio de verbas públicas pelos senhores mensaleiros, como por exemplo: Saúde, Educação, Segurança, Saneamento básico, Moradia popular, atendimento às vítimas dos desastres naturais, entre muitos outros.
Que mal pergunte: - Os antecedentes de certos políticos com ficha suja não vai ser levada em conta para escolha dos presidentes da Câmara e do Senado?
- SINCRETISMO RELIGIOSO – Ontem foi o dia da lavagem das escadarias da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim em Salvador (BA) numa linda confraternização unindo Católicos, Candomblé, Espíritas. Deveria servir de exemplo ao mundo dividido por radicalismos na base de ‘não tereis outros deuses’ como se ELE não fosse o único e o mesmo para todos os seres humanos.
- A Privatização do Sistema Carcerário – Nada contra de que sejam melhoradas as condições carcerárias no país; só que essa parceria vai custar ao governo um repasse de R$2.800,00/mês por preso...
Mais uma perguntinha: - Quanto o governo gasta por aluno/mês nas escolas públicas?
Por falar em ensino, já há professores colocando na rede aulas para facilitar o aprendizado de diversos conteúdos. Já comentamos sobre a escola em Teresina (PI) onde os alunos têm ótimos rendimentos, e que tem em seu currículo o latim e xadrez; seria interessante que também fosse criado um site ensinando aos alunos o Latim! Fica a sugestão.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

VENEZUELA & CUBA - GENTE! QUAL SERÁ O FIM DE TUDO ISTO?


- “Gente! Qual será o fim de tudo isto?” - Era a expressão usada por uma colega de pensionato quando via alguma coisa fora do convencional. A pergunta me ocorreu agora com as não notícias sobre Hugo Chávez. Para a cúpula Caracas-Havana ele é o presidente. Mas, que fim levou uma pessoa que até tuitava  normalmente como todo mortal conectado, e, agora, nem em fotos aparece – a não ser as de arquivo. Não há dúvidas de que a Venezuela passa por um momento político e econômico delicado. O substituto de Chávez não convence. A cúpula do governo está mais em Havana do que em Caracas.  Os boatos dizem que há um impasse em Havana sobre o futuro fornecimento de petróleo para a ilha, o que leva a crer que, talvez, o presidente eleito e não empossado não tenha mais condições físicas de continuar no comando do  seu país.
Por outro lado Cuba liberou a concessão de passaportes a seus cidadãos (não todos) para que viagem ao exterior por até dois anos, na esperança de que voltem com dólares no bolso. Isso não significa que o governo da ilha caribenha tenha tido um ataque de bondade, mas que a realidade do fracasso do comunismo socialista (sob a capa de uma falsa Democracia) bateu à porta, e, agora o governo não tem como manter os empregos de milhares de pessoas que desaprenderam a trabalhar, a serem produtivos, empreendedoras independentes e capazes de ter responsabilidades para consigo próprios como cidadãos. Não deve ser fácil mudar hábitos depois de mais de meio século vivendo num estado corrompido pela burocracia e pela ideologia mesmo que os anseios falem alto.
E dizer que era o tipo de governo que foi implantado em Cuba que os ‘revolucionários’ queriam impor no Brasil; eles foram combatidos  pelo regime militar e ainda choram a derrota. Sempre é bom lembrar certos fatos históricos para que as novas gerações conheçam a Verdade. Não custa lembrar que durante o período de governos militares muitos deixaram o país livremente, ao contrário do que tem acontecido com o sofrido povo cubano!
Desejamos que as lições de vida vividas pelos povos nos países comunistas não tenham sido em vão. Aprender com os erros é uma sábia lição que a vida nos impõe. 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

SOLUÇÕES PARA AS GRANDES CIDADES, EXISTEM. FALTA VONTADE POLITICA


Ao apelo sobre sugestões para melhorar a vida na grande cidade – São Paulo – pode ser respondido de forma simples, especialmente depois de ouvir o novo prefeito prometer reorganizar a cidade. Porém, tudo depende de vontade política. Trata-se de, simplesmente, definir um plano diretor da cidade incluindo uma política de remanejamento de cidadãos para novos núcleos urbanos a serem criados fora do atual perímetro urbano, enquanto as áreas de risco seriam esvaziadas totalmente. Esses novos núcleos urbanos teriam um número limitado de moradores e contariam com toda a infra-estruturar necessária para atender os moradores, incluindo trabalho.   
Esse esquema acabaria com o anonimato das grandes cidades que permite que problemas alarmantes se espalhem e se diluam na coletividade, onde ninguém pensa que ele também é responsável. A grande maioria parou para ver a banda passar, para festar o carnaval, para torcer pelo time do coração no campeonato de futebol, para assistir novelas e Big Brothers  participar de redes sociais... E o topo da pirâmide vai fazendo sua festa e o povo fica a mercê da própria sorte.
Entre os problemas sociais que afligem as grandes cidades temos a violência e o vício das drogas, mais particularmente do crack.  Aí, alguns amigos do rei que conseguiram subir na pirâmide por conta de cargos públicos, aparecem para defender os direitos humanos, estabelecem comissões da verdade, defendem o direito de quem quer ser torto por opção, de quem desrespeita a coletividade em nome de seu direito particular, e por aí vai. E tudo continua na mesma, até o próximo palanque político.
É preciso reverter essa eterna repetição de problemas que não são resolvidos porque há uma burocracia emperrante, graças aos incompetentes gestores da coisa pública que conseguiram, sem esforço algum, transformar o país numa praça de guerra onde morrem 50 mil cidadãos ao ano, índice igual ao de países que vivem a triste realidade da guerra. Tudo porque não foram aplicadas as verbas destinadas à prevenção e combate à criminalidade. Há criminalidade também por parte daqueles que por falta de competência, descaso ou pura falta de vontade política, se omitem de suas obrigações. A descentralização dos núcleos humanos pode contribuir para a aplicação racional dos recursos públicos.
Urge fazer uma reforma administrativa geral em todas as esferas  Federal, Estadual e Municipal para enxugar a máquina sobrecarregada com gastos públicos; começar abolindo: Ministérios ineficientes (são cerca de 40!), secretarias, assessorias e gabinetes perfeitamente dispensáveis. Dar um basta aos ‘mão do gato’ e aos almofadinhas entronados em cargos públicos para os quais não tem competência, e principalmente aos políticos profissionais que trabalham em benefício de projetos partidários, como o do PT, conforme eles mesmos confessaram, e foi comprovado no julgamento dos réus mensaleiros.
Soluções existem. Falta vontade política. Menos discurso e mais trabalho!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

SONHOS DE CONSUMO


SONHOS DE CONSUMOO consumismo ocupa a mente da humanidade. - Consumir! - É a palavra de ordem. Compre. Consuma. Gere e gire riquezas. PIB em alta, PIB em baixa, crédito, inadimplência, orçamentos, déficits, dívida pública, obras superfaturadas, verbas de gabinete, horas extra, maracutaia com verbas públicas – é a mão do gato em ação – etc. Os meios de comunicação não se cansam de apregoar as virtudes e vantagens deste ou daquele produto (descartável) acenando com a novidade, com brindes, descontos, vantagens... aguçando a vontade do consumidor em ter, usar, estar na moda, comprar o mais novo objeto apresentado como ‘indispensável’ para sua felicidade. Pessoalmente não aderi nem ao celular, por exemplo, um objeto considerado como indispensável e que ainda não me conquistou. Adotei o computador para substituiu a antiga máquina de escrever. Telefone só uso quando não tem alternativa. Acho que há comodidades mais importantes que estão sendo ignoradas.
Ao ver a criativa escada musical construída na grande São Paulo me lembrei de um objeto dos meus sonhos: uma caixinha de música. Não sei por que nunca comprei uma. Mas em termos de comodidade, atualmente um dos meus desejos de consumo, que já existe, mas ainda não está à venda, é a cortina musical. Trata-se de uma cortina que tem sensores ligados a um sistema de microfones voltados para a rua que captam os ruídos e os transformam em suaves acordes musicais. Estou falando isto porque o índice de poluição sonora anda nas alturas dos decibéis o que está contribuindo para uma péssima qualidade de vida e tornando todos neurotizados.
Quando, aos ruídos externos normais, se acrescenta outro como o de uma reforma ao lado, onde são usadas ferramentas modernas (uma espécie de britadeira) para cortar paredes e remover azulejos e pisos, além do tradicional martelo, fico a me perguntar se não há alguém capaz de inventar uma britadeira e um martelo com silenciador. Aí fica a sugestão aos inventores.
Por ora o sonho de consumo é  pedir mais um dia de Paz, alegria e de boas realizações. Que a luz ilumine todas as pessoas do mundo concedendo-lhes justiça, esperança, bondade, sabedoria e muita paz. E principalmente capacidade de discernimento entre o que é justo ou não no relacionamento com seus semelhantes. 

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

OS PROBLEMAS SOCIAIS E DESTINO - A SORTE ESTÁ NA MÃO DE CADA UM


Problemas sociais existem desde quando o ser humano se organizou em grupos. Isso porque sempre haverá pessoas espertinhas prontas para se beneficiar do trabalho e das riquezas produzidas, as quais lhes garantem benesses, comodidades, enquanto petrificam a miséria mascarando tudo com discursos. Estabeleceu-se uma divisão dos cidadãos tendo no topo da pirâmide social o rei e seus amigos, onde tudo pode, e na base os pobres que vivem das migalhas que lhes atiram como bondades...
Esses usurpadores das liberdades deturparam tudo. Não passam de tiranos atribuindo o nome de Democracia, Estado democrático aos seus governos, porque permitem que os pobres e analfabetos votem para escolhê-los como seus representantes.  E falam de boca cheia em destino dos povos, enquanto  mandam e desmandam.
À pergunta de se o destino é pré determinado, ou se cada um pode interferir nos acontecimentos futuros de sua vida, da sociedade ou das Nações como um todo, sabe-se que existe o livre arbítrio, liberdade de escolher seu destino.
Na verdade há um fado – destino a que todos estão atrelados, pois faz parte das leis cósmicas. Isso representa 1/3 apenas. Os outros 2/3 estão nas mãos de cada um. Sendo que, parte depende do esforço e vontade dos indivíduos, e a outra do livre arbítrio; ambos estão relacionados com a inteligência, a capacidade de trabalho,  habilidades, dedicação, etc. Quando uma pessoa se acomoda ao papel de pobre coitadinho a espera de um pai que lhe afague a cabeça mesmo que tenha que ficar de joelhos, submisso... seu destino assim será. Porém, se enfrentar as adversidades com coragem, em pé e  de cabeça erguida, poderá ter dissabores com os tiranos, mas estará usando seu direito de ser livre e agir de acordo com sua consciência.
Quando ouvimos as recentes falas, como citamos no texto - “Povos da América, Em Pé!” (Pueblos de Nuestraamérica, rodillas em tierra...) nos perguntamos que direito têm eles em querer por de joelhos os povos da América (deles?).
Da mesma forma perguntamos por que a educação nos países em desenvolvimento como o Brasil tem dado pouca atenção aos melhores alunos que podem fazer a diferença nos destinos da Nação. Segundo informações, 5% das crianças brasileiras são superdotadas e, por não encontrar espaço apropriado para seu desenvolvimento, tem que migrar para estudar no exterior. Alguém está interferindo nos destinos dessas crianças e da Nação brasileira de forma negativa. O problemas sociais existem. O destino ou sorte está nas mãos de cada um.

Destino – sucessão de fatos que podem ou não ocorrer, e que constituem a vida do homem, considerados como resultantes de causas independentes de sua vontade. Sorte, fado, fortuna. Aquilo que acontece a alguém.