quarta-feira, 10 de outubro de 2012

BRASIL- UM NOVO PANORAMA SURGE E RENOVA ESPERANÇAS


O julgamento e a condenação dos réus apontados como mensaleiros (corruptos – corruptores) é realmente algo Novo no país da impunidade onde milhões de processos dormem anos seguidos nos tribunais. Parabéns aos senhores Ministros do STF. A Nação está assistindo a uma lição inesquecível de como julgar de acordo com a Lei, que naturalmente vai entrar para a história.
Isso é um fato que renova as esperanças, dá um novo alento indicando que o marasmo está sendo vencido.
Outro fato que renova as esperanças foi o resultado das eleições municipais. É verdade que a máquina governamental foi usada naquela velha prática do é dando que se recebe, do eu mando e o eleitor obedece... Opa! Desta vez não foi bem assim. Houve um fato novo. A rebeldia esboçada pelo político Ciro Gomes há poucos anos ganhou força em PE com o atual governador que não se curvou às ordens do ex-presidente Lula e manteve as regras do jogo político.  Isso é muito bom para o país. Mostrou coragem que tem faltado à oposição.
Já o eleitor fez uma mobilização às avessas: muitos se abstiveram de ir votar, outros anularam ou votaram em branco. É um recado claro de que só ‘ficha limpa’ é pouco para criar uma verdadeira mudança nos rumos da política nacional. A Nação está cansada de promessas e projetos no papel, e espera políticos com capacidade de gerenciar programas com trabalho e obras que realmente atendam às necessidades de todos. Faz-se necessária uma reforma política para acabar com os que querem se perpetuar no poder – profissionais que se comportam como se o Estado lhes pertencesse.
No Brasil, as oposições têm estado muito acomodadas. Faltam verdadeiros lideres capazes de despertar o sentimento das massas em favor da Nação. O povo venezuelano deu um bom exemplo que pode e deve ser seguido por outros países da América Latina inclusive o Brasil e a Argentina.
Embora o governo tente minimizar as derrotas sofridas até agora, dizendo que os vencedores fazem parte da base aliada, os primeiros resultados das eleições municipais  no país apontam para o desejo de muitos querendo se distanciar e se descolar da imagem suja, corrupta e amoral que tem dominado nos últimos anos.
Isto é o começo. Aguardamos novas, e boas novas posturas de pessoas de bem. O momento é de esperanças renovadas.