terça-feira, 23 de outubro de 2012

A HORA E A VEZ DA HISTÓRIA - O JULGAMENTO DO MENSALÃO



A honestidade intelectual exige que a História registre os fatos sem distorções.
O historiador, neste momento, deve agir de forma imparcial e estabelecer a linha de sucessão de fatos tal qual ocorreu indo sempre às origens, remontando no tempo e esclarecendo o encadeamento com outros acontecimentos  registrados na história do país e do mundo.
Falamos isto porque é comum pessoas esclarecidas – nível universitário, mas que não vivenciaram os anos 50/60 – estarem repetindo uma história truncada, que foi reescrita por lideres que estão no governo e está sendo impingida ao público. Esse tipo de desonestidade intelectual precisa ser coibido.
Ontem terminou a fase de julgamento do Mensalão pelo STF. Cada Ministro deu seu voto de acordo com o que entendeu da interpretação da Lei em vigor, e tipificou os crimes: gestão fraudulenta, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, formação de quadrilha... - sendo tudo praticado em função de executar um projeto de poder obstruindo o bom funcionamento independente dos poderes da República. A reforma política desejada pelo grupo e partido no poder, feita à base da compra de consciências dos partidos aliados ficou clara e cristalina ao final do julgamento histórico.
Só nos resta cumprimentar os Senhores Ministros que souberam honrar a toga. Ainda há um longo caminho, não só no estabelecimento e execução das sentenças, como de atenta vigilância por parte de todos os cidadãos, pois o mal não foi erradicado totalmente. Cabe às oposições um trabalho muito importante para que a história não se repita. Uma organização criminosa que agia contra os interesses da Nação foi desmascarada. Os réus sempre se julgarão injustiçados. Por isso é importante que a verdade histórica seja devidamente registrada para que não paire dúvida sobre a ação da Justiça no caso.
Parabéns Ministros! Parabéns Ministro Joaquim Barbosa. Ficamos mais tranquilos em relação ao futuro dos destinos de nosso país. Esperamos que, como Presidente do STJ – o 3º na linha de sucessão da presidência da República – V. Excelência continue dando lições de cidadania e respeito. A Nação agradece.
Que cada cidadão de bem se espelhe em V. conduta.  Seu merecido lugar na História já está registrado.
- ‘Tudo conspira a favor se estamos prontos a fazer nossa parte.’ - “Tudo quanto possas fazer faze-o sem perda de tempo.” (Eclesiastes)