domingo, 20 de maio de 2012

CPMI - E ASSUNTOS DA SEMANA. - DEIXA PRA LÁ? NÃO DÁ!

CPMI e demais acontecimentos que não dá para deixar para lá como gostariam os envolvidos. Especialmente a investigação em torno dos escândalos que mal começaram a ser apurados e já tem cheiro de pizza queimando.
Quem não conhece uma cachoeira? Delta, pelo menos na aula de geografia física, já aprenderam o que é. A combinação Delta-Cachoeira é uma combinação fantástica de elementos da natureza; ela acaba de expor a natureza da combinação politica que domina o território nacional. Mas, a investigação sobre o Cachoeira, a Delta, o Torres.... tropeçou;sempre há uma pedra no caminho - PT e PMDB...amigos do rei. Olá. Olé. Disfarça, disfarça. Deixa para lá... É  o que querem os embromadores. Não dá. 
Outro coro do deixa para lá envolve a conduta do sr. governador do RJ, aquele que descobriu a Paris da "Douce France...", onde, certamente, não foi aprender com os pobres de Paris. Enquanto isso, a tal da pacificação das favelas mais parece uma praça de guerra a espalhar bandidos pelo amplo território nacional.
Não é por falta de dinheiro que este país não sai da miséria; aliás, é pela quantidade de dinheiro circulando em mãos de aproveitadores, que as obras não são feitas. Dizer que leva um ano para se construir um creche! A promessa do atual governo para a construção de milhares de creches já poderiam estar funcionando não fosse que tudo está empacado no PAC. Fico a imaginar que estejam esperando que as criancinhas sem creche façam um protesto lá na esplanada pedindo que seus direitos sejam respeitados. Buaaa!!!!
Por falar em cheches e escolas, seria interessante que a CPMI também perguntasse ao Cachoeira, quando ele for depor, sobre o tal projeto de importação de escolas (pré-fabricadas) da China. Certamente não custariam apenas $1,99, mas talvez resolvessem mais rapidamente o problema da construção das creches.
Ainda falando em dinheiro tem os royalties do pré-sal. A lei sobre os recursos minerais é clara. Eles pertencem à União. Portanto, todos os Estados da Federação tem direitos a uma parcela dos lucros do petróleo.
O dinheiro vai comprando consciências, apagando da memória o mal feito, confortando aqueles que, de acordo com seu nível de entendimento, se dizem vítimas e merecedoras de indenizações. Uma pena que estejamos tão longe do mundo que eles dizem querer. Com essa mentalidade ele não vai acontecer nunca. 
Apurar a verdade, seja ela qual for,  é importante na medida que corrija o presente e previna o futuro. Porém, o que estamos observando é um autoritarismo que usa até dedo em riste - somos uma democracia - contra quem defende direitos que lhes estão sendo negados. 
Bem, lá no velho mundo, a Grécia, berço da Democracia corre o risco de desaparecer engolida pelo sistema imposto por uma visão distorcida do uso dos recursos financeiros concentrados em mãos dos bancos.
Não só as secas do nordeste, as enchentes do Rio Negro na Amazônia, o intenso frio que ocorre nesta época do ano na região Sul e Sudeste, são assuntos que têm vez no noticiário para fazer com que o cidadão se sinta um pouco mais culpado por existir. Agora vão começar a bater na velha tecla do superpovoamento da Terra.  Tudo faz parte da ideia que eles fazem do mundo que querem que seja só deles.
 Não se sinta culpado por existir. Defenda seus direitos. Não deixe para lá que os outros decidam por você em favor deles. 
E, que siga avante a cachoeira levando de arrastão todo um delta que represa o bom andamento político nacional, e limpe toda corrupção reinante.