O fator mais importante e decisivo na vida, não é o que nos acontece. É, sim, a atitude que adotamos diante dos fatos que se sucedem. Cada um pode, usando sua inteligência e vontade, escolher a cor com a qual quer colorir sua vida. As chances de sucesso são diretamente proporcionais ao grau de prazer que cada um extrai daquilo que faz. É a lição do: - "se a vida lhe oferecer um limão, faça com ele uma boa limonada!"
Nada acontece por acaso. Tudo tem uma mãozinha empurrando... Use a sua se quer que algo novo aconteça - ou seja, faça acontecer. Mude sua ótica, seu modo de agir, supere os medos pela mudança e aprenda a aceitar o novo.
Costumo dizer que a inteligência existe para ser usada. Cultivar bons hábitos,como o da leitura, pode abrir novos horizontes para um mundo novo, vibrante, repleto de aventura. Dizem que uma pessoa comum lê à velocidade de 250 palavras por minuto. Em uma semana, quanta coisa nova pode ser assimilada por uma pessoa com vontade de aprender. Um livro é a melhor invenção de todos os tempos. É o 'mudo que fala', o companheiro que leva o leitor a lugares incríveis; conta histórias de povos e de pessoas; deleita com o ritmo dos versos do poeta; narra experiências de vida com os ensinamentos, os mais variados. Você nunca estará só, tendo no bolso um poeta, ou um clássico, ou um livro de referência, diz a sabedoria de quem usufrui de tal companhia.
Quando procurar pelo ouro, não olhe para a poeira; quando procurar ouro e só encontrar poeira, lembre-se que é dela que todos somos feitos. Se você quiser encontrar ouro, aquele que enriquece e ninguém vai lhe roubar, procure-o dentro do seu coração.
Saia do círculo de giz que limita a ação. O maior caminho para a aprendizagem - para a sabedoria, a aventura, o prazer, a compreensão da natureza humana, de nós mesmos, do nosso lugar dentro dele, e que nos proporciona alegrias e abre portas para um bem viver e pensar está na leitura de bons livros.
Pensamento: - "Quando a única ferramenta de que você dispõe é um martelo, todos os problemas começam a se parecer com pregos." (A. Maslow).