quarta-feira, 21 de outubro de 2015

AS DENÚNCIAS SELETIVAS E A ENCENAÇÃO POLÍTICA. A NOVA IMAGEM DE BOM MOÇO QUE O PT APRESENTA NA TV



Em plena crise política e de credibilidade no governo, o bom senso desapareceu. Nada mais nos surpreende no comportamento dos políticos apegados ao poder. Na base do ‘aqui quem manda sou eu’, o poder executivo e o legislativo medem forças com trocas de afagos e graves acusações.  Pura encenação.

A presidente diz que lamenta ser um brasileiro envolvido no escândalo de corrupção – Lava Jato & Petrolão -  que não é do seu governo - ( não é?). Fala como se o que está ocorrendo e está sendo investigado pela operação Lava Jato em relação à Petrobrás não tivesse tido origens nos bastidores do governo Lula / Dilma – os santinhos do pau oco! 

O vazamento seletivo sistematizado de denuncias em relação a desafetos (caso do atual presidente da Câmara, o deputado Cunha) faz parte do jogo encenado pelos donos do poder. Assistimos a ação de um estado policial repressivo, desestruturador das instituições e destruidor do outro. Chegamos a pensar em prática de ‘bulling’ - uma forma de comportamento anti-social. Valores éticos foram postos de lado. De forma inescrupulosa usam antiga prática dos estados totalitários repressivos muito bem ilustrados em filmes policiais e na literatura baseada em fatos verídicos mundiais. Os dossiês divulgados a conta-gotas envergonham as instituições que deveriam dar o exemplo de ética e cumprimento das leis.

Este é o país que temos não o que queremos.

O povo cansado pede mudanças. A situação é insustentável. A última pesquisa da CNT (Confederação Nacional de Transportes) é o retrato do estado de espírito do cidadão brasileiro. 53,5% dos entrevistados confiam na Igreja: as FFAA que até pouco tempo detinha ao redor de 50% de confiança, caiu  para 15,5%; a Justiça parece com apenas 10,1%; a Policia detém 5,0%; a Imprensa aparece com 4,8%; o GOVERNO 1,1% (!), o CONGRESSO > 0,8%; os Partidos Políticos  0,1%. Os que não sabem ou não responderam ao questionário soma 9,1 %.

O afastamento por renúncia ou por Impeachment da Presidente – chega a ter conotação de justa causa - é um começo necessário para realizar mudanças, mas não vai resolver os graves problemas nacionais.

Algo NOVO, realmente novo, livre da corrupção e dos vícios reinantes, precisa ser pensado e feito em termos de governança. Um detalhe importante é que, nas próximas eleições, o eleitor tenha certeza de que o seu voto realmente foi computado corretamente. A impressão do voto para posterior conferencia é imprescindível para que haja transparência nos resultados das eleições e seja restabelecida a credibilidade no sistema politico - eleitoral.

O brasileiro precisa resgatar a auto-estima, ter orgulho de ser brasileiro independente se a seleção ganha ou perde, e voltar a ter esperança no futuro em vez de pensar para qual país vai migrar para que seus filhos tenham um futuro digno.


Para encerrar > No meio desse embate político, aparece o PT querendo mudar sua imagem e dar uma de bom moço – que evidentemente não é. O bom político não precisa se esconder atrás da marquetagem de posturas e gestos estudados, vestimentas com destaque para cores (passou a usar a cor branca), discursos com frases feitas e repetitivas.  O ‘espelho da alma’ denuncia cada disfarce ensaiado.