quarta-feira, 25 de setembro de 2013

COMO VAI SEU EGO? CUIDADO!

Hoje já trabalhei mais do que o programado. Quem inventou os serviços domésticos certamente não tinha nada mais para fazer. Mas, nada de mau humor. Meu avô quando via alguém aborrecido dizia: - ‘Quem se aborrece tem dois trabalhos: um de se aborrecer e outro de se desaborrecer.’ – portanto, página virada. Há muitos problemas mais sérios na ordem do dia que não podem ser ignorados.
Nos últimos tempos o país está mergulhado numa crise de egos, cada um querendo se sobressair mais que o outro. Nem preciso dizer que os principais tipos que vimos desfilar nos noticiários, especialmente durante o julgamento do Mensalão, são de políticos que não querem sair do palanque. Como haverá novos capítulos da novela, o desfile deve prosseguir. Por enquanto, os mensaleiros ególatras, após a vitória de pirro obtida no STF com os embargos infringentes, estão com o ego em alta. A Lei. Ora a Lei. Ela tem brechas, por onde, ao que tudo indica, eles escaparão a gargalhar. Haja ego para massagear!
 A fala da presidenta lá na Assembléia Geral da ONU que usou a tribuna para discursar num autoelogio vendendo uma imagem de um super país, com tudo de bom acontecendo, foi outra demonstração de cultivo do ego. Infelizmente, o que ela disse não é bem assim. Porém, deve ter aguçado um pouco mais a curiosidade dos ‘espiões’ que agora vão tentar descobrir o segredo ou mistério que se esconde por trás da imagem exibida no discurso e a crua realidade que é de conhecimento geral, e que todos podem acompanhar ao vivo e a cores diariamente via noticiários. Certamente foi isso que levou ao presidente Obama informar que vão ‘rever a forma de coleta de informações’ (sic).
Ao ouvir médicos estrangeiros do programa ‘mais médicos’ dizer num portunhol forçado que estão aqui para ajudar o Brasil na área da saúde, senti vergonha. Como também não dá para ficar feliz com o resultado negativo da Educação – leia ‘engenharia social’*. 
- Violência,   corrupção, impunidade e que dizer dos mensaleiros? Direitos humanos? Etc.
Cultivar egos tornou-se prática pedagógica. Já ouviram falar em reflexos condicionados tipo ‘behaviorista’? No meu tempo de estudante, quando a individualidade era respeitada, aprendíamos o que significava essa prática. Agora os alunos são submetidos a ela. Quanta diferença!
A ‘Engenharia Social’: - prioriza a mudança de atitudes, de comportamentos, condutas através de um condicionamento onde não há interesse em desenvolver o educando intelectualmente. Ou seja, visa manipular mentalmente para internalizar nos alunos atitudes consideradas apropriadas pela nova pedagogia. Quanto mais jovem for o aluno, mais fácil de agir sobre sua mente e desenvolver o condicionamento para agir e reagir conforme os estímulos recebidos.