quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PÉ DE VENTO, VENTANIA, TORNADOS, FURACÕES...


O furacão que abalou boa parte da costa leste dos EEUU despertou indagações de como pode se formar uma tempestade tão violenta como essa e outras que ocorrem todos os anos em determinadas regiões do planeta.
Os antigos atribuíam aos deuses a ação tempestiva dos ventos, sendo que para os gregos, segundo sua mitologia, o deus Éolo é que comandava  a ação dos deuses menores responsáveis por toda movimentação do ar - desde as brisas às fortes tempestades. Eram eles: Bóreas – vento do Norte – frio e violento; Zéfiro – vento do oeste – suave e agradável; Eurus – vento do leste – criador de tempestades; e o Notus – vento do Sul – quente e formador de nuvens. Do equilíbrio entre eles resultavam anos de fartura ou de catástrofes. O homem vivia muito ligado aos fenômenos da natureza, fosse em terra firme, ou no mar.
Atualmente há como prever os fenômenos meteorológicos e estabelecer um programa de defesa civil para atender as populações em caso de grandes catástrofes. No Brasil ainda há muito  por fazer nesse sentido. Tanto em prevenção como em atendimento às vitimas, mesmo sabendo com antecedência que anualmente chove com intensidade em algumas regiões – somos um país tropical - enquanto em outras – nordeste – a seca é que castiga os moradores por anos seguidos. Cabe às autoridades arregaçar as mangas e adotar medidas concretas que minimizem os efeitos catastróficos decorrentes de tempestades ou secas.
Vento é ar em movimento. A diferença da pressão atmosférica é que determina essa movimentação das massas de ar das altas para as de baixa pressão atmosférica e vice versa. A força desses deslocamentos de ar – os ventos – pode ir de simples brisas aos bruscos pés de vento, muitas vezes formando redemoinhos levantando poeiras e carregando folhas secas. Quando se estabelece uma forte massa de ar quente em um lugar da superfície da Terra ele faz com que o ar se torne mais leve e suba indo para as áreas ocupadas por massas de ar frio – mais pesadas, que descem para as áreas antes ocupadas pelo ar quente que se deslocou. Esses movimentos podem ocorrer na horizontal ou na vertical. Quando a massa de ar quente está sobre o oceano capta grande volume de umidade que é levada para o alto indo formar as grandes tempestades como o furacão Sandy. O poder de uma dessas massas de ar super úmido pode ser sentido em vastas áreas; eles são típicos das regiões intertropicais, com maior intensidade no hemisfério norte. 
No Brasil ocorrem tempestades menores. Os pés de vento e redemoinhos tão comuns no interior do país tem sido popularmente associados à presença de entidades folclóricas como o saci Pererê... O imaginário popular é muito rico e tem lá sua razão de ser. Todo mito tem um fundo de realidade. Ainda temos muito a aprender sobre nosso planeta!

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ELEIÇÕES - NO PASSADO E HOJE


Você sabe como eram eleitos os governantes das Vilas, no Brasil, lá pelos séculos XVII?
– Era feita uma relação dos homens bons, de fé, caráter correto, proprietários ricos da Vila e, esses nomes iam para um sorteio. Quem fosse sorteado era obrigado a assumir o cargo  de governante (alcaide)ou vereador (edil*)sob pena de ser preso se  recusasse a incumbência (!) Uma vez empossados  eram eles quem, do próprio bolso, realizavam as obras necessárias, sem receber em troca benéfico algum. Não havia concorrência aos cargos. Quem recebia um dos cargos administrativos não contava com verbas públicas como agora – nem para ser eleito nem para executar projetos. No passado fazia-se o necessário possível sem promessas. Atualmente sobram promessas e projetos que não saem do papel.
Os cidadãos de hoje estão em condições de subserviência dos políticos, escravizados pelos impostos que engordam os orçamentos milionários cobiçados por políticos sedentos de poder. Quanta diferença entre os governantes do passado e os atuais!
Vereador – Membro da Câmara municipal.  Você sabe o que faz um vereador atualmente? – ouvimos falar que em algumas Câmaras Municipais o que mais se faz é atribuir nomes às vias públicas e títulos de cidadãos a pessoas que eles querem homenagear. E, para isso, ganham uma pequena fortuna com todos os direitos trabalhistas; afinal eles se profissionalizaram e todo profissional têm direitos... Como em geral a maioria faz parte da’ base’, a fiscalização do uso das verbas públicas, a inspeção de obras, dos contratos superfaturados, do uso e conservação do patrimônio público, entre muitas outras atividades para o bom funcionamento da cidade e do município, etc., fica prejudicada.
Não precisamos voltar ao sistema de antigamente para moralizar a administração pública. Basta que os candidatos a um cargo político sejam éticos no exercício das funções de vereador, por exemplo, como trabalho voluntário, por dois anos. Já seria um bom começo!
*Edil - antigo magistrado romano incumbido da inspeção e conservação dos edifícios públicos.
Os primeiros movimentos populares após a eleição municipal em São Paulo mostram que os senhores vereadores tem que descobrir qual é a sua verdadeira função em relação aos problemas da cidade. Promessas de reorganização do espaço urbano são fáceis de fazer. Terão eles coragem de enfrentar a tarefa? Terão os novos governantes capacidade para esquecer as disputas partidárias e começar a trabalhar em prol da comunidade como um todo? O Tempo dirá!
- “A inveja é o ódio na medida em que afeta o homem de tal maneira que ele se entristece com a felicidade de outrem e, ao contrário, experimenta contentamento com o mal de outrem.” (Espinoza)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

FIM DO SEGUNDO TURNO - O BRASIL É UMA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA?


República é hoje o regime aceito pela maior parte do mundo. Mas da boca para fora.
No Brasil, onde desde 1889 o regime se chama República, só houve eleições minimamente decentes para a presidência em 1945, 1955 e 1960, segundo está registrado na história. A partir de 1989 para cá temos tido eleições livres, mas ainda com certa manipulação dos meios de comunicação. Dos cento vinte e três anos republicanos, na verdade quantos corresponderam a um regime com as liberdades públicas asseguradas?
Votar não basta, para que o regime republicano seja uma democracia. A manipulação escandalosa da vontade de umas minorias suplantando a da maioria verdadeira tem sido a marca registrada do sistema político eleitoral vigente. É incrível como grupos minoritários conseguem ganhar eleições sem na verdade terem ganho. Já falamos de nossa decepção com as alianças políticas feitas entre partidos - partidos repartidos que na verdade não passam de parasitas do poder (leia – dos cofres públicos). O Mensalão está aí como prova inconteste da prática; partidos nanicos, sem programa e sem perfil político definido se transformaram em ‘base de apoio’ para atender aos interesses do governo,  de um partido político e por tabela dos caciques...
Hoje temos 30 partidos: 6 partidos trabalhistas, 4 socialistas, 3 republicanos, 2 comunistas, dois dos trabalhadores, um humanista, um verde, um ecologista, etc. E, todos formando uma barafunda de alianças, que na verdade são alianças de políticos que representam as diferentes legendas.
Moralizar essa cultura parasitária só será possível com uma profunda reforma política, que naturalmente não pode ser feita por quem está a desfrutar dos benefícios dessas alianças. Essa proliferação de partidos está a corroer os princípios democráticos da Nação. Eles não representam pluralidade de idéias, mas interesses particulares. O eleitor vota em um candidato e leva de brinde um personagem no qual ele jamais teria votado.
Esse sistema está se tornando uma excrescência antidemocrática; é preciso renovar as idéias emboloradas e artríticas dominantes. Entre a teoria e a prática constatamos que os que chegaram ao poder foram eleitos com uma minoria inconteste de votos e que a grande maioria foi excluída, pois a forma de escolha ditada pelos detentores do poder lhes assegurou vencer sem na realidade terem vencido. Vejamos o  exemplo que se concretizou ontem no segundo turno na eleição para prefeito em São Paulo: O candidato eleito (Haddad) obteve 3.387.720 votos num universo de 8.619.170 eleitores, ou seja, obteve 39,3% dos votos do eleitorado com direito a votar, sendo que 60,7% disse Não  ao candidato eleito... Essa é a realidade. Houve abstenções que preocupam o TSE. A nosso ver, as abstenções, os votos nulos e em branco são muito significativos pois eles demonstram uma grande insatisfação da população para com o sistema; essa reação do eleitor é um recado claro que deseja uma democracia comandada por pessoas capazes, honestas que tenham uma linha de conduta clara.
O voto é importante numa Democracia; mas nem toda votação leva a um regime realmente democrático.
REPÚBLICA-|rè| (latim respublica, domínio do Estado, a coisa pública, governo, administração pública) s. f.
1. Coisa pública; governo do interesse de todos (independentemente da forma de governo).
2. Forma de governo em que o povo exerce a soberania, por intermédio de delegados eleitos por ele e por certo tempo.
3. Estado que adotou essa forma de governo.
 [Depreciativo] república das bananas: país ou região em que há corrupção e desrespeito pela legalidade e interesse público (expressão originalmente aplicada a países latino-americanos).
DEMOCRACIA - (grego demokratía, - as, governo do povo) s. f. -1. Governo em que o povo exerce a soberania, direta ou indiretamente. 2. Partido democrático. 3. O povo (em oposição à aristocracia).

domingo, 28 de outubro de 2012

AS IDEOLOGIAS E A LAVAGEM CEREBRAL - OU UM TESTE DOS REFLEXOS CONDICIONADOS À LA PAVLOV


Assistimos a um desfile de comportamentos automatizados que vão desde pessoas caminhando enquanto gesticulam e falam ao celular, outras que repetem rotinas sem se dar conta que se comportam com autômatos e, outros, como os réus do mensalão, que adotam um discurso de vítimas, e até de heróis (!) por mais ridícula que seja a sua postura perante a sociedade, pois a história real do ocorrido antes de 1964 eles não contam.
Isso me fez lembrar uma aula de Psicologia Educacional sobre testes realizados em cães segundo a técnica de Pavlov*. Na época, por mera curiosidade, fiz um teste com um dos cães da casa. Usei apenas o comando de voz. Funcionou. Após  um enérgico: - “isso não se faz!” – dito por minha mãe, encerrei o teste e o cão voltou ao comportamento normal.
Pensei muito sobre o assunto. E também passei a observar um pouco mais o comportamento das pessoas.
O mundo moderno está repleto de comandos virtuais, ou não, e algumas pessoas mais sugestionáveis caem na armadilha sem perceber.
O poder da sugestão em mentes desavisadas é um perigo!
A política menor, impondo suas ideologias, e que vem sendo praticada nas últimas décadas, tem promovido uma espécie de lavagem cerebral nos chamados militantes que se comportam de forma despersonalizada – como rebanho. Limitam-se a repetir as ordens recebidas sem refletir. Isso  demonstra de forma clara porque nulidades conseguem enganar tantos por tanto tempo.  A lavagem cerebral tão citada nos filmes de guerras está em pleno curso na guerra pelo poder. Os militantes, e os ‘desempregados’ por não terem sido eleitos terão mesadas e cargos – a recompensa do obediente cãozinho treinado pelos estímulos de sinetas a tocar de forma condicionante...
Os réus já condenados pelo STF se queixam de que são vítimas políticas; na verdade eles estão a serviço de um projeto partidário. Nem por isso são menos culpados. 
Ao criar um Banco especialmente para fornecer empréstimos aos aposentados e ao mesmo tempo lhes diminuir gradativamente o poder de compra das aposentadorias – (hoje corresponde a cerca de 50% do valor que deveriam estar recebendo) – esse governo agiu de má fé, tentou condicionar as pessoas a um estilo de vida ilusório e usou do poder de sugestão para convencer a todos que estava fazendo um grande favor aos ‘velhinhos’ oferecendo-lhes uma linha de crédito(!) Esse é um exemplo vergonhoso do que os donos do poder são capazes de fazer.
Lavagem cerebral é prática repulsiva de governos ditatoriais. O ser humano merece mais respeito. Uma educação de qualidade para todos. Urgente!
Há uma luz no fim do túnel.  A Justiça tarda, mas não falha, diz o ditado popular.
*Pavlov, Ivan Petrovich (1849-1936)- cientista russo conhecido pela descoberta do reflexo condicionado; a ‘salivação psíquica’ induzida através de uma incitação externa (luz, som). Essa sua descoberta foi posteriormente desenvolvida nas pesquisas sobre a relação do comportamento humano com o funcionamento do sistema nervoso.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS AOS APOSENTADOS - UM NEGÓCIO DA CHINA!


Com Ministros da Previdência a confessar que nada entendem da pasta e com a criação de um Banco para empréstimos aos aposentados, o que estava ruim tornou-se péssimo. Na última década o poder aquisitivo dos aposentados teve significativa perda no poder de compra em relação ao valor da contribuição paga durante anos; essa perda é de cerca de 50%.  Brigando na justiça, quem se havia aposentado pelo teto conseguiu uma revisão. Os demais que recebem acima do salário mínimo amargam as perdas. E, como todos sabem, muitos acabaram endividados, pois foram fisgados pelo miraculoso plano de financiamento consignado com desconto em folha concedido aos aposentados. Um negócio da China para o governo! Com os primeiros resultados do julgamento dos réus do Mensalão surgiram as primeiras manifestações sobre a necessidade de uma revisão geral de como tem sido utilizada a Previdência nos últimos anos em prejuízo dos aposentados, beneficiando Bancos, Governo e partidos políticos.
 Transcrevo abaixo parte do texto publicado no blog  Reinaldo Azevedo: - “O que há por trás da frenética movimentação de Lula nas eleições municipais? Medo de virar réu nos outros processos do Mensalão!” -
1 – Banco no mensalão – O banco está envolvido no escândalo:
É que, segundo a denúncia do mensalão, que resultou no maior processo criminal da história do Supremo Tribunal Federal, o banco BMG teria participação no esquema criminoso, repassando vultosas quantias ao Partido dos Trabalhadores, sob o disfarce de empréstimos bancários. Veja-se o que diz trecho da acusação (fl. 17 da denúncia): “Também foram repassadas diretamente pelos Bancos Rural e BMG vultosas quantias ao Partido dos Trabalhadores, comandado formal e materialmente pelo núcleo central da quadrilha, sob o falso manto de empréstimos bancários.” (grifo nosso). E mais. Conforme consta à fl. 182 do relatório da Polícia Federal, divulgado recentemente pela imprensa, a perícia contábil detectou cinco “empréstimos” milionários feitos, entre 2003 e 2004, pelo Banco BMG ao PT e mais três empresas que teriam participado do mensalão.
A denúncia do mensalão afirma que o BMG foi beneficiado com operações financeiras decorrentes de empréstimos bancários feitos a segurados do INSS, mediante consignação em folha de pagamento. Veja-se o que diz a inicial da Ação 470, em trâmite no STF (fl. 18 da denúncia): ‘Ficou comprovado que o Banco BMG foi flagrantemente beneficiado por ações do núcleo político-partidário, que lhe garantiram lucros bilionários na operacionalização de empréstimos consignados de servidores lhe garantiram lucros bilionários na operacionalização de empréstimos consignados de servidores públicos, pensionistas e aposentados do INSS, partir de 2003, quando foi editada a Medida Provisória nº 130, de 17.09.03, dispondo sobre o desconto de prestações em folha de pagamento dos servidores públicos e também autorizando o INSS a regulamentar o desconto de empréstimos bancários a seus segurados’.
2) Empréstimos consignados
Lula e o então ministro da Previdência, Amir Lando, enviaram quase 11 milhões de cartas a segurados da Previdência instando-os a tomar empréstimos para desconto em folha de pagamento — o BMG era um dos bancos que faziam esse tipo de operação. A Procuradoria da República do Distrito Federal move uma ação de improbidade administrativa contra Lula e Lando por conta dessas cartas, que foram consideradas ilegais. O custo da produção e postagem foi R$ 9.526.070,54.
3 – Medidas administrativas
Lula tomou medidas administrativas e legais para favorecer o BMG. Inicialmente, só bancos pagadores de benefícios, como CEF, poderiam operar o empréstimo consignado. O então presidente mudou a regra para beneficiar um dos bancos do mensalão. Escreve o procurador:
A empreitada deu tão certo que, segundo o Tribunal de Contas da União, apesar de o banco BMG ser muito pequeno, pois tinha apenas 10 agências e 79 funcionários na área operacional, fez mais empréstimos a segurados do INSS do que Caixa Econômica Federal com suas mais de duas mil agências. A título exemplificativo, até meados de 2005, a gigante Caixa Econômica havia celebrado 964.567 contratos de empréstimos a segurados do INSS, faturando R$ 2.380.992.632,75. Por outro lado, o minúsculo BMG fez bem mais, apesar de ter iniciado a operação vários meses após a Caixa (…). Celebrou 1.431.441 contratos de empréstimos do mesmo perfil financeiro, com faturamento de R$ 3.027.363.821,06, isso até agosto de 2005.
4 – Processo -relâmpago
O procurador transcreve um trecho de uma ação de improbidade administrativa que aponta supostas irregularidades na relação do BMG com o governo:
O Relatório de Auditória do TCU datado de 29/09/2005, produzido nos autos do TC 014.276/2005-2, verificou que o “o BMG foi a instituição financeira cujo processo ocorreu de forma mais célere. Foram 5 dias entre a publicação do Decreto no 5.180 [que permitiu a bancos privados operar O crédito consignado] e a manifestação de interesse. E 8 dias entre a manifestação de interesse e a celebração do convênio. Via de regra, são no mínimo dois meses de tramitação processual. O BMG também foi a única instituição financeira não pagadora de benefícios a aposentados e pensionistas do INSS que celebrou convênio antes da adequação da norma interna do INSS ao Decreto no 5.180/2004.

 Integra do texto – ver blog Reinaldo Azevedo (21-10-2012).

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A SABEDORIA QUE ENSINA A ARTE DE CRIAR UM MUNDO MELHOR


- ‘Aquele que agradece aos antepassados prospera naturalmente’. (Seicho-No-IE) – Antepassados são os que fizeram parte da nossa família e a grande família humana que nos legou tudo o que somos e temos. Sejamos gratos e procuremos melhorar-nos legando às futuras gerações um mundo melhor.
- ‘A Lei é como uma teia de aranha que prende as moscas e deixa escapar os pássaros’. (Anácrises)  
Isso não impede que sonhemos com um judiciário alcançando não só os corruptos, mas também os corruptores e os que se beneficiaram com os resultados da corrupção.
- ‘Com palavras podemos construir ou destruir’. (anônimo)
E, como se esforçam alguns em denegrir os desafetos; ano eleitoral é um triste retrato dessa prática deprimente.
- ‘O silêncio é a voz do Universo’. Só conseguiremos ouvir a harmoniosa música das esferas se silenciarmos nossa voz...
- ‘Os obstáculos, na jornada da vida são os degraus que levam ao sucesso. Não pare no meio da escada. ’)
- ‘Um líder é tanto melhor quanto menos tomamos conhecimento de que ele existe’. (W. Binner)
O líder nato lidera pelo exemplo e não com palavras de ordem; infelizmente há pessoas que não crescem nunca, e que vivem a rodear os reizinhos da hora e se realizam submetendo-se a eles.
- ‘Ainda que uma pessoa tenha que lutar mil vezes, com mil pessoas, se vence a si mesmo é o maior vencedor’. (Buda)
Autodomínio, respeito e cumprimento do dever são batalhas individuais. Cada um tem que travar a sua batalha. Não caia na ilusão de mudar o mundo; atreva-se a mudar você mesmo. Esta é a tarefa que deve ocupar cada ser humano, a começar por você.
- ‘O tempo passa, mas a eternidade nos aguarda’.(Karol Wojtyla)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CENSURA - AS DIFERENTES CARAS DA NOTÍCIA


Liberdade de imprensa é um direito que você, eu, todos nós temos de saber o que está acontecendo. Diariamente somos supridos com uma avalanche de notícias onde normalmente tem predominado o tema da violência. Recentemente quando da desocupação da cracolândia na cidade de São Paulo, a imprensa se esmerou em mostrar o lado ‘desumano’ da ação do governo paulistano;  toda sorte de acusações contra as autoridades e a favor dos drogados foram feitas; foi ignorado o trabalho em prol dos trapos humanos que se seguiu ao ato. Era natural que um viciado que já não tem domínio sobre sua conduta se esgueirasse em busca de um novo ponto para continuar a prática do consumo de drogas do qual está dependente. A imprensa chegou a repudiar o internamento compulsório do drogado em nome dos direitos humanos. Uma verdadeira falta de senso crítico e de visão da realidade humana. Há uma semana, com a instalação de mais uma UPP num morro do Rio de Janeiro onde, segundo informações, se concentrava a maior cracolândia do país, os viciados também entraram em debandada em busca de novos pontos confortáveis para continuar a consumir a droga. Desta vez até o governador do Rio deu entrevista coletiva aprovando o internamento compulsório dos drogados – e, tudo foi divulgado como a coisa mais natural do mundo, sem nenhuma crítica. De nossa parte, nada contra. Apenas questionamos:
- Porque os noticiários agiram de forma diferente? Naturalmente é um jornalismo a serviço de grupos, onde uma censura prévia diz o que o jornalista deve ou não divulgar.
É a nova forma de censura, mais sofisticada em curso, onde os grandes conglomerados da mídia são controlados por empresas  que nada tem a ver com o verdadeiro jornalismo. Na velha censura os veículos de comunicação recebiam ordens para não publicar determinada notícia e os veículos de comunicação não publicavam. Hoje dizem o que lhes é determinado dizer, e eles cumprem a ordem.
Há todo um esquema que caracteriza esta estrutura oficializada com a aprovação pelos parlamentares de leis destinadas a domesticar os jornalistas. Há as concessões de canais de TV e rádios, dadas pelo governo a grupos políticos. Há a manipulação de notícias. Há também o emprego de grande número de profissionais – jornalistas – por parte do governo e de empresas a serviço do estado. E, as notícias custam nada aos meios de comunicação que, simplesmente, tem o trabalho de colocá-las no ar.
Esta notícia é de seu interesse: - ‘Você que dá um duro danado a semana toda para no fim do mês receber um salário mínimo, fique feliz! Ao menos seu representante lá na Câmara dos Deputados vai trabalhar apenas três dias/semana com um polpudo salário...”
Como vemos, toda notícia tem dois lados. O enfoque é que faz a diferença.
“Não fazer nada é o trabalho mais cansativo do mundo. Você não pode se demitir, parar para descansar, ou tirar férias. (Thomas Paiva).

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A HORA E A VEZ DA HISTÓRIA - O JULGAMENTO DO MENSALÃO



A honestidade intelectual exige que a História registre os fatos sem distorções.
O historiador, neste momento, deve agir de forma imparcial e estabelecer a linha de sucessão de fatos tal qual ocorreu indo sempre às origens, remontando no tempo e esclarecendo o encadeamento com outros acontecimentos  registrados na história do país e do mundo.
Falamos isto porque é comum pessoas esclarecidas – nível universitário, mas que não vivenciaram os anos 50/60 – estarem repetindo uma história truncada, que foi reescrita por lideres que estão no governo e está sendo impingida ao público. Esse tipo de desonestidade intelectual precisa ser coibido.
Ontem terminou a fase de julgamento do Mensalão pelo STF. Cada Ministro deu seu voto de acordo com o que entendeu da interpretação da Lei em vigor, e tipificou os crimes: gestão fraudulenta, corrupção passiva, corrupção ativa, peculato, formação de quadrilha... - sendo tudo praticado em função de executar um projeto de poder obstruindo o bom funcionamento independente dos poderes da República. A reforma política desejada pelo grupo e partido no poder, feita à base da compra de consciências dos partidos aliados ficou clara e cristalina ao final do julgamento histórico.
Só nos resta cumprimentar os Senhores Ministros que souberam honrar a toga. Ainda há um longo caminho, não só no estabelecimento e execução das sentenças, como de atenta vigilância por parte de todos os cidadãos, pois o mal não foi erradicado totalmente. Cabe às oposições um trabalho muito importante para que a história não se repita. Uma organização criminosa que agia contra os interesses da Nação foi desmascarada. Os réus sempre se julgarão injustiçados. Por isso é importante que a verdade histórica seja devidamente registrada para que não paire dúvida sobre a ação da Justiça no caso.
Parabéns Ministros! Parabéns Ministro Joaquim Barbosa. Ficamos mais tranquilos em relação ao futuro dos destinos de nosso país. Esperamos que, como Presidente do STJ – o 3º na linha de sucessão da presidência da República – V. Excelência continue dando lições de cidadania e respeito. A Nação agradece.
Que cada cidadão de bem se espelhe em V. conduta.  Seu merecido lugar na História já está registrado.
- ‘Tudo conspira a favor se estamos prontos a fazer nossa parte.’ - “Tudo quanto possas fazer faze-o sem perda de tempo.” (Eclesiastes)

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS E OS PRIMEIROS EFEITOS...


Ainda há campanhas políticas para algumas prefeituras importantes do país, como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, etc. levando aos palanques até ministros de governo e a própria presidenta devidamente acompanhada do padrinho político. Aí nada de novo!
Em Goiânia a prefeitura continua nas mãos do PT. Ou seja, nada muda. Nada? Vejamos:
1-    Primeira surpresa chegou com a conta de luz do mês de Outubro. Veio com uma taxa de 8,5% a mais para custeio da iluminação pública! Quem mora em condomínios naturalmente estará pagando duas vezes a mesma tarifa. Isso depois da promessa do governo federal de redução de custos da energia elétrica a partir de 2013.
2-    O horário de verão chegou também – apesar de estarmos em plena primavera. Deve estender-se até meados de Fevereiro-2013. Objetivo é reduzir o consumo de energia elétrica. Porém já ligaram algumas termelétricas preventivamente e, com isso, novos custos serão agregados à conta de luz dos consumidores. E a tal redução prometida, virá?
3-    Os partidos políticos continuam partidos e repartidos. Pergunto:- para que tantos partidos políticos, se depois se juntam em alianças para defender seus interesses, os  quais, em geral, representam perdas para os governados? – nossa maior decepção nas eleições são exatamente essas alianças.
4-    Buracos nas contas públicas. Buracos nas vias públicas. Por falar nisso há um buraco na via expressa de ônibus (Av. 90) que já aniversariou; quando o motorista não consegue desviar é aquele solavanco! Data das chuvas do último verão! E por coincidência a lâmpada do poste em frente ao buraco continua com defeito: acende, apaga...
5-    E aí vem a dica dos entendidos: - Tem alguma reclamação? – Entre na Justiça!
Justiça! Toneladas de processos acumulados e não adiantou vir o presidente do STF recomendar que todos os processos anteriores a 2005 fossem concluídos. Estamos em outubro de 2012 e também aguardamos por soluções da justiça há anos!!!
Seriedade é o mínimo que o cidadão comum espera dos governantes em geral. Ainda somos uma República Democrática, porém há muita coisa pouco republicana e muito de anarquia no comportamento político de alguns que deveriam dar o exemplo de respeito às regras da Democracia.

domingo, 21 de outubro de 2012

TROCAR DE MEDICAMENTO PARA EMAGRECER OU TER CORAGEM DE MUDAR DE HÁBITOS


Ontem fui surpreendida com uma notícia absurda: - já que os medicamentos para emagrecimento não estão fazendo o efeito esperado, e algumas dessas drogas foram proibidas, os usuários estão substituindo por outros medicamentos que a princípio nada tem a ver com emagrecimento. E até médicos opinaram favoravelmente! Não vou citar nenhuma das drogas citadas para evitar que alguém resolva fazer um teste, pois tem gente capaz de usar até veneno para ratos se alguém lhe prometer que vai emagrecer. Mas nem pense em lhes propor que fechem a boca e sejam mais sóbrias à mesa. Que resultado pode esperar uma pessoa que não tem força de vontade para mudar hábitos alimentares e vive a se empanturrar com engordantes?
Basta de drogas! Seja lá para que uso for!
Há toda uma estrutura econômica voltada ao consumo de medicamentos. Certo dia recebi um telefonema oferecendo um plano de saúde. Respondi que já tinha um muito bom. A vendedora quis saber qual era. Respondi: -“Não ficar doente.” Desligou.
Tenho minhas restrições a medicamentos e a essa neurose coletiva que os meios de comunicação alimentam. De tanto ver pessoas tomar caixas e mais caixas de medicamentos sem se livrarem dos problemas, e ver uma pessoa vir a óbito por conta de que o organismo já estava sobrecarregado de medicação controlada, e, que não reagiu aos mais ‘fracos’, específicos para meningite, passei a estudar como os alimentos funcionam como tratamento. Passados 30 anos posso lhes garantir que os resultados tem sido positivos.
Aprendemos a fazer as trocas, aos poucos, sem pressa e sem fanatismos. Estudamos e experimentamos com segurança os alimentos conforme suas qualidades e propriedades. Frutas, verduras, legumes, mel, cereais, água pura... Não nos sentimos proibida de usar massas, doces, carnes – porém, de forma moderada.
O ‘bom garfo’ que adquire quilinhos a mais, por gula, só tem que sofrer as conseqüências de seu ‘pecado’ por falta de controle.
Lembramos que cada fruta, por exemplo, tem propriedades curativas e os nutrientes necessários ao organismo. Elas agem fazendo a limpeza do corpo dando-lhe tempo para se regenerar. Algumas são consideradas como um alimento completo como a banana e a uva; os cítricos são verdadeiras farmácias naturais; a maçã é outra fruta de grande valor pelas suas propriedades; o abacate substitui a carne. A horta e o pomar ainda são o melhor laboratório do mundo. Vivemos num país tropical com a facilidade de colher frutas o ano todo com as mais variadas espécies, sabores e qualidades nutricionais e medicinais. É só saber usar...
Quem quiser eliminar gordurinhas deselegantes, comece a mudar a cabeça. Tenha coragem em primeiro lugar; use a força de vontade e saiba que em um tempo relativamente curto é possível adquirir uma silhueta elegante e ganhar em qualidade de vida.
Nada é proibido. Mas nem tudo o que é gostoso e satisfaz o paladar estragado é o melhor para seu organismo.  

sábado, 20 de outubro de 2012

ENVELHECER NÃO É O PROBLEMA - O PROBLEMA É SABER ENVELHECER


A população mundial não para de crescer, a qualidade de vida tem melhorado em muitos países, e o envelhecimento tornou-se uma realidade. Embora esteja cada dia com uma perspectiva maior de vida, a população está longe de atingir as idades longevas bíblicas.
Paira no ar uma interrogação sobre o futuro da sociedade com uma população crescente de velhos. Alguns se comportam como se o ar que eles (os idosos) respiram fosse lhes fazer falta!
A velhice às vezes é descrita como um estado de espírito. É difícil dizer quando começa. Ela varia de pessoa a pessoa.
Sabe-se que a cada sete anos todas as células do organismo humano são renovadas. Dependendo do bom ou mau funcionamento do organismo e dos cuidados que cada um dispensar a si é que essas mudanças poderão ser minimizadas. A alimentação, os exercícios físicos, uma mente positiva voltada para o trabalho, o lazer saudável, podem colaborar para que os sintomas da velhice demorem em aparecer, e quando surgirem possam ser enfrentados sem traumas.
Algumas mudanças de ordem física importantes que demonstram o envelhecimento são: 1- os tecidos do corpo perdem sua elasticidade natural; 2- nota-se principalmente no rosto e no pescoço; 3- há formação de rugas devido a que a camada gordurosa sob a pele da face tende a diminuir provocando a falta de elasticidade; 4- degeneração das juntas; 5- degeneração das artérias que levam sangue ao cérebro; 6- osteoporose; etc. Mentalmente temos os problemas de esquecimento, confusão mental, implicâncias, dependência do uso de medicamentos, etc.
O prolongamento da longevidade humana, especialmente no mundo ocidental, tem criado problemas, pois muitos idosos não têm como cuidar de si. Isso é agravado com o estilo de vida moderno que tende a enfraquecer os laços familiares. Enquanto um camponês oriental pode contar com a ajuda dos filhos habituados a reverenciar os antepassados, no mundo ocidental essa tarefa tem sido delegada a clinicas e asilos quando o idoso não tem como se manter em seu lar. No caso, a assistência vai desde prover alimentação, vestuário, medicamentos, programas de reabilitação e de  recuperação de sequelas de doenças várias.
Uma velhice com saúde mental e física depende muito de cada um se cuidar. Mesmo quem já está com vários sete anos bem vividos -(70=7x10, por exemplo), saiba que nunca é tarde para começar o processo para que as células do corpo se regenerem, mesmo que parcialmente. Você é o principal responsável por você mesmo. Sua qualidade de vida pode melhorar, e muito.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

AS CARMINHAS DA VIDA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO


Graças às novas tecnologias nos informamos a cada segundo, e também o esquecemos imediatamente, pois se há liberdade de expressão, não significa que devamos ter que pensar sobre o que acabamos de ouvir. O jogo de palavras é o que mais importa.
Assim são as ‘Carminhas’ da vida fora das telas. Há muitas... Desde a pobre vítima do meio em que vive às loucas de conveniência provocando transtornos de toda espécie. O tema da novela global que tem dominado as atenções de muitos e provocado comentários do público, dá a medida clara de que as pessoas sentem necessidade de emoções fortes negativas para se entreter e canalizar suas frustrações. Muitas, certamente se identificam com diferentes personagens, ou vêem nos personagens  pessoas da própria família ou vizinhos e conhecidos. São pessoas comuns da vida real. E quando falo em ‘Carminhas’ não estou me referindo apenas ao sexo feminino. Tem muito barbado que se inclui no estereótipo.
Até que ponto isso importa? Dizer que toda realidade é simbólica e que é difícil ver o que vemos como realmente é? Que tudo não passa  de encenação?
A linguagem corporal é explorada ao máximo na profissão de ator/atriz. Faz parte da profissão. Hoje até os políticos e no mundo empresarial ela é usada para criar uma imagem perante o público. As distorções na percepção do real tornam-se evidentes pelo acúmulo de informações apresentadas, o que dificulta a percepção da realidade. Um dia as máscaras tendem a cair.
A Carminha da novela existe na vida real. Ela é uma verdadeira artista fora das telas. Há as de conveniência capazes de representar com maestria o papel mais favorável aos seus projetos de vida. É freqüente ouvir referências a essas ‘artistas’: ‘essa aí é esperta; ela sabe viver’; ‘fulana é uma oportunista’; ‘ela é que é inteligente’; ‘é uma safada’... Ou ainda: ‘é uma coitada... sofreu muito na infância’, etc. Com isso, as ‘Carminhas’ da vida vão apelando até para a loucura, a chantagem emocional  e  levando vantagem conforme os ventos sopram. Sua forma de se expressar enganadora está a merecer um tratamento de choque. Urgente! Todos têm o direito de se expressar. Usar de artimanhas para se sair bem, já é safadeza pura.
Seja qual for o fim da Carminha e dos Tufões é preciso refletir sobre as formas de comunicação utilizadas. Comunicar não deve ser apenas falar, mas é necessário saber o que se quer dizer, ou não.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

ADIVINHAÇÃO, ENERGIA MENTAL OU PERGUNTE AO PÊNDULO...


Entre os exercícios de adivinhação, em tempos de escola, costumávamos participar de brincadeiras como a do anel amarrado na ponta de um fio de linha. A menina que comandava a brincadeira exigia silêncio, concentração, seriedade para que a resposta pudesse ser dada com precisão, enquanto ela, segurando o fio de linha com um anel sem pedrarias, adotava a postura imóvel. Imobilizava o ‘pêndulo’ improvisado e, uma participante por vez, mentalizava sua pergunta. Assistíamos então ao início do movimento do ‘pêndulo’; aos poucos o anel começava a balançar; às vezes da direita para a esquerda, ou da esquerda para direita, em círculos. Se ele girava para a direita, a resposta à pergunta era ‘sim’, se para a esquerda, era ‘não’.
Tempos depois participamos de estudos de energia mental. O pêndulo, em forma de pequena pirâmide, era usado da mesma forma que o anel nos tempos de escola. Só que agora, ao contrário de uma simples brincadeira de crianças no intervalo das aulas, era algo a sério. Estudar a energia mental.
Anotei em uma agenda alguns desses exercícios. Um deles era para descobrir qual a área, a nível individual, que mais precisava de atenção, se a Mental (1), a Espiritual (2), a Social (3), a Financeira (4), ou Física (5). Usando o desenho de uma estrela de cinco pontas, os campos eram interligados entre si: 1 e 3; 3 e 5; 5 e 2; 2 e 4; 4 e 1.
Se o pêndulo oscilasse em relação à ponta 1- (Mental)   indicava que a pessoa estava com fadiga mental, e, portanto deveria desenvolver uma atividade relaxante – música, arte, mudar seu padrão de pensamentos, etc. Se fosse para a ponta 2 – (Espiritual) - estava a indicar a necessidade de um repouso e também, se possível, levar uma vida mais ao ar livre para se desligar das tensões. O 3 – (Social) indicava uma ligação direta com o físico e o mental, exigindo um novo posicionamento frente ao dia a dia. Já o item 4 – (Financeiro) exigia uma reformulação da vida profissional para poder descansar; e finalmente o 5 – (Físico) que tem ligação direta com o social e o espiritual recomendava uma mudança de hábitos.
Como vemos a energia despendida em uma área afeta às demais funções. Se as coisas não vão bem numa área pare, pense, analise sua postura e atenda às suas necessidades  naturais. O pêndulo, naturalmente serve como um despertador chamando a atenção das pessoas que ficam ligadas na tomada 24 horas por dia. Ficar ligado para não se estressar dispensa adivinhações. Use sua energia mental para se sintonizar com as necessidades orgânicas e psicológicas e poder agir para se energizar. Não deixe que a vida o devore aos pedacinhos! Quanto ao pêndulo é um atrativo a mais, ótimo para um divertido encontro numa roda de amigos.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

CADA UM TRAÇA SEU PRÓPRIO DESTINO


A educação está em pauta nos noticiários, especialmente agora por conta do momento político onde, os candidatos a Prefeitos em cidades de todo o país, se digladiam para ocupar o cargo que lhes proporciona o manejo de milhões em verbas destinadas ao ensino público.
Os candidatos têm no bolso do colete a resposta pronta do que pretendem fazer e resolver. Os debates ganham espaço nas TVs onde se discute a situação da precariedade do aprendizado nas escolas públicas e as medidas que estão sendo adotadas para sanar o problema, inclusive as cotas universitárias.
Todos se esquecem que cada pessoa é uma pessoa; cada um traça seu próprio destino;  ele o escolhe e o segue. Não é a riqueza nem a educação, por si próprias que curam o mal da violência nem a desonestidade, por exemplo.  Os pobres sabem ser pacíficos, honrados, responsáveis; eles também são estudiosos, pois tem inteligência muitas vezes superior às dos bem nascidos. Daí a importância de um ensino básico de qualidade para todos – tão prometido e nunca cumprido.
Os corruptos que tem títulos universitários e vivem confortavelmente em mansões com seguranças, são corruptos por opção. Não são os títulos e cargos que conferem ética e moralidade, mas a formação que se recebeu; se houve  falta de limites que deveria ter sido imposta pela família, a índole de conduta incorreta predominou e teve acolhida por sua parte – fez a opção.
Um debate que precisa ser levado em conta é o das diferenças individuais, quando se fala em educação. Crianças de uma mesma família com as mesmas oportunidades – ou falta delas – têm aproveitamento escolar muito diferenciado; umas se destacam pela maior facilidade no aprendizado, enquanto que outras têm mais dificuldades. Acompanhei vários casos em escolas públicas onde trabalhei. Os que demonstravam menor capacidade no aprendizado de conteúdos sabiam de suas dificuldades e em geral demonstravam tendência a ocupações que não exigissem o conhecimento dos currículos escolares. Julgamos um desrespeito às diferenças individuais essa imposição de cotas, pois soa como uma intimidação.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

GUERRA DE VALORES - ATAQUES AO CIVISMO E À DEMOCRACIA


As Igrejas estão certas. É preciso muita oração, vigilância e perseverança para restabelecer a ordem e a moralidade neste mundo de sordidez que avança numa guerra suja contra os valores éticos e morais da sociedade como um todo. A agressividade que veio à tona nestes últimos tempos, especialmente no comportamento de partidos políticos de esquerda disputando o poder, pelo poder, causa preocupação redobrada.
Caminhamos para o obscurantismo? É o que parece. O comportamento dos agressores que vão deturpando todos os conceitos de democracia, liberdade de expressão, religiosidade, justiça apontam para uma luta que eles querem vencer pela imposição de políticas que não condizem com os princípios políticos, cívicos de uma democracia. São os primeiros resultados produzidos pelas condenações dos envolvidos nos escândalos e corrupção do governo passado. Os ratos foram apanhados...
A sociologia estuda os fenômenos que ocorrem em uma sociedade na interação entre as pessoas no contexto familiar e até nacional. A família, como já é do conhecimento de todos está desestruturada. Querem fazer o mesmo a nível Nacional.
Para enfrentar essa guerra de valores é preciso pulso firme dos que ainda detém em seu código de conduta os verdadeiros valores universais da temperança, da fé, da vergonha na cara, do respeito,  da dignidade e do verdadeiro civismo.
Aqueles que estão na ofensiva tentam apagar da vida pública os símbolos do cristianismo estão cometendo outros crimes contra  a Pátria quando incentivam o ódio entre povos que por um detalhe (cor da pele, opção sexual, etc.) são contrapostos com os cidadãos em geral.
Vale aqui lembrar Confúcio que se preocupava mais com a orientação da sociedade do que com a religião propriamente dita. São dele alguns ditos como: - “Não faças aos outros, o que não queres que te façam”; -“Se queres adivinhar o futuro,  estuda o passado”; - “Paga a injúria com a justiça e a bondade com a bondade”.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FAMÍLIA- ESCOLA - PROFESSORES - ELOS IMPORTANTES


Hoje é dia do professor/a – aquela pessoa que é  detentora de conhecimentos e informações específicas a serem ensinadas às crianças e jovens em geral. Mas ela não é apenas transmissora de conhecimentos. É uma autoridade que deve servir de referência de conduta; por isso recebe uma formação especializada, adequada à sua função.
É também um pouco pai-mãe, mas não o pai ou a mãe de cada aluno. Seu local de trabalho é na Escola que deve funcionar como uma segunda casa – lar com regras e normas próprias que devem ser obedecidas e respeitadas por todos: funcionários, professores, alunos e respectivas famílias.
A escola não é nem deve funcionar como um ‘depósito’ de crianças para que os pais fiquem livres da responsabilidade educativa que lhes são próprias como genitores.
A abolição dos antigos colégios internos, com uma estrutura própria para atender crianças em idade escolar, deixou um vácuo na sociedade; o Estado passou a se comportar como o substituto dos pais na tarefa educativa sem oferecer uma infra-estruturar adequada.
A Família não pode nem deve abrir mão de sua responsabilidade educativa em relação aos filhos. Ela deve ser uma parceira da Escola, amiga dos Professores e não uma adversária como algumas se comportam, ou simplesmente pessoas ausentes.
Família – Escola – Estado devem ser parceiros. Se, ter filhos é uma opção da Família, a educação dessas crianças e jovens não pode ser exclusividade do Estado ou jogar toda a responsabilidade para que o professor resolva tudo em sala de aula. Um não se sobrepõe ao outro. O professor não está na sala de aula para resolver os problemas da sociedade e muito menos para trabalhar em prol de ideologias político partidárias.
É necessário repensar a sociedade a partir da família, especialmente no momento atual em que elas têm outra estruturação, muitas com pai ausente, ou com filhos em mais de uma família. A escola corre sério perigo de fracassar enquanto ‘a nova família’ continuar lhe delegando responsabilidades esperando que o professor cumpra também a função de pai-mãe.
Pai-mãe geradores e nutrizes da nova vida são a primeira referência que a criança encontra na vida; ela terá chances de um desenvolvimento equilibrado se sentir segura, amada e protegida por eles. Quando ela vai para a escola vai encontrar outra estrutura hierárquica onde contará muito a educação recebida em casa; ela tem que saber que o/a professor/a é a autoridade na sala de aula que vai lhe proporcionar conhecimento, crescimento intelectual e valores que deverão se somar ao que já recebeu em família.
As crianças são o futuro da Nação. Cada um tem sua individualidade, tendências e potencialidades a serem desenvolvidas.  É na escola que ela vai ter uma oportunidade maior de vir a ser um cidadão no verdadeiro sentido da palavra. E, talvez possa vir a tornar-se um profissional da Educação, uma das mais importantes profissões – A de PROFESSOR/A.
Parabéns a todos os profissionais que ajudam este país a ser mais culto, civilizado, humano e justo.

domingo, 14 de outubro de 2012

EM PAUTA O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO NAS CIDADES


 O ser humano transformou-se num grande produtor de lixo.
Lixo! O problema é antigo... Tão antigo como a humanidade – lá dos tempos dos deuses em luta contra os gigantes - quando foi criado um local que ardia constantemente para queimar tudo o que era abominável, conhecido como Geena.
Estamos em princípios do século XXI. Lixões se espalham por toda parte. Alguns ardem, outros criam ratos, insetos, espalham mau cheiro, doenças, contaminação do solo... E o homem continua produzindo lixo. Chama a isso de progresso.
Nas cidades, devido ao grande aglomerado humano, às precárias condições de saneamento e à falta de educação das pessoas, proliferam ratos, cupins, baratas, escorpiões, aranhas, mosquitos, etc. E os homens, indiferentes, correm de cá para lá poluindo, muito ocupados falando ao celular vão deixando atrás de si um rastro de lixo. Culpam depois os governantes por não darem conta do recado de manter as cidades limpas, floridas, funcionando de forma bem organizada conforme o ideal utópico de cada um. Os desequilíbrios se acentuam à medida que as cidades cada dia se tornam maiores e as pessoas mais indiferentes com suas próprias responsabilidades em relação ao coletivo. O ontem e o hoje têm respostas explicando como foi produzido esse desequilíbrio.
Não guardei estatísticas, mas há milhões de gatos vivendo nas cidades. Mimados, tratados como pessoas, não caçam mais. Os ratos estão felizes!
Galinhas eram criadas soltas nos terreiros e quintais, ao redor das casas. Elas ciscavam, desentocavam e caçavam escorpiões, baratas, aranhas, insetos, além de minhocas. Também serviam para botar ovos amarelinhos e criar pintainhos. E hoje,onde estão?
Os pássaros insetívoros moravam nos beirais das casas que hoje nem beirais tem. Os cupins invadiram as cidades. Comem até cimento! Uma calamidade. Centenas de milhares de casas com estruturas comprometidas; e árvores carcomidas pelo voraz cupim desabam com as ventanias tropicais.
Dizem que a culpa é do aquecimento global. Na verdade o problema está na ruptura do equilíbrio ecológico, pois as tais pragas sempre existiram. Está na hora da teoria ecológica sair do papel e da imaginação dos ecologistas e fazer algo novo em relação ao meio ambiente citadino. Que tal deixar que os ‘predadores’ naturais façam sua parte na cadeia que a Natureza criou? O ser humano tem que entender que tudo na Natureza tem uma função cósmica. Interferir nessa ordem gera naturalmente os desequilíbrios a que estamos assistindo.
Ousar é preciso. Libertem os gatinhos, chamem o tamanduá e o tatu, criem galinhas... Desaposentem o chinelo, a vassoura e a água fervente na hora da faxina e usem menos inseticidas poluentes.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

DIA DE MEDITAÇÃO E FÉ



Hoje é dia 12 de outubro – dia da criança – de qualquer idade! É dia também da mãe de todos nós – Nossa Senhora Aparecida  Padroeira do Brasil.
Brasil, país cristão onde há liberdade religiosa num estado laico. Entre a teoria e a prática da verdadeira fé temos uma faixa obscura formada pela ignorância dos ‘livres pensadores vira casaca’, à solta, se aproveitando da boa fé das pessoas. Para aqueles que se dizem católicos, por exemplo, e que só fazem uma rezinha na hora do susto, não lhes faria mal algum praticar exame de consciência que certamente aprenderam nas aulas de catecismo... É um ato pessoal, particular, íntimo.
Hoje é dia de festejar a Santa padroeira de Brasil. Certamente a cidade de Aparecida do Norte, entre a multidão de fiéis realmente fiéis à Padroeira, haverá os católicos da hora. Todos naturalmente serão abençoados, pois uma Mãe sabe esperar por uma mudança sincera nos corações de quem a procura.
Oração: “Nossa Senhora Aparecida, Mãe Santíssima, estende vosso manto protetor sobre todos nós e dai-nos a vossa bênção agora e sempre. Concede-nos muita paz, saúde, bondade, justiça, pureza. Liberta-nos de todos os males. Que nossas aflições sejam superadas com fé, carinho e compreensão. Graças vos damos, Mãe bendita. Amém.”

Lembrete: A Democracia tem sua base moral na Verdade, na Tolerância, na Liberdade e no respeito à  dignidade humana.
“Investir em conhecimento pode nos tornar sábios... mas, Amor e Fé nos torna humanos”. (Glória Kalil

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

BRASIL- UM NOVO PANORAMA SURGE E RENOVA ESPERANÇAS


O julgamento e a condenação dos réus apontados como mensaleiros (corruptos – corruptores) é realmente algo Novo no país da impunidade onde milhões de processos dormem anos seguidos nos tribunais. Parabéns aos senhores Ministros do STF. A Nação está assistindo a uma lição inesquecível de como julgar de acordo com a Lei, que naturalmente vai entrar para a história.
Isso é um fato que renova as esperanças, dá um novo alento indicando que o marasmo está sendo vencido.
Outro fato que renova as esperanças foi o resultado das eleições municipais. É verdade que a máquina governamental foi usada naquela velha prática do é dando que se recebe, do eu mando e o eleitor obedece... Opa! Desta vez não foi bem assim. Houve um fato novo. A rebeldia esboçada pelo político Ciro Gomes há poucos anos ganhou força em PE com o atual governador que não se curvou às ordens do ex-presidente Lula e manteve as regras do jogo político.  Isso é muito bom para o país. Mostrou coragem que tem faltado à oposição.
Já o eleitor fez uma mobilização às avessas: muitos se abstiveram de ir votar, outros anularam ou votaram em branco. É um recado claro de que só ‘ficha limpa’ é pouco para criar uma verdadeira mudança nos rumos da política nacional. A Nação está cansada de promessas e projetos no papel, e espera políticos com capacidade de gerenciar programas com trabalho e obras que realmente atendam às necessidades de todos. Faz-se necessária uma reforma política para acabar com os que querem se perpetuar no poder – profissionais que se comportam como se o Estado lhes pertencesse.
No Brasil, as oposições têm estado muito acomodadas. Faltam verdadeiros lideres capazes de despertar o sentimento das massas em favor da Nação. O povo venezuelano deu um bom exemplo que pode e deve ser seguido por outros países da América Latina inclusive o Brasil e a Argentina.
Embora o governo tente minimizar as derrotas sofridas até agora, dizendo que os vencedores fazem parte da base aliada, os primeiros resultados das eleições municipais  no país apontam para o desejo de muitos querendo se distanciar e se descolar da imagem suja, corrupta e amoral que tem dominado nos últimos anos.
Isto é o começo. Aguardamos novas, e boas novas posturas de pessoas de bem. O momento é de esperanças renovadas.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

TRABALHANDO A AUTO-ESTIMA


- “Eu sou o bom, o bom, o bom...” – era o refrão de uma música do tempo da jovem guarda – época que deixou saudade!
Não sei por que as pessoas nos últimos tempos resolveram estender seu mau humor e agressividade inclusive através da música. Fico com a pergunta: - qual a relação (causa e efeito) entre uma afirmação positiva e um comportamento negativo?
Quem só vê trevas ao seu redor deve e precisa ser lembrado de que existe Luz, alegria e  que cada um é uma centelha  dessa luz que brilha para todos.
- ‘Não perdes por esperar... ’- resmunga o pessimista atirando um balde de água fria nos otimistas.
O mau humor proveniente de pensamentos negativos, que muitas vezes também são influenciados por problemas de ordem fisiológica, é uma constatação de falta de auto-estima. Falta cuidado pessoal e sobra descaso em se aperfeiçoar, estudar, conhecer regras de bem viver. Agem como a serpente venenosa que tem que picar alguém para descarregar o veneno acumulado na cabeça. A comparação faz sentido, pois uma pessoa com comportamento irritadiço e agressivo, em geral é vitima de envenenamento por uma alimentação errada, bebidas, drogas, medicamentos em excesso, mais pensamentos negativos, egoístas, vingativos, de inveja, etc.
Trabalhar a auto-estima implica em valorizar a si próprio, a começar pela aparência. E, aparência não quer dizer cor da pele. Boa aparência implica em saber se apresentar de forma adequada no ambiente de trabalho, por ex.; isso inclui vestimentas decentes, cabelos cuidados, saber falar, demonstrar respeito por si e pelo próximo, etc.
É como dizia uma vizinha:  - nós somos pobres, mas não somos ordinários... Ela era dona de casa, o marido motorista, e os três filhos estudavam no colégio. Era uma família unida; participava de todas as atividades na pequena cidade de igual para igual, sem afetação ou falsos modismos. Sabiam valorizar o pouco que tinham.
Tive uma colega em tempos de Faculdade que era um tanto acima do peso. Superava a dificuldade da aparência física com a técnica de se valorizar.  Todo dia de manhã, enquanto se preparava, em frente ao espelho, conversava consigo mesma destacando os traços de sua fisionomia, do amor que sentia pela vida, da felicidade de ser quem era; muitas vezes o fazia cantarolando. A forma natural e espontânea com que agia era contagiante, pois transmitia uma vibração positiva, luminosa ao ambiente.
É preciso renovar os pensamentos com o firme desejo de se melhorar em todos os sentidos. Há pessoas incapazes de varrer a calçada na frente de suas casas, por exemplo; é um bom exercício para começar a valorizar o que se tem. Se quisermos um jardim florido ao nosso redor devemos começar a fazer nossa parte. Comecemos a cultivar o nosso.
Olhe-se ao espelho e veja o que você pode fazer por você. Olhe ao redor e veja o que você pode fazer para restabelecer a ordem – inclusive manter a cidade onde você mora mais limpa e bonita. Tudo faz parte do cultivo da auto-estima de cada um.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO ÀS ELEIÇÕES MUNICIPAIS


Ontem tivemos eleições municipais no país de norte a sul. Muitas capitais ainda terão segundo turno. As esperanças foram renovadas. O julgamento dos mensaleiros, a criação da ficha limpa e uma maior conscientização dos eleitores tiveram até agora sua repercussão e sentimos que muitos anseiam por um novo panorama, uma nova ética na política, um maior respeito pela nação.
É no município, nas cidades, que vivem as pessoas e é aí que  ocorrem as principais decisões que afetam a cada um. Daí a expectativa de que o quadro político ao se renovar seja constituído por cidadãos de ‘mãos limpas’ – uma cara nova com cidadãos de bem, com capacidade administrativa, especialmente nas grandes capitais.
Há muito por fazer. Desde tapar buracos que já aniversariaram mais de uma vez, até a reorganização do espaço urbano atendendo às realidades meso-climáticas e  ambientais. Discurso não realiza obras. A lengalenga de politiqueiros menosprezando e agredindo o adversário ainda foi usado de forma vexatória por quem não tem propostas.
A tal luta de classes que só existe na cabeça de alguns, na verdade não passa de fala de papagaio que quer milho. Não se governa incitando desavenças. A insistência, por exemplo, do uso de cotas raciais já no próximo ano letivo nas Universidades e a criação pelo Ministério da Cultura de cotas exclusivas para criadores e produtores negros, segue uma linha perigosa e pode ter exatamente o efeito contrário. Pelo andar da carruagem, as políticas adotadas no sentido de minimizar certas diferenças ‘raciais’, podem desembocar numa espécie de apartheid nacional. Devem estar lembrados de como era na República da África do Sul:- lá havia ônibus, praias, hospitais, casas e até calçadas para negros e não brancos. Cuidado para não cair no erro de, para defender os direitos de uns, desrespeitar os direitos dos outros. Aliás, nossa Constituição proíbe toda e qualquer forma de discriminação. Cada um deve procurar seu espaço por mérito e não por imposições que geram constrangimentos.
Cabe aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário – Federal, Estadual, Municipal – fazer cumprir as Leis e aperfeiçoá-las se necessário, respeitando todos os cidadãos em seus direitos. Eles estão a serviço da Nação para a manutenção da Ordem, do Progresso e da Paz social.
Lembrete do dia; ‘Só alianças verdadeiras, desprovidas de egoísmos é que promoverão o bem estar coletivo. É hora de fazer um balanço e aceitar os desafios  para se criar um equilíbrio em beneficio da coletividade.’