quarta-feira, 19 de setembro de 2012

TUDO PELA DEMOCRACIA


O País passa por um momento especial. É o momento da depuração. Há urgência no combate ao autoritarismo, ao preconceito, ao obscurantismo, e, em especial às falsas promessas dos que usam o poder para fazer suas negociatas.
Os viciados no erro não conseguem mais distinguir o bem do mal. Liberdade para eles é fazer o que eles querem sem um mínimo de respeito pela Lei. Felizmente os Ministros do Supremo Tribunal da Justiça entendem o que é autonomia dos poderes constituídos e a estão exercendo. Temos certeza de que eles estão fazendo o correto no julgamento do mensalão pelo desagrado que tem provocado em setores do governo que já apelam falando que a divulgação do julgamento do mensalão é uma 'ameça à democracia'(sic).
No debate dos prefeitáveis ao governo da cidade de São Paulo me chamou a atenção a fala de um dos candidatos (Chalita) sobre o fato de São Paulo não estar 'alinhado com o governo federal' como o governo do RJ. Oras! O governo federal tem que atender a todos independentemente do partido a que pertençam seus governantes a nível estadual. Afinal, somos uma democracia!
Já falamos na troca de cadeiras do ministério da Cultura. Um detalhe eleitoreiro praticado no ato da posse da nova ministra foi a criação do Vale Cultura - R$50,00 / mês para funcionários públicos e pessoas com carteira assinada... Na visão do governo, que até conhece refrões musicais como: 'a gente não quer só comida...' , nem todos os brasileiros usufruirão de arte e cultura se depender dessa nova benesse governamental. Isso não é nem um pouco democrático!
A Verdade não precisa nenhuma comissão para que ela se torne evidente. Os que insistem em querer reescrever a história conforme lhes agrada, deveriam estudar ética, moral, civismo, democracia, respeito às Leis, entre outros valores que fazem do ser humano um ser diferenciado dos brutos e irracionais.
O mundo em geral parece dominado por uma síndrome de falta de senso crítico. As ondas de desrespeito de uns contra outros em nome de sua liberdade de expressão estão ganhando uma dimensão preocupante. No Brasil, a exploração da desgraça provocada por culpa dos próprios cidadãos que não se esforçam em melhorar sua conduta, preferindo atribuir aos outros toda a responsabilidade, vem à tona neste momento politico.  
Estudar é uma obrigação de cada um em particular. Inclusive dos mandatários que fazem vista grossa aos princípios democráticos que dizem defender.