domingo, 10 de junho de 2012

SAÚDE - JUVENTUDE - LONGEVIDADE - ARTE DE BEM VIVER

Juventude e longevidade – são a eterna busca do homem, desde o elixir da longa vida à todos os métodos e técnicas científicas modernas. Ginástica, repouso, dietas... e:

- manter pensamentos positivos de coragem, saúde, tranquilidade;

-- imaginar-se forte, sadio, bem disposto, alegre, entusiasmado;

- alimentar suaves emoções de amor, de justiça, bondade, tolerância, simplicidade;

- ajudar aos seus semelhantes;

- não se lamuriar das enfermidades, dores e cansaços e dificuldades;

- procurar aprender algo novo;

- cultivar admiração reverente pela vida;

- não cometer excessos de qualquer espécie que possa comprometer a saúde física e mental;

- evitar a maledicência, inveja, ódio, ciúme e autopiedade;

- ocupar a mente com planos de vida generosos;

- viver o momento sem ligá-lo ao passado ou ao futuro.

São alguns conselhos práticos que todos podem seguir.  Vigilância constante é indispensável.

Mas, todos envelhecemos. O envelhecimento ocorre porque perdemos a  saúde de um órgão ou glândula que interfere com todo o sistema.

Nem todos estão dispostos ao 'sacrifício' de aprender e aplicar em si pequenas regras de bem viver e respeitar o complexo e maravilhoso microcosmo que é o corpo humano.

Dietas são feitas de forma apressada, ginásticas estressantes, cirurgias – lipo ou redutoras / desentupidoras – agem de imediato em um ponto restrito, porém o resto da máquina humana continua como o velho motor precisando de uma retífica urgente. O fluxo sanguíneo, os nervos, o aparelho respiratório, a assimilação/eliminação dos alimentos, os ossos, a pele... uf! – tomar conta de tudo exige saúde!

A postura ereta do homem com o tempo tende a encurvar-se sob o 'peso dos anos' e principalmente pelo mau uso do corpo. Músculos flácidos e nervos enrijecidos são um alerta para começar a cuidar-se.

- Ventre côncavo ou convexo?

 – O primeiro indica um perfil de pessoa saudável. O convexo, onde o estômago dilatado comprime os órgãos vizinhos, indica riscos para o coração, pulmões, fígado, funcionamento dos intestinos, etc.

Outro detalhe físico de importância a ser observado é a coluna flexível. A coluna vertebral é o canal ósseo condutor da 'árvore da vida' – ou seja, a medula que se ramifica nos nervos raquidianos – estes comandam importantes funções psicofisiológicas.

No tempo de escola nos era ensinada a postura correta de sentar nas cadeiras de encosto reto. E havia aulas de educação física. Hoje, além da educação física foi posta de lado,as carteiras escolares servem para deixar o corpo com posturas cada vez mais erradas o que vai influir no corpo todo – inclusive na atenção às lições na classe.

O aprendizado é longo, mas, que uma vez adquirido, é como quem aprende a andar de bicicleta. É só recomeçar. Mas para isso é preciso aprender primeiro.