Comunicação é arte e
ciência. Se a comunicação não
for bem feita o trabalho não terá os resultados esperados.
- ‘Quando o produto é bom, tudo bem; quando não tem a qualidade
anunciada, pode até enganar por algum tempo’...
Isso vale também na
marquetagem política. – As gordas verbas que alimentam as campanhas eleitorais
deturparam o valor de técnicas de venda de produtos ao transformar políticos no
produto à venda.
Os marqueteiros das
campanhas políticas no Brasil criaram a figura do político ‘certinho’ na
fotografia. O tempo passou e o eleitor descobriu que lhe passaram gato por
lebre. E tem mais, ele também descobriu que, o país maravilha anunciado, é realmente maravilhoso para aqueles que se
beneficiam dos cofres públicos e das empresas estatais (Petrobrás) e, que para
ele, sobrou a conta a pagar.
Até que ponto é licito o
uso de técnicas de comunicação de forma enganosa para ‘vender’ um candidato a
cargos de alta responsabilidade na administração de um país? Na propaganda
política, Honestidade passou a ser um item descartável. Assim, a primeira
vitima é a verdade no discurso. O uso de
cores neutras ou escuras nem sempre significa seriedade e imparcialidade. As
posturas (em pé, sentado, gestos, caminhando, etc.) deve fluir com naturalidade e espontaneidade. Já ‘o
espelho da alma’ – o olhar – tem um código de leitura surpreendente. Não vou
entregar o ouro...
- Como dar um basta a tudo
isso? – Só denunciar não resolve. Para começo de conversa é preciso mudar a
mentalidade do brasileiro acomodado e mal acostumado de achar que o Estado / Governo é um papai Noel
de plantão permanente.
Mudanças de rumos
urgentes, onde as pessoas com vocação para teatro deem lugar a quem tem
competência. O amadorismo na política envergonha a Nação.
A Magia da Influencia no
mundo dos negócios tem razão de ser, pois lida com produtos de consumo em
concorrência no mercado.
Partidos políticos e os políticos não são
produtos de consumo. E, se comparados a uma mercadoria, o que está aí está com
validade vencida. Portanto, é preciso
dar um basta ao gasto milionário utilizado na marquetagem política cuja
encenação e engodo só servem para ludibriar os eleitores. A boa impressão inicial, nem sempre é a que
vai permanecer. Estado de
excelência não se consegue com
enganação; é preciso ter competência para agir para que o trabalho dê o resultado
esperado de um gestor público.
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Segue um resumo sobre A Magia da Influencia no mundo dos negócios: