segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NO PAÍS FESTIVO TEM DATA COMEMORATIVA TODO DIA – LEI DO VENTRE LIVRE.

Setembro está finalizando. Entre as efemérides do mês, além do Sete de Setembro – Dia da Pátria – também são datas que mereceriam destaque, mas que passaram em branco: Entre elas o dia nacional da Imprensa (dia 10), o dia dos Símbolos Nacionais (dia 18), e o dia da Lei do Ventre Livre (dia 28).
O 7 de Setembro passou de forma pouco patriótica e bem menos festiva para o povo; este preferiu se ausentar das ruas em virtude das manifestações que assustaram e causaram transtornos em muitas capitais. Dia da Independência! E, continuamos tão dependentes de políticas improvisadas em todos os setores, o que deixa o país carente de soluções que realmente dêem à Nação Brasileira a dimensão que merece.
Todos sabem cantar o Hino Nacional e tem orgulho de sua Bandeira colorida e festiva a ser agitada pelos ventos da república que, a duras penas, segue seu caminho, enquanto o lema ‘Ordem e Progresso’ insiste em alto e bom som chamar a atenção. O Brasão ou Escudo e as Armas Nacionais, como o Selo e Sinete que autenticam os documentos emitidos pelo governo vão sendo usados automaticamente. A Imprensa vai noticiando...
E nós, brasileiros, tentamos entender as Leis. Uma Lei anula outra. Quando se emite uma nova lei, revogam-se as disposições em contrário. E, os legisladores atuais munidos de uma equipe de assessores vão se enrolando nos meandros das novas leis e se esquecem de revogar as disposições em contrário.
No mês de Setembro comemora-se o Dia da Lei do Ventre Livre. Foi José Maria da Silva Paranhos, o Visconde do Rio Branco (1819 -1880), político baiano, figura de destaque no Segundo Império, quem presidiu o conselho de Ministros, quando foi aprovada e promulgada a Lei do Ventre Livre (1871). Ela tornou livres os filhos de escravos nascidos a partir daquela data. Essa Lei deu continuidade ao processo que levaria ao fim da escravidão no Brasil. Em 1885 foi aprovada a Lei dos Sexagenários – Lei Saraiva/Cotegipe. Em 1888 a Lei ‘Áurea’ assinada pela Princesa Isabel declarou extinta da escravidão no país e revogava as Leis em contrário. Encerrava-se assim um processo de escravidão iniciado com a proibição do tráfico de negros – Lei Eusébio de Queirós – 1850.
Os tempos mudam. Mudam os governantes. Mudam os conceitos de relação homem/trabalho. A recente contratação de médicos cubanos pelo governo, para atender ao plano de Mais Médicos, causou estranheza pela forma como foi feita. É uma nova forma de importação de um novo tipo de mão de obra ‘escrava’, se não aqui, lá na sua origem? – Não sou jurista. Acredito que seja um caso a ser estudado por órgãos de defesa dos direitos humanos.
Setembro. Mês primaveril. Tempo de renovação. Sempre é bom rever conceitos e valores. Todo homem nasce livre e tem o direito de ir e vir, estudar, aprender, trabalhar, ter seu sustento e de sua família, independente de sua origem, cor, crença, etc. Até que ponto isso está sendo respeitado, especialmente pelos que defende o aborto?

Mês próximo, apesar de todas as mazelas e contradições dos adultos, teremos o dia da Criança com muita festa, com certeza.