segunda-feira, 22 de agosto de 2011

ESTIMATIVAS E PROJEÇÕES & PLANEJAMENTOS


Os alarmistas fazem suas projeções globais com base em uma amostragem e depois querem carta branca para ‘evitar uma catástrofe ecológica’! A que custo! E assim, têm surgido os “luminares científicos” com planos e propostas ambiciosas como, por exemplo, a do biólogo de Harvard E. O. Wilson e o biólogo de Stanford Paul Ehrlichi de “mudar toda a população dos EEUU para a recriação agreste na maior parte do Continente norte americano. As pessoas viveriam em ilhas urbanas, pequenas e próximas, como um arquipélago cercado por regiões agrestes e entrecruzado por corredores agrestes. (sic).
E tudo isto para evitar que quarenta mil espécies entrem em extinção a cada ano, segundo suas estimativas. Essas estimativas são resultado da criação de modelos radicais, que de tanto repetir a “ladainha” as pessoas passam a acreditar como se tal afirmação fosse uma verdade científica.
Perda de espécies é realmente um problema, mas não uma catástrofe. Você sabia que os animais predadores também são tão ou mais perigosos para algumas espécies do que o próprio homem? Enquanto o homem domestica e cria gatos, este só na Grã-Bretanha - para quem gosta de estatísticas - estima-se que gatos domésticos matem anualmente cerca de 200 milhões de mamíferos, 55 milhões de pássaros, 10 milhões de répteis e anfíbios?
As notícias não nos deixam mentir. Todos os dias há acusações sobre superfaturamentos em obras públicas. Desvios de verbas e propinas são tão comuns que já fazem parte da ‘ética’... E aí vêm as denúncias que simplesmente estão a comprovar que os donos do poder (Já com 38/39 Ministérios!!!) simplesmente não sabem o que é planejamento. Pressupõe-se que toda obra tem começo – meio e fim; têm custos, mão de obra, tecnologia e imprevistos – qual é essa margem? – Uma ficção! Os resultados estão aí.
Enquanto não mudar essa mentalidade de que governar é manter atrelada uma base para defesa dos interesses do governo, e essa mesma base continuar a se e comportar como tem se comportado de forma interesseira e partidária em detrimento dos interesses nacionais, o caos vai continuar. Creio que aquela prática de nomear para cargos pessoas que não conhecem o assunto de que vão tratar e contratar uma boa secretária para acompanhar o chefe, já não funciona mais... Um pouco mais de responsabilidade não faz mal a ninguém.