quinta-feira, 11 de agosto de 2011

SOLIDÃO - MAL DO SÉCULO?


Hoje todos se comunicam velozmente. É o celular ao alcance de todo e qualquer cidadão, desde a criança que mal começa a falar ao vovô, passando pelo jovem, dona de casa,empresário, pequeno ou grande empreendedor... Rapidamente todos se conectam através da internet com mensagens de todo tipo, incluindo imagem e som. E o 'Gps' garante rapidez e precisão para se deslocar até onde se desejar ir. Mas, paira no ar a insatisfação. Solidão ataca em todos os frontes.
Dizem que a solidão é o mal do século. Depende do ponto de vista. Há pessoas que se sentem solitárias mesmo entre outras pessoas. Não precisam ficar a sós para se sentir muito solitárias.
Creio que é um comportamento que tem a ver mais com insatisfação consigo própria. Quem está bem consigo mesmo consegue driblar a tal da “solidão”, pois sabe conviver com ela.
Eu aprendi desde criança que nunca estamos sós. À nossa volta está nosso anjo da Guarda. Eu creio nele e lhes garanto que é um amigão e tanto. Além, há muitos Santos, e acima de tudo está Deus. Não devemos usar seu santo nome em vão. Por isso eu costumo não importuná-lo muito. Mas, sei que Ele está ali, quando eu precisar de seu socorro.
Olha que juntando todos dá um bocado de companhia. Assim como estamos às voltas com nossas tarefas, e mais os “papos” com esses fieis amigos, não sobra espaço para dona solidão se instalar. Às vezes faço um bate-bola comigo. Nem sempre concordamos. Aí mudo de assunto, ou seja, de atividade. É só ter sempre algo útil para fazer, e lá se vai o tempo como água em torneira aberta e com ele a solidão.
Não defendo o isolamento individualista. Considero muito importante o convívio familiar e social. O que quero dizer é que temos muito mais companhias do que imaginamos – não estou falando de criar amigos invisíveis; isso já é neurose... O “bom dia” luminoso dito a uma vizinha ou a uma pessoa desconhecida com quem cruzamos na rua, vale por uma boa companhia para o resto do dia se assim quisermos. O canto do passarinho na árvore do fundo do quintal. Tudo são companhias se soubermos tirar proveito desses pequenos detalhes do dia a dia.
A vida tem que ser algo mais que o “Samba de uma nota só”!
Mude o seu enfoque. Limpe a poeira que embaça os olhos e os sentimentos. Sorria para a vida. Ela vai lhe devolver muitas pequenas alegrias para espantar as sombras da solidão.