sexta-feira, 17 de abril de 2015

ETNIAS BRASILEIRAS – OS INDÍGENAS


 

 Etnia - grupo humano biológica e culturalmente homogêneo.

O termo "índio" deve-se ao engano dos descobridores da América que pensaram ter chegado às Índias, daí o nome "Índias Ocidentais" dado ao Continente por muito tempo.
            Na época do descobrimento da América havia 100 milhões de nativos espalhados pelo imenso Continente. No território brasileiro, que já constava de mapas antigos com o nome de "Brazil", "Braxil", "Brazzilli", seriam 5 milhões.
As primeiras classificações dos povos encontrados no atual território brasileiro são bastante complexas e se apoiaram em relatos de personalidades como Padre Anchieta, Padre Manuel da Nóbrega, Hans Staden, Gandavo, etc. Estas são apenas informativas. Posteriormente, Von den Steinen  e outros, elaboraram uma classificação de acordo com os diferentes troncos linguísticos e culturais. A saber:
1) Tupis - Guaranis - composto de grande número de grupos de indivíduos espalhados por ampla faixa litorânea de norte a sul do país, com destaque para a língua Tupi e o Guarani. Eram os tamoios, os guaranis, tupiniquins, tabajaras, etc. Eram povos especializados em caça, pesca e coleta.
2) Macro Jê ou Tapuias - ocupavam o Planalto Central. Destaque para os timbira, aimorés, goitacás, carijó, bororo, botocudos.
3) Caraíbas ou Karib - no Amapá e Roraima. Eram povos agressivos e antropófagos.
4) Nu Aruaques - na Amazônia, Ilha de Marajó (cerâmica Marajó) e até as Antilhas; principais tribos: aruã, parecis, guaná, cunibó, terena.
Entre os grandes grupos mais citados na atualidade destacam-se:
- aimorés (não tupis) ou botocudos, guerreiros; os avá-canoeiros (tupi-guarani) em Goiás no Parque Indígena do Araguaia na Ilha do Bananal;
-  os bororós ou coroados que desapareceram como povo; eles serviram de guias aos brancos no século XVII na região das Missões, no Paraguai e Mato Grosso.Os Caetés, no litoral da Bahia conhecidos pelo incidente com o bispo Sardinha.
- Os Caiapós - são os índios da reserva do sul do Pará  de 3,3 milhões de hectares que se  tornaram os nativos mais ricos explorando ouro e mogno da região. Seu líder Raoni foi afastado por se opor.
- Carijós - foram receptivos à catequese; viviam entre Cananeia e a Lagoa dos Patos. - - Os Goitacá ocupavam a foz do rio Paraíba; eram ferozes canibais.
- Os Ianomâmi - povo "inventado"-  formado por diversos grupos cujas línguas pertencem à mesma família: Xiriâna, Waika, etc.
Até a década de 1970 não há dados censitários do índio brasileiro devido ao seu isolamento e extrema mobilidade dos diferentes grupos. Apenas 200 mil estavam ligados às missões religiosas. O sertanista Mal. Rondon, no início do século passado avaliou em 1,5 milhões o número de nativos; eles estavam concentrados na Região Norte e no Centro Oeste.  
Segundo a FUNAI (2000) as principais etnias são: Ticuna (35.000 indivíduos); Guarani (30.000), Caingangue (25.000), Mucuxi (20.000), Terena (16.000), Guajajara (14.000), Xavante (12.000), Ianomâmi (12.0000), Pataxó (9.700), Potiguara (7.700). Segundo o IBGE  734.000 pessoas se autodeclararam indígenas no ano de 2000.  
Muitas etnias estão em processo de urbanização e outras em vias de desaparecimento. Algumas não têm lideranças próprias e tem se reorganizado sob a tutela de igrejas e ONGs.
Tem ocorrido divisão de grupos insatisfeitos com a intromissão de costumes da civilização e alguns se auto isolam na floresta para preservar seus hábitos de vida livre. Um índio é auto-suficiente e sabe sobreviver na selva usando o conhecimento adquirido com os mais velhos. As crianças são educadas pelo grupo.
O europeu ao se instalar em território brasileiro assimilou muito dos usos e costumes indígenas. Entre eles temos inúmeros produtos alimentícios (mandioca, milho, amendoim, guaraná, etc.), forma de ocupação do solo e cultivo  (a "coivara" e agricultura itinerante), o conhecimento de muitos recursos naturais florestais; na linguagem também, com a introdução de muitos vocábulos. Eles não tinham uma escrita; o som "rr" e "lh" não fazia parte de sua pronúncia o que "abrandou" a pronúncia da fala portuguesa. (Ex: palha = "paia"; filho = "fiio").
Segundo Silveira Bueno fazem parte da língua portuguesa brasileira entre 50 mil e 100 mil vocábulos indígenas - os "brasileirismos", ou o linguajar "crioulo”.
O Caboclo é a figura humana da mestiçagem principalmente no Norte do país.
A criação de reservas indígenas procura reverter um processo de integração das diferentes etnias indígenas na Nação brasileira.


Nota: - ‘Etnias Brasileiras – Os Indígenas’ - texto baseado em diversos autores abre uma sequencia de três textos de caráter didático sobre os povos indígenas no Brasil.  Os outros dois textos: Nheengatu (A. A. Freitas) e ‘Tupi – Língua Asiática’ (Luiz Caldas Tibiriçá) – correspondem a resumos publicados no Shvoong.com. – 2009/ 2011.