quinta-feira, 3 de maio de 2012

REALITY SHOW? - NÃO! - PROGRAMA DE REABILITAÇÃO

 

Entre tantas noticiais de festança de políticos brasileiros em Paris, que mais parece um verdadeiro 'reality show dazelite', encontrei uma muito, mas muito diferente mesmo. E tem tudo a ver com o lado positivo das boas iniciativas para resolver problemas sociais.

Você sabia que existe no meio do Saara um programa do governo francês visando reabilitar jovens delinquentes, através do intercâmbio com o povo dos tuaregues?

Aqui no Brasil se multiplicam os programas televisivos de realismo onde se candidatam atores e pessoas que concorrem a prêmios milionários. Diversão e nada mais. Alguns de qualidade duvidosa. Outros, verdadeiras aberrações que dão visibilidade a valores duvidosos.

O reality lá no Saara é muito diferente. É um programa para jovens adolescentes e delinquentes perigosos internos em instituições na França. O grupo de jovens é escolhido entre os que têm capacidade de liderança. Eles passam um mês de travessia do deserto do Saara tendo como meio de transporte o camelo, e mais um mês vivendo em tendas com o povo nômade tuaregue.

Os resultados obtidos tem sido positivos. Os jovens que passam por essa experiência junto a um povo que não tem nada e ainda assim é feliz e se respeitam uns aos outros, não só melhorou seu comportamento, como ao voltar, levam a experiência para outros que ficaram retidos nas instituições. O efeito tem sido positivo para todos, segundo a notícia.

Eis aí um exemplo que poderia ser adaptado como uma forma de reabilitação dos nossos jovens que só se tem aprimorado na delinquência nos abrigos onde vivem, e que não os recuperam para a sociedade. Lembramos que no passado havia os colégios internos dirigidos por padres e freiras para onde eram enviadas as crianças e jovens que de outra forma não tinham condições de estudar e receber uma educação adequada; esses colégios tinham capacidade de formar cidadãos; infelizmente foram desativados e o modelo substituto adotado pelos diferentes governos não supre as necessidades de formar e educar que deles necessitam.

Bem que os senhores políticos brasileiros, que vivem rodeando e passeando pela terra com preferência para visitar o que há de mais luxuoso e confortável, também se preocupassem em colher experiências para melhorar a vida das pessoas que eles representam. Naturalmente, desfilar em Universidades recebendo títulos honoríficos, condecorações em parlamentos, festando em restaurantes de luxo acompanhados de alegre comitiva, entre outras amenidades, é muito mais agradável.

Reforma política urgente para escolher cidadãos realmente comprometidos com os problemas nacionais. De escandalos e discursos eleitorais já estamos saturados.  É preciso reabilitar e resgatar sos valores da verdadeira democracia.