Já estão espalhados por alguns pontos estratégicos os bonecos do mascote da copa - o Tatu Bola. Até que conseguiram fazer uma cara simpática...
A opção pelo tatu bola, típico animal dos campos e cerrados, não nos pareceu ecologicamente correta. O fato dele se enrolar todo e rolar como uma bola é um ato de defesa contra os predadores. Portanto, considerando que pé-na-bola (futebol) não é nenhum afago, mas um gesto de ataque, o sentimento que inspira em relação ao pobre animalzinho é de pena e de não de proteção à espécie. Quanto aos nomes... Bem. Sem comentários. Nem tatu merece.
Aliás, neste país em que se fala muito na defesa do meio ambiente, preservação de espécies como mico leão dourado, arara azul, onça pintada, jacaré, tartarugas, etc, parece que ninguém mais se lembra do tico-tico também conhecido com 'Maria-já-é-dia'. Tico-tico, para quem não sabe é aquela pequenina ave de dorso cinzento, peito amarelo claro e um topete de penas na cabeça. Era abundante em todo o território brasileiro e alegrava os terreiros com seu canto matutino. Não bastasse ser vitima do chupim que colocava seus ovos para o tico-tico criar-lhe os filhotes, acabou desalojado pelo pardal que foi introduzido na cidade do Rio de Janeiro em 1903 para 'decorar' a cidade. Ave do subártico tornou-se uma praga nas cidades e se propagou pelos campos onde faz a festa nas plantações, pois ele é granívoro.
O tico-tico, praticamente extinto, é insetívoro colaborando no equilíbrio ecológico, enquanto o pardal, devorador de sementes e grãos provoca um desequilíbrio no sistema. Os ecologistas de gabinete tem muito para aprender com Tatus e com Tico-Ticos; é bom lembrar que de "chupins" e "pardais" a natureza já tem os suficientes.
TATU BOLA - seu nome em tupi é Tatuapara. Significa: Ta = formigueiro; Tu = que ataca; Apara = que se encurva. pertence à classe dos mamíferos desdentados; seu nome científico é "Tolypeutes tricinctus";ele é um dos menores tatus com 2 a 3 kg. Há outros tipos de tatus como o Tatueté (tatu verdadeiro) que por sua carne saborosa semelhante à da galinha recebeu o nome de tatu-galinha.O maior de todos é o Tatu Canastra (Priodontes gigantensso au maximum, Bras.) com peso de até 30 kg. Além da carne, as garras do tatu são usadas para cortar, furar, raspar e até como adorno. Sua carapaça lembra uma canastra - cesta larga e flexível. Outros: tatuí (tatu pequeno), Tatupebussu (tatu baixo e grosso), Tatuguaxima, Tatupeba, etc.