sábado, 17 de outubro de 2015

AS ESTRELAS E SEU SIMBOLISMO

 

             ESTRELAS

Definição> Estrela é uma fonte de luz e símbolo celeste; representa a esperança, a sabedoria, proteção, renovação, etc

O simbolismo das estrelas de  acordo com o número de pontas:

Quatro pontas > ou a Estrela de Belém simboliza o nascimento do menino Jesus.

 

Cinco pontas > ou Pentagrama – representa o microcosmo humano. Símbolo do deus da Suméria – Ishtar. Representa a aventura, a curiosidade, mudança, diversão. Se invertida, representa o que há de mais baixo no comportamento humano.

 

Seis pontas > ou Hexagrama – a Estrela de David que é formada de dois triângulos eqüiláteros entrelaçados indicando a união dos opostos, e também como a ligação entre o céu e a Terra. Simboliza a união, o  interesse pelos outros, a família.

 

Sete pontas > o heptagrama tem vários significados: -  Harmonia do Universo; as sete cores do arco-íris; os sete dias da Criação do mundo para os cristãos,  e,  os sete degraus para a evolução ou iluminação  nos ensinamentos dos  orientais; para os pagãos é um símbolo mágico. Perfeição, progresso espiritual, a elevação acima do mundo material.

 

A estrela de Oito pontas  > para o hinduísmo corresponde às oito divindades cuja união representa a deusa da abundancia. Significa expansão em todas as direções;  também a Rosa dos Ventos.

 

Outras interpretações: Estrela Cadente > ou mensageira divina > representa bons presságios. Astronomicamente corresponde aos meteoros que, ao entrar na atmosfera terrestre, pelo atrito, pegam fogo. Quem vê costuma fazer um pedido...

 

A Estrela > carta número 17 do Tarô > representa a Esperança,  a única coisa que restou na caixa de Pandora quando esta foi aberta.

 

As estrelas são amplamente utilizadas juntamente com outros emblemas que representam entidades, países, Nações, cultos religiosos, etc.

Em nossa Bandeira Nacional, as estrelas representam as unidades da federação e o Distrito Federal. Elas são de cinco dimensões com cinco pontas em tom prata ou douradas.

O conjunto de estrelas conhecido como Cruzeiro do Sul representa os Estados da Bahia (  11- Gama  rubidea gracrux - ); de Minas Gerais (12 – Delta  - rubidea); Espírito Santo (13 – Epysilon - Intrometida ). São Paulo ( 14-  Acrux - Estrela de Magalhães  ),  Rio de Janeiro (15- Beta Crucis - mimosa). Este  conjunto tanto pode ser uma cruz ou uma ‘estrela’ de cinco ou de quatro pontas se considerarmos ou não a ‘Intrometida’ como ponta inacabada.