Muito se especula sobre o planeta Terra e seu uso. Poucos se interessam em olhar a paisagem que o Universo vai nos oferecendo gratuitamente na longa viagem sem paradas. Quando ocorre um belo espetáculo como o recente eclipse anular do sol, os viajantes - alguns - se encantam, enquanto outros preferem continuar cobrando pelos serviços de bordo.
As utopias para a "Construção do mundo que queremos"(sic) não tem consistência. O intervencionismo do Estado na vida dos cidadãos é uma prova clara da incapacidade de uns e outros em administrar, pelas incoerências apresentadas. Criam crises e querem combatê-las com 'pacotes' de medidas que vão contra os princípios básicos de uma convivência ordeira e que solucione os problemas. Regras de convivência são necessárias e indispensáveis, porém as que tem sido adotadas além de incoerentes e ineficazes são contraditórias. Vejamos alguns exemplos recentes:
- IPI zero para carros x trânsito caótico das cidades x poluição ambiental x toneladas de sucata e lixo x acidentes matando e mutilando pessoas... tudo para garantir empregos na indústria. Quanta falta de criatividade!
- Estímulo ao consumo x redução do poder aquisitivo dos aposentados x oferta de crédito e empréstimos x endividamentos desnecessários x inadimplência.
- Impostos - brasileiro trabalha cinco meses para pagar impostos. E os impostos vão para o ralo da corrupção sem cumprir sua função social.
- Lotação esgotada - estaríamos a ponto de inviabilidade do planeta por conta de superpopulação. Cabe muito mais que o dobro da população atual só com os recursos que são desperdiçados diariamente. Sobra espaço para produzir sem afetar vida no planeta.
O planeta Terra é um planeta privilegiado. Uma vida de paz e harmonia é possível. E com segurança, apesar dos sustos que vez por outra os terremotos e tsunamis causam. O Brasil também tem seus sismos e tremores de terra há muito tempo. Mas, o pior é a ignorância que leva as pessoas a especular sobre assuntos naturais que ocorrem - acidentes de percurso sempre haverá. É só aprender a viver de bem com a vida, com os nossos semelhantes e com a natureza.
Estamos longe do mundo paraíso idealizado nas utopias, pois há muitas pessoas que subvertem conceitos como se fossem a autoridade máxima do planeta. Enquanto houver pessoas querendo transformar tudo em coisa de museu - como por exemplo, a Democracia - continuaremos a viagem pelo Universo correndo o risco de tropeçar nos egoísmos, individualismos e vaidades pessoais.
Boa viagem para todos nós!