COMUNICAÇÃO GLOBAL – A MAGIA DA INFLUÊNCIA – (LAIR
RIBEIRO) - é um livro destinado a quem quiser
transformar seu dia-a-dia ampliando as oportunidades de ser bem sucedido.
Promete ampliar a inteligência, melhorar o uso dos recursos realizando mais com
menos; agir e falar com autoridade e confiança, além de ensinar a linguagem dos
olhos, saber entrar em sintonia com outras pessoas e aprender a aprender.
Ressalta que cada pessoa é portador de qualidades que se bem aproveitadas terá
bons resultados - vai desde a postura pessoal, entonação de voz, uso de frases
de efeito persuasivo, a psicologia aplicada na hora certa, a observação, a
amizade a serviço do bom desempenho pessoal, etc.
Através de linguagem
simples, direta, o autor usa exemplos comuns para ajudar no entendimento de
como se deve agir para obter sucesso. Comunicação é arte e ciência. Se a
comunicação não for bem feita o trabalho não terá os resultados esperados.
Como exemplo para reforçar
a ideia de que fazemos parte de um conjunto de "cérebros" pensantes e
que, com essa energia, podemos realizar coisas novas desde que tenhamos a
habilidade para gerar uma ação. Cita o caso dos cem macaquinhos que, num dado
momento de fome, aprendeu a desenterrar batatas-doces, lavar e utilizar como
alimento.
No cap. 7 apresenta a
explicação sobre a técnica do conhecimento do olhar - os olhos são a janela da
alma - como um forte auxiliar para lidar com as pessoas influenciando-as de
forma a ambas as partes ganharem.
No jogo da vida não é
preciso um perder para outro ganhar. Tudo vai depender da pessoa ser
observadora, saber se comunicar inclusive através da postura corporal que
"fala mais do que a voz". Faz a distinção entre "o poder
pessoal" que não depende de cargos ou títulos, e o "poder
posicional" relativo à posição ocupada no contexto.
O Universo se move quando
algo novo é produzido. Esse "mover" - estimular, provocar interesse
para que algo aconteça é a mola ou estímulo que vai motivar outra pessoa.
Portanto conhecer as pessoas com quem lidamos é importante para poder conduzir
a conversa e satisfazer os desejos delas.
Outro item importante para
o sucesso é acreditar em si próprio para passar essa confiança aos outros.
Dá destaque para a importância
de aprender a aprender - não basta acumular informação - é preciso ter
competência para agir para que o trabalho dê bons frutos (é o
"amolar" o machado). Prossegue lembrando que as pessoas desejam
satisfação pessoal e é isso que um bom comunicador tem que oferecer.
Explica passo-a-passo como
chegar ao "estado de excelência" mudando o pensamento e dá os oito
passos para influenciar as pessoas: - aparência, aperto de mão, nome, conversa,
tonalidade, postura, gestos, respiração. A primeira impressão é a que fica. O
sorriso é um bom cartão de apresentação e de relacionamento.
Ao lidar com um possível
cliente no caso de vendas, é imprescindível saber qualificá-lo. Os principais
tipos de possíveis clientes são: conservador, imitador, empreendedor,
consciencioso e o necessitado. Assim, a linguagem a ser adotada tem que estar
em sintonia com a maneira de pensar de cada um.
Todo negócio tem seu momento
difícil – é a hora do "fecho". Sempre há as objeções (tempo e
dinheiro) - como proceder? - Ignorar, concordar, mudar o foco, responder às
objeções antecipadamente, etc. Sempre tomar a iniciativa de concluir o negócio
- se deixar para depois nunca se realiza. Paciência e persistência qualificam o
bom profissional.
Saber fazer a diferença é que é importante em qualquer
atividade.