segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FAMÍLIA- ESCOLA - PROFESSORES - ELOS IMPORTANTES


Hoje é dia do professor/a – aquela pessoa que é  detentora de conhecimentos e informações específicas a serem ensinadas às crianças e jovens em geral. Mas ela não é apenas transmissora de conhecimentos. É uma autoridade que deve servir de referência de conduta; por isso recebe uma formação especializada, adequada à sua função.
É também um pouco pai-mãe, mas não o pai ou a mãe de cada aluno. Seu local de trabalho é na Escola que deve funcionar como uma segunda casa – lar com regras e normas próprias que devem ser obedecidas e respeitadas por todos: funcionários, professores, alunos e respectivas famílias.
A escola não é nem deve funcionar como um ‘depósito’ de crianças para que os pais fiquem livres da responsabilidade educativa que lhes são próprias como genitores.
A abolição dos antigos colégios internos, com uma estrutura própria para atender crianças em idade escolar, deixou um vácuo na sociedade; o Estado passou a se comportar como o substituto dos pais na tarefa educativa sem oferecer uma infra-estruturar adequada.
A Família não pode nem deve abrir mão de sua responsabilidade educativa em relação aos filhos. Ela deve ser uma parceira da Escola, amiga dos Professores e não uma adversária como algumas se comportam, ou simplesmente pessoas ausentes.
Família – Escola – Estado devem ser parceiros. Se, ter filhos é uma opção da Família, a educação dessas crianças e jovens não pode ser exclusividade do Estado ou jogar toda a responsabilidade para que o professor resolva tudo em sala de aula. Um não se sobrepõe ao outro. O professor não está na sala de aula para resolver os problemas da sociedade e muito menos para trabalhar em prol de ideologias político partidárias.
É necessário repensar a sociedade a partir da família, especialmente no momento atual em que elas têm outra estruturação, muitas com pai ausente, ou com filhos em mais de uma família. A escola corre sério perigo de fracassar enquanto ‘a nova família’ continuar lhe delegando responsabilidades esperando que o professor cumpra também a função de pai-mãe.
Pai-mãe geradores e nutrizes da nova vida são a primeira referência que a criança encontra na vida; ela terá chances de um desenvolvimento equilibrado se sentir segura, amada e protegida por eles. Quando ela vai para a escola vai encontrar outra estrutura hierárquica onde contará muito a educação recebida em casa; ela tem que saber que o/a professor/a é a autoridade na sala de aula que vai lhe proporcionar conhecimento, crescimento intelectual e valores que deverão se somar ao que já recebeu em família.
As crianças são o futuro da Nação. Cada um tem sua individualidade, tendências e potencialidades a serem desenvolvidas.  É na escola que ela vai ter uma oportunidade maior de vir a ser um cidadão no verdadeiro sentido da palavra. E, talvez possa vir a tornar-se um profissional da Educação, uma das mais importantes profissões – A de PROFESSOR/A.
Parabéns a todos os profissionais que ajudam este país a ser mais culto, civilizado, humano e justo.