quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"GASPACHO" - DICA PARA OS DIAS QUENTES

Gaspacho é uma “sopa fria”, ou salada de pão ‘dormido’, típica da culinária espanhola. Nos habituamos ao uso dele desde a infância, e quando não sabemos o que usar na hora do lanche num dia quente, ele é uma alternativa saudável, rápida e refrescante.
Um ‘gaspacho” pode salvar o seu almoço como salvou o meu um dia em Marília no interior paulista; estávamos fazendo um curso sobre a “Lei das Diretrizes e Base da Educação” e o tempo para o almoço era curto. Fomos em pequeno grupo a um restaurante próximo ao local do encontro pedagógico. Além do tempo curto surgiu mais um problema - o cozinheiro faltara e a dona do restaurante teve que assumir a cozinha para atender os clientes inesperados para aquele dia. O calor, a sede e a fome me acenderam uma luz enquanto aguardávamos com certa impaciência à mesa. Lá estava uma garrafa de água, vinagre, sal, azeite, pão... só faltava o alho. Vai sem alho, mesmo – pensei. Num piscar de olhos lá estava eu colocando num prato fundo meio copo de água fresquinha, meia pitada de sal, gotas de vinagre, pedaços de pão picado com a mão. Reguei tudo com azeite ante o olhar desconfiado da turma. E, sem mais, comecei a me deliciar com o “gaspacho” improvisado. Uma delícia!
Quando chegou o almoço eu já me sentia satisfeita, enquanto a turma comia apressada uma massa com molho quente e pesado para um dia caloroso como aquele.
Aí vai a dica. Com o calor e a secura de deserto dominante nesta época do ano, um bom “Gaspacho” pode ser a solução para seu almoço rápido. Ele ainda pode ser enriquecido com tomate e ou pepino picado. Uma delícia!
Não se esqueça do alho... Ele é saudável e ajuda a combater infecções.
Experimente.