O
comportamento descompromissado observado em todas as esferas governamentais e o
aumento da violência e desrespeito pelo outro na sociedade envolvendo jovens
cada vez mais cedo nos faz refletir como reverter essa situação.
Discute-se a
redução da maioridade penal, o que equivale a tocar os sinos querendo apagar um
incêndio já instalado. Todos concordam em que a Educação é a solução. Mas falta
VONTADE política para levar adiante uma Educação que realmente eduque, prepare
o jovem para uma vida responsável, ou seja, forme uma personalidade consciente
de suas responsabilidades perante si e a sociedade.
Educação, como
entendemos, deve equivaler a uma iniciação para a Vida. Ela compreende duas
etapas: 1- O aprendiz recebe as informações (teorias e especificações) em forma
de ‘documento’ (livros, apostilas, textos, palestras, exercícios, etc.), com
a reserva absoluta de sua liberdade de pensamento. 2- A prática >
consiste no exercício e treinamento intelectual, psíquico e moral que o
transforma num profissional consciente de suas responsabilidades.
O
aproveitamento dos ensinamentos depende da diversidade de inteligências; umas
mais abertas ao conhecimento, outras mais limitadas ou dispersivas. O real
aprendizado depende da aptidão de cada estudante, de seu caráter e de sua
inteligência, tudo a ser acionado pelo motor da VONTADE. Ela é que é a
principal mola propulsora de todo aprendizado.
A VONTADE gira
em torno de um pólo positivo e um pólo negativo. Sim x Não; Bem x Mal; Anjo x
Besta. Trabalhar os opostos, estabelecer equilíbrios, levar o aprendiz a vencer
a força da inércia, da ilusão, da fantasia. Idealiza-se muito e o despertar nem
sempre é agradável. O aprendizado sobre o diferente, sem preconceitos ou
pré-julgamentos radicais, é que faz a diferença.
Os professores
não sabem o que se passa nas cabeças de seus alunos; porém, pressupõe-se que o
professor saiba qual é o seu papel na formação das ‘cabecinhas’ (muitas vezes
avoadas) dos pupilos sob sua responsabilidade.
A figura
simbólica da “ESFINGE” nos dá uma síntese de como deve ser a ação de toda
educação. Vejamos:
1- Cabeça Humana = Inteligência > adquirir o conhecimento, a ciência. Ela está a indicar
o caminho. É o ensino teórico.
2- Flancos de Touro = força > perseverança no
trabalho duro, rotineiro, metódico de todo e qualquer estudo.
3- Patas de Leão = ter ousadia, aceitar desafios,
enfrentar dificuldades com ‘garra’.
4- Asas de Águia = vontade de crescer, subir,
ascender com o próprio esforço.
Em síntese > os resultados aparecerão se houver Vontade,
Coragem e Persistência no estudo. Inteligência foi feita para ser usada.
SOBRE
A CONDUTA HUMANA: O questionamento sobre a conduta humana a partir da mais
tenra idade, passando por todas as fases da vida é oportuno, pois envolve
Vontade e Liberdade. Cada um deve ser livre de acordo com sua vontade; esse
agir livremente corresponde a alinhar-se do lado positivo ou do lado negativo;
entre o bem e o mal. Essa é uma escolha que depende da formação que o individuo
tiver recebido desde o inicio da vida (em família), rompendo as forças da
inércia.
Questões a ponderar:
- a) Onde está,
na organização humana, a indicar as forças de inércia? – Resposta: no instinto,
nas paixões.
– b) Onde
está, ao contrário, o indicador das forças positivas? – Resposta: Na energia
moral, a Virtude.
– c) Onde está
a organização humana das forças de desintegração que leva à inércia? –
Resposta: - Na tendência ao isolamento no egoísmo.
– d) Onde
estão, ao contrário, as forças de integração? - Resposta: Na tendência à
solidariedade, ao altruísmo, na fraternidade.
O Universo
transcendente está aberto a quem tiver VONTADE para triunfar das forças
negativas; o egoísta cairá como sua própria vitima sofrendo o efeito da seleção
natural (excludente) pela sua ação antinatural e anti-social.
Conclusões: - o maior erro cometido na educação publica
no país tem sido o de não considerar o educando como individuo único, com
aptidões e necessidades próprias, com vontade própria a qual deve ser
exercitada numa rotina com desafios de aprendizado crescente. Ao abraçar uma
ideologia e querer nivelar todos pela sua medida é um crime contra a liberdade
individual, além de atropelar de forma irresponsável os direitos individuais e
desestruturar a formação dos jovens que ficam divididos entre valores muitas
vezes opostos aos seus. O aluno, não
importa sua origem ou capacidade cognitiva, tem como direito inalienável a
reserva absoluta de sua liberdade de pensamento. Toda e qualquer forma de
doutrinação ideológica deve ser repudiada.
‘QUE POVO É ESTE?”
- ‘Que povo é este que habita a
Terra; Que, em nome da Paz, pratica a guerra?
Parece um ser de outra esfera, de
homem fantasiado, que vai fazendo da vida um jogo de dados.
Quanto mais pesado fizeres o
mundo, mais sobre ti pesará.
Pirilampo querendo ser estrela! –
Quando a lição aprenderá?’