quinta-feira, 5 de setembro de 2013

AÇÚCAR BRANCO – O DOCE VENENO - SEUS EFEITOS NO ORGANISMO HUMANO - OUTROS ADOÇANTES


AÇÚCAR – O doce veneno; o mesmo que sacarose. Produto fabricado industrialmente a partir da cana e da beterraba. Variedades: açúcar branco refinado, açúcar cristal, mascavo.
A presença de sacarina na cana é pequena. Porém, à medida  em que é processado, o calda da cana, ela se concentra: a) pela eliminação da água e de sais de celulose e de ligninas; b) pela conversão de sacarose em sacarina com o aquecimento e catálises químicas que ocorrem no processo de industrialização.
A sacarina é um alcalóide parente de todas as outras drogas proibidas e chega a uma concentração de até 30% nos açúcares refinados. Por esse motivo  o açúcar branco refinado: 1- causa dependência e tolerância; 2- destrói o ser humano pelos efeitos excitante inibidores tóxicos; 3- é o elemento ‘doce’ mais ‘doce’ diferente que é tão apreciado pelos comedores de doces; 4- produz aparente calma inicial seguida de depressão, angústia, com crises de agressividade, pois o tônus nervoso é destruído. 5- o viciado em sacarina também apresenta crises de abstinência, além de graves problemas fisiológicos que afetam o fígado, o pâncreas, a tireoide, a hipófise, etc.
Muitos casos clínicos poderiam ser resolvidos com a simples supressão do uso do açúcar branco refinado. Sua adição a muitos produtos industrializados torna difícil corrigir os efeitos colaterais que isso representa na saúde do homem ‘civilizado’ que consome o produto sem saber.
Sacarose – açúcar de cana e de beterraba; cristalino, incolor, doce, usado largamente na alimentação humana – fórmula qui. (C12 H22 O11).

Outros adoçantes:
Sacarina – é um derivado do alcatrão de hulha de sabor adocicado. É produto aceitável como substituto ao açúcar. Fórmula: C7 H5 O3 NS.
Glicose – fórmula – C6 H12 O6 – açúcar encontrado no sangue e em diversas plantas, cristalino, incolor, dextrose.
Frutose – Hexose cristalina, ortorrômbica, incolor, formada juntamente com a glicose pela hidrólise da sacarose; levulose; fórmula: C6 H12 O6.
Dextrose – açúcar natural do amido de milho.

Mel – substancia doce elaborado pelas abelhas a partir do néctar das flores. Néctar – líquido açucarado que as plantas segregam em várias de suas partes, os nectários. Ele substitui com grande vantagem todos os outros adoçantes pelas suas qualidades , pois é um alimento de alto valor.