O tema
sobre meio ambiente não é novo. Os cuidados com a natureza que os
ambientalistas defendem atualmente, e que a Carta Encíclica Laudato Si’ (Papa Francisco) reforça nas Orações finais: - “ Sana nuestras vidas, /para que seamos protectores del mundo /y no
depredadores,/para que sembremos hermosura/ y no contaminación y destrucción.”....
“ Danos la gracia de sentirnos íntimamente unidos con todo lo que existe”...
, - também são objeto de culturas milenares como o Feng-SHUI – na China Antiga.
Segue o resumo revisado do livro:
Feng-SHUI – A Ciência do Paisagismo Sagrado na China Antiga (Ernest J.
Eitel) que fez parte do Shvoong.com em
2008.
O LI > O YIN – YANG >
Positivo x Negativo - Conceitos: A energia de onde saem o Yang e Yin é o Ch'i, ou sopro da
natureza. Estas leis da natureza são o Li, anterior à Criação. A ordem celestial,
estudada pela Astrologia, é o céu explicitamente representado pelos astros que
eles estudam e aplicam no dia-a-dia. Esta tradição esotérica anti-diluviana
chinesa também tem semelhança com povos Sumérios, Egípcios e Maias, remontando
a era da Lemúria e Mu, originados do continente de Gondwana. O sentido mais
amplo de Feng-SHUI significa as relações com a natureza ambiente, a influência
na paisagem e a felicidade dos habitantes.
O conhecimento envolve
muita sensibilidade, por isso o ideal é que o conhecimento seja passado do Guru
ao discípulo diretamente..
Através de regras e sinais
e pela percepção extra-senhorial das energias o praticante do Feng-SHUI pode
neutralizar energias negativas e captar e aproveitar as positivas de um lugar
qualquer. Isso intrigava os ocidentais que não entendiam aquela estranha
filosofia. O autor classifica esta ciência milenar de infantil de "uma
humanidade pré-civilizada".
Convém lembrar que no
ocidente esta prática já era conhecida com os nomes de geomância, rabdomância e mais recente como energia das formas.
Na visão dos estrangeiros,
a China vivia uma espécie de "ecologia"
dos espíritos humanos e da natureza. Essa ignorância dos ocidentais fez com que sofressem as
consequências de sua atitude ante a filosofia chinesa em relação ao Feng-SHUI,
e os chineses transformaram o conhecimento em ciência oculta.
O chinês considera as
formas da natureza como um campo magnético onde fluem energias que precisam ser
harmonizadas. Daí ser comum ver pagodes aparentemente sem nenhuma finalidade
espalhados por montes e encostas de montanhas, mas que estão captando e
redirecionando a energia Ch'i. Essa filosofia do passado criou ambientes
magníficos especialmente nas áreas rurais com o objetivo também de obter bons
resultados na agricultura.
A atitude de respeito para
com a natureza permite que vejam nela um organismo vivo respirando em união
céu-terra. Todo sistema Feng-SHUI é baseado no conceito emotivo da natureza e
sua transmutação criando forças que se alternam, ora masculinas, ora femininas.
Tudo está em estrita
concordância com os princípios matemáticos, traçados e ilustrados por
diagramas, exibindo a proporção numérica do Universo, chamado "So",
ou números. Os princípios Hi, So, e Li, só se tornam manifestos através das
formas e perfis da natureza. O conjunto do LI (ordem da natureza); SO (suas
proporções numéricas); HI (seu sopro vital ou energias sutis) e YING (suas
formas aparentes) constituem o que popularmente é chamado de Feng-SHUI.
Significados dos elementos Céu x Terra: - O céu é o tipo ideal
para o Chinês; a terra é apenas o reflexo material, grosseiro. Tudo o que
existe na terra é uma forma sensível e transitória de algum agente celestial. O
Feng-SHUI tem por objetivo a decifração desse horóscopo celestial do futuro das
pessoas e das nações.
Os pontos básicos são: 1-
O céu governa a terra; 2- Céu e terra influenciam todos os seres vivos, e
podemos tornar essa influência benéfica; 3- Os vivos dependem da boa vontade e
influência geral dos mortos. Este item é muito importante para o chinês que
mantém um culto aos mortos, de respeito e veneração. A alma humana é dotada de
natureza dual. Distinguem um animus e a anima. O primeiro é a energia da
natureza humana o alento do céu, o espírito; a anima é o elemento feminino da
natureza - o alento da terra, a matéria.
A prática oriental chinesa
sobre o Feng-SHUI desenvolveu um estudo
da Natureza para localizar um ponto favorável onde as correntes magnéticas
(masculina e feminina) passam. Alegoricamente correspondem ao dragão azul (à
esquerda) e o tigre branco (à direita) de qualquer lugar considerado bom. O
ângulo formado por essas duas posições sinalizadas por elevações é bom se as
condições do céu também o forem. Um predomínio das forças femininas é
considerado negativo.
Feng-SHUI e o I-CHING: - A sucessão das estações
determina proporções numéricas da natureza; daí os ideogramas conhecidos como o
I-Ching. Cada um tem uma correlação com todos os elementos da natureza, céu,
terra, planetas, constelações, signos, etc. Um complicado cálculo com o auxílio
da bússola do geomante leva o estudioso do Feng-SHUI a determinar um grande
número de resultantes que as pessoas comuns não entendem o que dá credibilidade
ao geomante.
Harmonização com o sopro da
natureza > A natureza tem o seu sopro; da sua estrutura deriva toda a boa ou
má influencia. Os locais com suas constantes pulsações e permutações de expansão
e contração determinam condições variadas da atmosfera: frio, calor, secura,
umidade, vento, e fogo. Estes são os sopros da natureza, que aliados aos cinco
elementos da natureza: madeira (Júpiter); fogo (Marte); terra (Saturno); metal
(Vênus) e Água (Mercúrio) - que também se inter-relacionam constituem e
determinam todo o sistema da meteorologia chinesa.
Rochas destacadas, serra
ou rios em linha reta são formas negativas. Algumas formas de harmonização da
natureza e corrigir as influencias negativas: - a plantação de árvores ou
construções de pagodes, tanques com água fluindo na frente das casas, dragões e
leões entalhados sobre os telhados, traçar caminhos sinuosos, etc.; essas são
algumas formas de harmonizar a natureza. As formas da natureza cujas
extremidades se encurvem dando a idéia de uma ferradura são as melhores; rios
sinuosos podem atrair riqueza e abundância.
O estudo do Feng-SHUI
atualmente de divide em dois ramos: o templo ancestral e a escola Kwang-si. A
primeira segue a tradição antiga da ordem da natureza (Li) e das proporções
numéricas (So), com amplo uso da bússola. A segunda dá ênfase às doutrinas do
sopro e aos perfis da natureza. Usa também a bússola do geomante como auxiliar.