quinta-feira, 22 de outubro de 2015

COMUNICAÇÃO GLOBAL – A MAGIA DA INFLUENCIA – (resumo)


COMUNICAÇÃO GLOBAL – A MAGIA DA INFLUÊNCIA – (LAIR RIBEIRO)  - é um livro destinado a quem quiser transformar seu dia-a-dia ampliando as oportunidades de ser bem sucedido. Promete ampliar a inteligência, melhorar o uso dos recursos realizando mais com menos; agir e falar com autoridade e confiança, além de ensinar a linguagem dos olhos, saber entrar em sintonia com outras pessoas e aprender a aprender. Ressalta que cada pessoa é portador de qualidades que se bem aproveitadas terá bons resultados - vai desde a postura pessoal, entonação de voz, uso de frases de efeito persuasivo, a psicologia aplicada na hora certa, a observação, a amizade a serviço do bom desempenho pessoal, etc.

Através de linguagem simples, direta, o autor usa exemplos comuns para ajudar no entendimento de como se deve agir para obter sucesso. Comunicação é arte e ciência. Se a comunicação não for bem feita o trabalho não terá os resultados esperados.

Como exemplo para reforçar a ideia de que fazemos parte de um conjunto de "cérebros" pensantes e que, com essa energia, podemos realizar coisas novas desde que tenhamos a habilidade para gerar uma ação. Cita o caso dos cem macaquinhos que, num dado momento de fome, aprendeu a desenterrar batatas-doces, lavar e utilizar como alimento.

No cap. 7 apresenta a explicação sobre a técnica do conhecimento do olhar - os olhos são a janela da alma - como um forte auxiliar para lidar com as pessoas influenciando-as de forma a ambas as partes ganharem.

No jogo da vida não é preciso um perder para outro ganhar. Tudo vai depender da pessoa ser observadora, saber se comunicar inclusive através da postura corporal que "fala mais do que a voz". Faz a distinção entre "o poder pessoal" que não depende de cargos ou títulos, e o "poder posicional" relativo à posição ocupada no contexto.

O Universo se move quando algo novo é produzido. Esse "mover" - estimular, provocar interesse para que algo aconteça é a mola ou estímulo que vai motivar outra pessoa. Portanto conhecer as pessoas com quem lidamos é importante para poder conduzir a conversa e satisfazer os desejos delas.
Outro item importante para o sucesso é acreditar em si próprio para passar essa confiança aos outros.
Dá destaque para a importância de aprender a aprender - não basta acumular informação - é preciso ter competência para agir para que o trabalho dê bons frutos (é o "amolar" o machado). Prossegue lembrando que as pessoas desejam satisfação pessoal e é isso que um bom comunicador tem que oferecer.

Explica passo-a-passo como chegar ao "estado de excelência" mudando o pensamento e dá os oito passos para influenciar as pessoas: - aparência, aperto de mão, nome, conversa, tonalidade, postura, gestos, respiração. A primeira impressão é a que fica. O sorriso é um bom cartão de apresentação e de relacionamento.

Ao lidar com um possível cliente no caso de vendas, é imprescindível saber qualificá-lo. Os principais tipos de possíveis clientes são: conservador, imitador, empreendedor, consciencioso e o necessitado. Assim, a linguagem a ser adotada tem que estar em sintonia com a maneira de pensar de cada um.


Todo negócio tem seu momento difícil – é a hora do "fecho". Sempre há as objeções (tempo e dinheiro) - como proceder? - Ignorar, concordar, mudar o foco, responder às objeções antecipadamente, etc. Sempre tomar a iniciativa de concluir o negócio - se deixar para depois nunca se realiza. Paciência e persistência qualificam o bom profissional. 
Saber fazer a diferença é que é importante em qualquer atividade.