quinta-feira, 15 de outubro de 2015

DIA DO PROFESSOR E A EDUCAÇÃO NO BRASIL


Educação: E. Durkhein > a educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as que não amadureceram pela vida social. Educação é ação de uma personalidade sobre outra.

         Foi D. Pedro I que no dia 15 de Outubro de 1827 baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil; o Decreto incluía não só que todas as cidades deveriam ter escolas com esse tipo de ensino público e gratuito, como também o que deveria ser ensinado, além da criação de escolas para meninas.
A EDUCAÇÃO no Brasil teve inicio com os Jesuítas. Em 1772 é que teve inicio o ensino público oficial em paralelo com a escola dirigida por padres e freiras. A Escola já passou por inúmeras adaptações e reformas de ensino;  pelo que acompanhamos, houve um declínio no atendimento ao educando em termos de qualidade, que não acompanhou  a ampliação de numero de alunos atendidos e uma crescente desvalorização do professor.
Os índices de analfabetismo  funcional no país é alto, como indicam as estatísticas atuais.
Estatísticas (2015): 38 % dos estudantes universitários brasileiros são analfabetos funcionais, segundo o Instituto Paulo Montenegro. 68% da população é analfabeta funcional e 7 % analfabeta (não sabe ler nem escrever). Apenas 25% têm domínio de leitura, da escrita e de matemática. Faltam bibliotecas nas escolas públicas e  para atender aos cidadãos em geral.
Herança histórica, dizem... - é possível uma vez que temos uma população formada de diferentes etnias e, nem todas tinham como tradição cultural o estudo sistematizado como no caso do europeu. Além dessa dificuldade, há o descaso do próprio governo ‘democrático’ que elege analfabetos de todos os níveis - desde os tiriricas que ironizam que não sabem o que se faz no Congresso, aos que não sabem e fingem que sabem – os enganadores profissionais.
Mudar a situação passa pela qualificação de professores, e naturalmente por uma forma mais objetiva de ensino que priorize o conhecimento da língua pátria – leitura e entendimento de texto são imprescindíveis. A maior problemática da educação no Brasil é a falta de objetivos e métodos claros, pois se tem priorizado preparar os jovens para que façam o ENEM e acessem a Faculdade sem se preocupar com o ensino básico de qualidade.

Assistindo a uma reportagem sobre os avanços da tecnologia que nos chega à velocidade da luz, não resisti em fazer um paralelo com o ensino do inicio do  século passado e o atual. Uma pergunta saltou à minha mente: - qual deve ser o papel do individuo como ser inteligente conectado ao mundo virtual?

Quero lembrar que não é só a Escola que ensina. Aprende-se por vários métodos, com ou sem professores. Sou do tempo em que a criança era alfabetizada em casa e só ia para a escola aos 8 anos de idade. Em cada família havia um ou mais responsáveis por essa tarefa – em geral os pais, avós, irmãos mais velhos – Isso servia de estímulo para que os adultos se esforçassem em conhecer o básico de leitura, escrita, aritmética/matemática e conhecimentos gerais como história, geografia, ciências, artesanato, desenho, recreação, musica, etc. Havia troca de informações, tempo para jogar conversa fora, acompanhar com calma as inovações tecnológicas. Viver.

Certamente caneta, papel e livros não vão desaparecer. Gosto de rascunhar em papel o que vai para o blog, e, depois, ao rasgar e jogar fora o papel usado, sentir aquela sensação de trabalho completo. Por falar em trabalho completo, a máquina de escrever tinha lá suas vantagens: no final do trabalho tínhamos o trabalho impresso... – hoje num click errado e lá se vai tudo para o espaço!

Todos os dias são dias de Educar, de  Ensinar, e também  Dia do Mestre Professor, aquele que faz de sua vida um sacerdócio e que muitas vezes, com uma vida cronometrada, mal tem tempo para si e seus próprios filhos.

Estamos a um click do analfabetismo coletivo, o pior de todos, navegando em redes onde a linguagem já involue a passos largos. Um apagão poderá remeter a humanidade à Idade Média;  – haverá copistas para recuperar alfarrábios que porventura restarem?
Parabéns a todos os Mestres de todos os tempos, pois é graças a eles que a humanidade ainda pode sonhar.  Para que tanta velocidade tecnológica se temos pela frente uma vida e toda a Eternidade para usufruir das coisas boas? Pense nisso.

- ‘Feliz  aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina’. (Cora Coralina).