terça-feira, 28 de abril de 2015

OS DESAFIOS POR UM MUNDO MELHOR > PRÊMIOS NOBEL RECOMENDAM 19 METAS INTELIGENTES ABRANGENTES: POPULAÇÃO – MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO


Soluções para ontem serão discutidas pelos dirigentes do mundo civilizado... O tema abrange temas globais que vão desde o drama das levas de migrantes subsaarianos tentando chegar ao continente europeu a um controle de natalidade. Este é apenas um aspecto dos problemas mundiais no momento.

África não é um país. África é um continente riquíssimo que já foi objeto de colonização européia. As Nações construídas artificialmente pelos colonizadores italianos, alemães, belgas, franceses, espanhóis, portugueses, etc. e que não respeitaram as diferenças étnicas tribais é um dos motivos de tantos conflitos atuais no continente em crise étnico-cultural, onde o racismo e o preconceito ditam as regras. A fuga das populações oprimidas é inevitável a não ser que sejam adotadas medidas locais para sanar o problema político, o social e o econômico.

A intolerância onde o racismo, as perseguições religiosas, os interesses econômicos de ditadores sanguinários fazem das noticias que nos chegam diariamente do continente africano e do Oriente Médio uma réplica da história  da humanidade; só mudaram a data do calendário, pois o endereço e a forma de conflitos continuam na mesma.

A fuga de milhares migrantes para a Europa  passou a ser uma saída programada por oportunistas que ganham à custa da desgraça alheia. Tal qual ocorreu no passado escravagista com a venda (exportação) de milhões de indivíduos transformados em mão de obra valiosa, não só na América, mas também no oriente.

O tráfico humano é a principal motivação desses grupos agindo no norte da África e no Mediterrâneo. – ‘É uma questão de mercado, se houver demanda, você faz o que quiser.’(sic) – palavras de um profissional do tráfico humano na região. Só em 2015 já fizeram a travessia mais de 35 mil e mais de mil pessoas morreram em naufrágios. Diante da gravidade do problema humanitário a União Européia apresentou uma série de medidas que incluem a captura de embarcações usadas, proibição de venda de barcos, repatriação de pessoas que estão em busca de trabalho na Europa, combate aos agenciadores de tráfico humano, etc. O drama  está distante de uma solução.

Enquanto isso o mundo planeja encontros para discutir os problemas que afligem o chamado terceiro mundo; são promessas para resolver problemas que já deveriam ter sido resolvidos ONTEM! - 193 países deverão se reunir na ONU em setembro próximo para propor medidas ‘inteligentes’ para o desenvolvimento com vistas em 2030.

A atual proposta da ONU apresenta 169 objetivos ambiciosos como erradicação da fome e da pobreza, melhoria na forma de governar, aumentar o numero de postos de trabalho, acabar com o casamento infantil e educar todas as crianças do planeta, pelo menos até o nível primário.

 - ‘Muita promessa é como não ter nenhuma, diz B. Lomborg. A organização que ele lidera reuniu um grupo de debate incluindo os prêmios Nobel (Fynn Kidland e Thomas Schelling) que elaborou uma lista de 19 metas alternativas inteligentes.             O último boletim informativo do ‘Copenhague Consensus Center’ destaca como  prioridades: ações sanitárias (reduzir a malária, a tuberculose e o HIV), iniciativas educacionais e ambientais.

Destaques: The Nobel Laureates' 19 targets to change the world:

 SAÚDE > combate à desnutrição crônica infantil com uma redução em 40% e as mortes por tuberculose com redução em 90% e evitar 1,1 bilhões de infecções pelo HIV pela circuncisão; reduzir à metade a infecção pela malária e as mortes prematuras por doenças crônicas, aumentar a imunização em 25% para reduzir a mortalidade infantil; inclui também o planejamento familiar e fim da violência contra a mulher e as crianças.
MEIO AMBIENTE > eliminar subsídios a combustíveis fósseis, proteção aos corais, etc.
OUTRAS MEDIDAS> reduzir barreiras comerciais alfandegárias; igualdade de gêneros na propriedade e na política; aumentar o rendimento agrícola (40%); educação – aumentar em dois anos o tempo de escola para as meninas, com destaque para a África Subsaariana, triplicando a assistência à educação pré-escolar na região.


O texto conclui que se a ONU concentrar em 19 objetivos fundamentais como estes citados, a cada U$ investido seriam economizados de 20 a 40 U$. – ‘Comportar-se de forma inteligente em relação aos gastos poderia ser melhor que duplicar ou até quadruplicar o que se projeta de ajuda’. (Bjorn Lomborg) - ‘Prioritizing 19 global targets instead of the UN’s 169 is equivalent to doubling or quadrupling foreign aid’.