quinta-feira, 8 de outubro de 2015

A AGULHA, A LINHA E O DEDAL - (Apólogo*)


Certo dia, na caixa de costuras de dona Lúcia, teve início uma dessas conversas pouco gentil entre uma agulha e um carretel de linha. Dona Agulha de ponta afiada, espetada na almofadinha de veludo azul marinho estava impaciente. Orgulhosa de sua condição de destaque na caixinha de costura provocou o carretel de linha.

- Bom dia Sr. Carretel. Que fazes aí no fundo da caixa todo enrolado nessa linha sem graça?

Dona Linha se abespinhou: - Sem graça por quê? Afinal Dona Agulha se julga mais importante do que eu?

Dona Agulha retrucou: - Por certo que sou mais importante. Sem mim você não seria nada.

- Eu junto as partes dos tecidos, as rendas e as fitas que fazem lindos vestidos. – respondeu Dona Linha.

- Sou eu quem vai à frente abrindo caminho. É a mim que Dona Lúcia dá sua atenção segurando-me com todo o cuidado entre seus dedos delicados. – respondeu orgulhosa.

Com a discussão o Sr. Dedal acordou e entrou na conversa: - Pois sim, Dona Agulha!  Se não fosse eu a empurrar e a fazer força, você não conseguiria atravessar os fios dos tecidos.

A discussão foi interrompida pela chegada da costureira. Dona Lúcia abriu a caixa de costura, pegou o dedal e colocou no dedo. Ele não resistiu, deu uma piscadela e cochichou: - Não disse?  Eu sou o mais importante. Ela sempre me pega primeiro.

Irritada Dona Agulha deu uma espetada no dedo da costureira, que fez uma careta e reclamou: - Ai! – Depois ela  pegou a tesoura e o carretel de linha e cortou um bom pedaço de linha. Enfiou a linha na agulha e começou a trabalhar.

Humildemente lá ia a linha, ponto por ponto fechando os buracos abertos pela agulha orgulhosa de sua importância, sempre empurrada pelo dedal. E assim, de pedaço em pedaço de linha a costura terminou. Dona Lúcia devolveu a agulha e o dedal à caixa de costura.

O Sr. Carretel foi à desforra: - Bravos! Que lindo vestido você costurou. Agora você fica aí espetada enquanto minha amiga Dona Linha vai à festa!

Moral – Cada um tem sua importância na ordem das coisas.

            Ou – A boa educação recomenda respeitar as diferenças individuais.

            Ou – O segredo do sucesso está no aproveitamento correto das diferentes capacidades individuais.


 APÓLOGO* > Historieta mais ou menos longa que ilustra uma lição de sabedoria e cuja moralidade é expressa com conclusão.