sábado, 21 de setembro de 2013

A NATUREZA PERMITE, O HOMEM DISPÕE - CURIOSIDADES

Vivemos mergulhados num mundo repleto de sons, cores, valores, formas, qualidades e uma infinidade de ‘surpresas’ que só as pessoas mais perspicazes conseguem detectar. “Não dividir o que a Natureza Juntou’ – recomendava Vidal de La Blache; ou ‘ A Natureza permite, o homem dispõe’ dizia Lucien Lebvre em seus estudos geográficos. Realmente a ciência não para de se surpreender com os detalhes que o maravilhoso mundo nos proporciona ver, observar e sentir. E, o homem acha que pode ser o maestro de tudo. A natureza, no entanto sempre tem algo a nos ensinar.
Em minha infância experimentei conhecer o ruído do mar usando uma linda concha colorida que uma tia guardava fora do alcance das crianças. Aquele marulhar, ou ruído constante de águas correndo ora mais forte ora mais distante dependendo da posição da concha colada ao ouvido, ficou gravado na memória. Era o barulho do mar tão distante(!).  Mas...

O barulho que ouvimos quando colocamos uma concha junto ao nosso ouvido não é o oceano, mas sim o som do sangue correndo nas veias da orelha. Esse lembrete me remeteu a uma observação que nos causou surpresa pela intensidade do ruído: ao encostar o ouvido no travesseiro, vedando-o totalmente, o barulho da corrente sanguínea soou como uma forte correnteza. Em alguns momentos parecia uma tempestade. Faça o teste. Vai ficar surpreso!
Hoje o plástico substituiu grande parte das embalagens de vidro. As embalagens plásticas não degradáveis se tornaram um problema ambiental. O vidro demora um milhão de anos para se decompor, o que significa que nunca se desgasta e pode ser reciclado um número infinito de vezes. Ele não é tóxico e por isso não prejudica o meio ambiente como o plástico feito a partir da ‘separação’ dos componentes do petróleo. Aí está um exemplo da sábia recomendação: ‘não dividir o que a natureza juntou...’

Você sabia que devido à força da gravidade da Terra é impossível as montanhas serem mais altas do que 15 mil metros? E, que, devido ao movimento da Terra, as altas montanhas tem um lado mais alto e abrupto e o outro em declive mais suave e escalonado? E que o planeta Terra recebe 100 toneladas de poeira cósmica todos os anos, influindo-o em seu peso?
Dentre as riquezas minerais, o ouro é o único metal que não enferruja, mesmo estando enterrado no solo por milhares de anos. Ouro! O metal dos deuses. A riqueza ambicionada por todos. Dizem que em tempos de calamidades e de necessidade surgem quantidades imensas de ouro – seria a tal ouro alquímico produzido em laboratório. Um grupo de cientistas canadenses descobriu uma bactéria capaz de produzir ouro em poucos segundos. A Delftia acidovorans solidifica o ouro liquido e cria estruturas sólidas parecidas com pepitas com o objetivo de se proteger do ouro, um metal  que pode ser fatal para esse tipo de micro-organismo.

Muitos são os exemplos de maravilhas da natureza que nossos olhos deixam de admirar uma vez que estamos muito ocupados. Em geral estamos ocupados em nos defender de alguma ameaça anunciada por pessoas que atingiram certos postos de comando numa hierarquia política e social. Como esses ‘funcionários’ tendem a ser promovidos até ao seu nível de incompetência, os resultados negativos atingem a sociedade  em todos os setores.

A Natureza permite, o Homem dispõe – dentro de suas limitações, naturalmente. Toda jornada por mais longa que seja, começa com o primeiro passo. E o estudo ainda é o melhor caminho para realizar uma jornada de descobertas fascinantes. Não aceite o prato pronto. Em geral ele vem contaminado com algum ‘conservante’ deletério.