quarta-feira, 2 de maio de 2012

MAIO - O BRASIL E O MUNDO DEMOCRÁTICO

Ontem foi  dia do trabalho. Parabéns a todos os trabalhadores – aqueles que ajudam e ajudaram a construir este país. O trabalho enobrece, dá dignidade à pessoa e torna respeitável o cidadão que pode orgulhar-se de contribuir com sua parcela pelo bem estar de todos.

No Brasil foi uma festa! O primeiro de maio, para quem tem um emprego garantido foi motivo de comemorações. No mundo, os protestos unânimes, de ponta a ponta, nos países da União Européia e nos EUA, mostraram que lá não há motivos para comemorações, e que o que hoje lá são sérias preocupações, pode se estender e atingir outros países se não houver bom senso dos governantes. Globalização é isso...

O outro lado da moeda, no Brasil, está no alto índice de corrupção que atingiu a república.

Vivemos uma Democracia. Sempre é bom relembrar o que seja uma democracia.

DEMOCRACIA – (do grego: 'demos'= povo, e 'kratos'= autoridade) é uma forma de organização política que reconhece a cada cidadão da comunidade o direito de participar do governo e da gestão dos assuntos políticos e sociais da coletividade. Devido a complexidade das sociedades modernas com tarefas especializadas de ordem administrativa leva a efeitos colaterais graves com o desrespeito pela coisa pública. A maioria dos países atuais que se dizem democráticos, não o é. Não basta, por exemplo, o voto direto dos cidadãos. Os cidadãos elegem representantes seus, porém perdem o controle sobre os atos praticados pelos governantes. Normalmente, o sistema é regulado por uma Lei fundamental – A Constituição. A essência da democracia como um sistema representativo está na separação e independência dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. O poder constituído deverá ser exercido em nome do povo através das instituições.

Temos ouvido muitas críticas dirigidas a governos do passado que seriam dominados pelas elites econômicas da época. 

Corresponde à chamada PLUTOCRACIA – ( do grego: 'ploutus' = riqueza; 'kratos' = autoridade, poder). Teoricamente seria um governo exercido por um grupo de pessoas que detém o poder econômico. Embora ele nunca tenha sido institucionalizado, existe em países ditos democráticos, porém as estruturas sociais e produtivas são controladas por pequeno grupo que detém em suas mãos as riquezas – são democracias imperfeitas, regimes híbridos ou mesmo autoritários onde o povo vota, mas não tem opção de mudar os mandantes que se revezam ou se perpetuam no poder.

Os tempos mudam, mas as democracias em muitos países, inclusive no Brasil, e que deveriam se aperfeiçoar estão caindo na armadilha da corrupção agravada pela impunidade. Sem exageros, já podem ser classificadas de 'cleptocracia'. A certeza de que o tempo apagará da memória do cidadão todas as denúncias e provas de enriquecimento ilícito, de desvios de verbas, de formas de corrupção, tem contribuído para que políticos inescrupulosos se perpetuem no poder.

A cleptocracia gera um clima de esperteza e oportunismo. CLEPTOCRACIA – (de clepto = roubo; kratos = autoridade) é um regime de governo onde o país é administrado de forma a beneficiar financeiramente somente os governantes, por meio de desvios de verba e lavagem de dinheiro. Um governo desse viés é corrupto, desrespeita a Constituição, as hierarquias de poderes e os direitos inerentes de cada cidadão. O poder passa a ser discricionário; os cargos são exercidos como fonte de renda particular dos governantes burlando as normas e enfraquecendo as  entidades fiscalizadoras, prejudicando as estruturas sóciais e produtivas do país.

- Como um governo corrupto chega e se mantém no poder?

– Um conjunto de manipulações das massas é que levam a essa deterioração da democracia. Destaque: a) lançamento de ideologia política para se manter no poder; b) programas de benefícios junto à população menos favorecida; c) desarmamento da população para se garantirem contra possíveis atos de revoltas armadas; d) repressão e perseguição ao 'inimigo', não só para destruí-lo física como moralmente; e) os erros praticados pelos comparsas passam a ser classificados de 'malfeitos', sacrificando alguns transgressores para dar uma satisfação ao povo sem ter que renunciar ao poder; f) uso da máquina administrativa para se blindar. Etc.

Os movimentos de revolta que se estendem pelo mundo são uma prova de que o modelo está esgotado. Cabe à mídia esclarecer a sociedade. No Brasil, hoje se inicia mais uma CPI – a do Cachoeira. Muita água vai escoar antes de tudo ser esclarecido. Que a Verdade prevaleça!