domingo, 14 de agosto de 2011

OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO


“Os desafios da Educação são: 1- melhorar o aprendizado; 2- reduzir as desigualdades; 3- conectar a educação com a realidade e a cultura do país.
As tecnologias novas e a informação e comunicação não são apenas ferramentas, pois são capazes de mudar a maneira de viver e de ver o mundo. Elas são estruturas de mudanças. Mas, elas não são capazes de resolver os problemas do mundo todo. O importante é compreender que o ensino não é uma técnica nem a educação algo puramente instrumental. O ensino/aprendizado se realiza graças à relação entre quem ensina e quem aprende – é uma relação recíproca. Ensinar é criar condições, métodos e possibilidades de aprendizagem. O aprendizado não só ocorre na escola, mas além da etapa escolar. (Nicholas Burbules – Foro Latino americano de Educação – Buenos Aires).”

“Uma sã psicologia demonstra que o gosto que as crianças têm pelos contos tradicionais, maravilhosos ou não, é uma indicação da natureza de que eles são necessários ao seu bom desenvolvimento físico. A pedagogia é forçada, pois, a escutar a indicação da natureza, a empregar os contos tradicionais, com moderação, sem dúvida, mas livre do terror dos vermes da superstição.” (in L. Arroyo – “A Literatura Infantil – 1968 – comentando a obra do escritor português Adolfo Coelho {Contos Nacionais}, primeira coletânea de contos infantis introduzida no Brasil em 1882). São temas baseados nas tradições populares, porém verdadeiramente universais. Observa que é um equivoco do sistema atual querer alterar a ordem natural do começo-meio-fim no “era uma vez... e foram felizes para sempre(!)”. A reflexão crítica, a ironia, é um processo que exige mais amadurecimento e pode não atingir o objetivo junto ao leitor mirim. (Nelly Novaes Coelho – Ed. Quiron)
“ELE deu ao homem a fala e a fala criou o pensamento, que é a medida do Universo.” (Sheley).