terça-feira, 16 de outubro de 2012

GUERRA DE VALORES - ATAQUES AO CIVISMO E À DEMOCRACIA


As Igrejas estão certas. É preciso muita oração, vigilância e perseverança para restabelecer a ordem e a moralidade neste mundo de sordidez que avança numa guerra suja contra os valores éticos e morais da sociedade como um todo. A agressividade que veio à tona nestes últimos tempos, especialmente no comportamento de partidos políticos de esquerda disputando o poder, pelo poder, causa preocupação redobrada.
Caminhamos para o obscurantismo? É o que parece. O comportamento dos agressores que vão deturpando todos os conceitos de democracia, liberdade de expressão, religiosidade, justiça apontam para uma luta que eles querem vencer pela imposição de políticas que não condizem com os princípios políticos, cívicos de uma democracia. São os primeiros resultados produzidos pelas condenações dos envolvidos nos escândalos e corrupção do governo passado. Os ratos foram apanhados...
A sociologia estuda os fenômenos que ocorrem em uma sociedade na interação entre as pessoas no contexto familiar e até nacional. A família, como já é do conhecimento de todos está desestruturada. Querem fazer o mesmo a nível Nacional.
Para enfrentar essa guerra de valores é preciso pulso firme dos que ainda detém em seu código de conduta os verdadeiros valores universais da temperança, da fé, da vergonha na cara, do respeito,  da dignidade e do verdadeiro civismo.
Aqueles que estão na ofensiva tentam apagar da vida pública os símbolos do cristianismo estão cometendo outros crimes contra  a Pátria quando incentivam o ódio entre povos que por um detalhe (cor da pele, opção sexual, etc.) são contrapostos com os cidadãos em geral.
Vale aqui lembrar Confúcio que se preocupava mais com a orientação da sociedade do que com a religião propriamente dita. São dele alguns ditos como: - “Não faças aos outros, o que não queres que te façam”; -“Se queres adivinhar o futuro,  estuda o passado”; - “Paga a injúria com a justiça e a bondade com a bondade”.