quinta-feira, 31 de maio de 2012

PAÍS DAS MARAVILHAS & BAGUNÇA ORGANIZADA

Cada país, cada povo tem seu jeito de ser. Visto de fora é aquela maravilha - uma verdadeira miragem que ilude. Quem, no entanto, enfrenta o dia a dia, é que sabe como é a bagunça de cada um.
Ao ler a notícia sobre a nova fórmula de classificar as classes sociais, aqui no Brasil, incluindo na classe "C" pessoas com renda entre R$300,00 e R$1.020,00 lembrei de uma reportagem feita por um explorador francês na região dos Lagos - África. 
Lá do alto, em pequena aeronave, ele ia registrando as belas paisagens que se estendia a perder de vista. Eram de tirar o folego. Linda a vista a aérea. 
O piloto pousou numa vila perdida no nada, para o abastecimento da aeronave. Pobreza extrema! O 'prefeito' da vila o recebeu e o atendeu com toda civilidade e cordialidade. Abastecido o tanque, hora de pagar o combustível: 8 dólares. O piloto procurou a menor nota na carteira - uma de dez dólares. Surgiu um problema. Na vila não havia dinheiro suficiente para dar o troco correspondente a dois dólares! O piloto francês resolveu a situação dizendo que poderia ficar com o troco. Agradecido, e sem esconder a emoção, o prefeito informou que com aquele dinheiro (dois dólares!) ia poder fazer as melhorias necessárias no aeroporto, nos serviços de comunicação, nas vias de acesso à vila mais próxima, entre outros  benefícios para a população...
Nós, brasileiros, vivemos num país de riquezas imensas, temos uma cultura adiantada em relação a muitos povos africanos, mas, o nosso salário mínimo, que para aquele povo seria uma fortuna, mal dá para pagar o básico de uma família aqui no Brasil. E, é neste país de fartura, que bilhões (!!!) de dólares são desperdiçados e se esboroam diariamente sem realizar as obras que não saem do papel. Mas, temos uma classe "C" - a das migalhas - que garante uma imagem de prosperidade e cria a miragem que leva a muitos lá de longe a  achar que o Brasil é uma maravilha.
Obras que não saem do papel! É o caso das obras da copa 2014. Apesar dos bilhões já disponibilizados, 41% das obras ainda não saiu do papel. O sr. Blatter disse que 'achava que fazer a copa no Brasil seria mais fácil' (sic). Lá de longe, num país com outros costumes, ele ignora que no país do futebol sobra burocracia. É lei que não acaba mais; são portarias, decretos, instruções, licenças, e um sem número de requisitos a seguir e obedecer... Só isso!
Aqui a bagunça é organizada mesmo. Com certeza a copa será um sucesso. O que não ficar pronto sempre dá para dar um jeitinho... Os recursos da mídia virtual podem melhorar o visual, por exemplo. Feriados e folgas para assistir os jogos já estão programados.
Quanto à classe "C", certamente assistirá tudo pela TV nova comprada a prestações a serem pagas até a próxima copa. Não tenham dúvidas... Não há no mundo nenhum país como este!