domingo, 28 de junho de 2015

COPA AMÉRICA – POLUIÇÃO AMBIENTAL E POLITIQUICES


À primeira vista são três assuntos que não deveriam estar juntos. Mas eles estão no cotidiano de muitas pessoas. E, nesta semana durante a Copa América no Chile, tornou-se evidente um grave problema ambiental que só se resolve com vontade política. Os jogos transcorreram em ambientes poluídos pela fumaça produzida em fogões a lenha.

O Brasil foi eliminado nos pênaltis no jogo contra o Paraguai. Foi uma atuação fraca ou será que os adversários dos outros países é que tem times melhores? – com Neymar ou sem Neymar, estamos fora da Copa América e nossos jogadores e toda a equipe da Seleção deixarão o Chile mais cedo, ficando, assim, livres da poluição ambiental que está predominando no país em pleno inverno. Melhor para a saúde de todos eles. Ganhar ou perder faz parte de competições. Desta vez perdemos; não vai aqui nenhuma critica; apenas o incentivo para que se preparem melhor para as próximas competições. Dunga continuará no comando da Seleção.

Poluição Ambiental – estado de atenção no Chile por conta da fumaça produzida por lenha e/ ou produtos que geram fumaça e gases tóxicos em pleno século XXI, com toda tecnologia que existe, é caso sério. Muito sério, pois parece que as novas gerações desaprenderam o que os cidadãos do século passado sabiam.

Vivi a época do fogão a lenha. -  Fumaça? – só quando se usava lenha inadequada. Era expressamente proibido queimar folhas, gravetos, palha, pano ou papel – todos poluentes. A lenha utilizada era a que produzia brasas e emitia um mínimo de fumaça branca pela chaminé.  Os fogões eram de tijolos de barro que ajudavam a manter o ambiente aquecido no inverno. No momento não sei citar quais as espécies lenhosas que produzem brasas que queimam até o fim deixando cinzas de alta qualidade - a qual era utilizada para fazer sabão de cinza ou para ser adicionada ao solo nas hortas. Lembro que havia entregadores de lenha que usavam uma carrocinha onde cabia 1m3 e era vendido sob encomenda.


Em regiões de clima frio, inclusive aqui no sul do Brasil o uso do fogão a lenha é mais comum do que se pensa.  
Antes que os ambientalistas comecem a gritar sobre ‘desmatamento’ aqui vai nossa sugestão: - Parem de tocar os sinos e comecem a trabalhar na produção de lenha própria para fogões domésticos e industriais. Estou falando do fornecimento de ‘lenha’, não de carvão!  Gastem seu tempo com uma pesquisa séria sobre o assunto e estarão contribuindo com o reflorestamento além de gerar uma nova fonte de renda para milhares de cidadãos. O mais não passa de blá blá blá e politiquices sem vontade de resolver o assunto de poluição ambiental com fumaça tóxica.