sábado, 8 de setembro de 2012

BRASIL, UMA NAÇÃO NOVA? - NEM TANTO!

Brasil – uma Nação Nova! É o que dizem pessoas querendo justificar as precárias condições de muitos setores públicos. Estamos aperfeiçoando a democracia... É o discurso.
Mais de 500 anos se passaram desde a descoberta feita por povos do ‘Velho Mundo’ que para cá vieram com sua cultura, suas tradições. Portugueses, espanhóis, italianos – povos latinos – originários de povos muito mais antigos. Todos eles com tradições: Greco romanas – cristãs - judaicas, origens de nossa cultura milenar! Árabes, turcos, sírios, libaneses e outros povos do oriente médio – da mais antiga linhagem da humanidade, para cá também vieram e cá estão. Ninguém abdicou de suas raízes; muito pelo contrário. Sentem-se brasileiros, mas tem orgulho de suas origens. Que dizer da milenar cultura oriental introduzida pelos imigrantes japoneses? Eles também se sentem brasileiros sem renegar sua ancestralidade. O mesmo se pode dizer de muitos outros que adotaram o Brasil como segunda Pátria. Os diferentes grupos de negros, segundo historiadores, seriam muito mais antigos que os brancos e os amarelos. Portanto, sua cultura e costumes não são novos. Como também não é nova a cultura dos nativos que aqui viviam e que também fazem parte da Nação brasileira.
Portanto, independente das origens, todos os brasileiros tem raízes lá na antiguidade. Não é porque as novas gerações mudaram de endereço que  perderam a validade os valores éticos, morais, de direito, de justiça, de respeito, etc., bem como os legados do Direito Romano, da Democracia grega, dos ensinamentos religiosos cristãos, entre tantos valores humanitários que para cá vieram juntamente com os descobridores, povoadores e colonizadores.
Completamos pouco menos de dois séculos de Independência com a Proclamação em 1822, seguida da proclamação da República (1889). Realmente parece pouco tempo.
Somos uma República Democrática. Porém, a República não foi inventada pelos brasileiros. A Democracia não é invenção nossa. Somos uma República Federativa Democrática de tradição cristã. O cristianismo é uma conquista da humanidade com mais de dois mil anos. Nada é realmente NOVO neste país. Até a lengalenga de que somos uma Nação jovem já está ficando de cabelos brancos.
O sentimento de pessoas que desejam se perpetuar na irresponsabilidade da eterna criança ou do jovem que pode tudo, não pode ser transferido para a Nação como um todo. Somos uma Nação como todas as outras. Com qualidades e defeitos. Cada uma traz em si uma herança tão antiga como a humanidade. Pensem nisso, caros jovens e cidadãos das presentes e futuras gerações. É tempo de renovar as tradições, não descartá-las. Cada jovem brasileiro tem sua cota de responsabilidade perante a Nação. Espera-se que cada um cumpra com sua parte.