terça-feira, 23 de agosto de 2011

INDOLÊNCIA DOS TRÓPICOS

De há muito tempo que se fala na influencia do meio ambiente sobre o comportamento das pessoas. “Indolência dos Trópicos”! Até já foram defendidas teses a respeito tentando comprovar que o clima determina o comportamento e consequentemente irá acarretar diferenças regionais quanto ao desenvolvimento econômico como ocorre no Brasil: Nordeste & Região Sul/Sudeste. Esquece-se que o homem tem inteligência e se adapta ao meio, seja ele qual for.
Outros se queixam e atribuem ao sistema econômico o roubo dos momentos de ócio que o povo poderia estar desfrutando se não tivesse que estar correndo atrás do seu sustento. Seria uma reivindicação justa se esses mesmos que se queixam não estivessem usufruindo de todas as benesses que o ‘capitalismo selvagem’ lhes oferece e que eles denunciam. Não fosse o sistema produtivo e hoje não haveria toda a estrutura de lazer, diversão e comodidades para desfrutar à sombra e água fresca de: - uma água de coco numa bela praia, ou num chalé no campo, ou ainda aproveitar as inúmeras opções que as cidades oferecem com seus milhares de bares, restaurantes, casas noturnas de shows, cinemas, shoppings, parques de diversões, quadras esportivas, e futeboooollll!!! – uma paixão nacional como dizem, entre tantas outras opções.
Quem paga a conta? – pois sim! – Paga a conta quem tem senso de responsabilidade e produz para poder comprar. Quem quiser as benesses de um socialismo do “dolce far niente” que vá viver uma vida de ‘Jeca Tatu’, pois nada cai do céu.
Nos trópicos, na montanha, na praia, no sul ou em qualquer outro lugar vence quem não é preguiçoso e faz a sua parte. Hora do ócio existe para ser desfrutado por todos – pobres ou ricos, jovens ou velhos independente de sua cor, suas crenças, seus costumes, suas atividades produtivas.
Mas que há os ociosos por ofício, isso há. E quantos! Todos vivendo à custa do trabalho alheio na maior cara de pau do mundo. São indolentes por natureza em qualquer lugar do mundo, inclusive nos trópicos.