quinta-feira, 6 de setembro de 2012

BRASIL - A REPÚBLICA DOS 37 MINISTÉRIOS!


Estamos em setembro de 2012. Comemoraremos os 190 anos da Proclamação da Independência em relação à Metrópole – Portugal! Afinal nos tornamos uma Nação dona do nosso destino. Destino? – que destino demos, realmente, à liberdade conquistada? Que vantagens teve a Nação com o banimento da Família Real do Brasil? Cada um, a seu tempo, fez o melhor – uns para a Nação, outros para si. Essa é a história...
Apagar todas as lembranças do período do Brasil Império tem sido um erro. O que na realidade importa é saber quais os reais ganhos teve a Nação Brasileira como República.
Já na primeira República, Rui Barbosa*, o então Ministro da Fazenda dizia: “Cortemos energicamente as despesas. Eliminemos as repartições inúteis. Estreitemos o âmbito ao funcionalismo, reduzindo o pessoal e remunerando-lhes melhor o serviço. Moralizemos a administração, norteando escrupulosamente o provimento de cargos do Estado pela competência, pelo merecimento”. (Sic).
Mais de um século se passou e em pleno início do século XXI temos uma avalanche de Ministérios, Secretarias, repartições públicas e uma infinidades de órgãos que acompanham a burocrática máquina administrativa que  complica  a vida dos cidadãos e facilita a corrupção e o acúmulo de mazelas em todos os setores.
Dizem: somos uma Nação nova, em formação! – Isso não justifica a falta de respeito pela coisa pública. Muito pelo contrário. Deveria ser mais um motivo para um esforço na direção do correto, da valorização da ética e da moral.
Greves. Greves. Greves. Em todos os setores da administração pública é o que temos presenciado.  Por onde andam os Ministros de cada uma das 37 pastas?
Somos a República das bananas como muitos, pejorativamente, falam?
Teremos uma grande festa democrática como dizem os apaixonados por política, ao referir-se às eleições que se aproximam, pois para eles surge a oportunidade de cavar um lugarzinho ao sol, ou melhor, à sombra do governo republicano de conveniência.
7 de setembro de 1822 a 7 de setembro de 2012 - 190 anos de Independência!
No que nos tornamos melhores? Creio que em pouca coisa em termos administrativos. O Brasil não precisa de tal quantidade de ministérios.
Você sabe o nome de todos os ministros? O que realmente está neste momento fazendo cada um?
O país continua a precisar que o provimento de cargos públicos em todos os níveis seja norteado por merecimento e competência.
·        RUI BARBOSA - escritor, jornalista e político baiano – foi destacada figura em defesa do abolicionismo. Vice-presidente de Governo Provisório ocupou a pasta da Fazenda na República e redigiu  a Primeira Constituição Republicana (1891). Embaixador do Brasil na Segunda conferência de Paz em Haia (1907) defendeu a igualdade de direitos entre as Nações. Por sua brilhante atuação recebeu o codinome de “Águia de Haia”.