Juventude e longevidade são a eterna busca do homem, desde o elixir da longa vida à todos os métodos e técnicas científicas modernas. Ginástica, repouso, dietas... e:
- manter pensamentos positivos de coragem, saúde, tranquilidade;
-- imaginar-se forte, sadio, bem disposto, alegre, entusiasmado;
- alimentar suaves emoções de amor, de justiça, bondade, tolerância, simplicidade;
- ajudar aos seus semelhantes;
- não se lamuriar das enfermidades, dores e cansaços e dificuldades;
- procurar aprender algo novo;
- cultivar admiração reverente pela vida;
- não cometer excessos de qualquer espécie que possa comprometer a saúde física e mental;
- evitar a maledicência, inveja, ódio, ciúme e autopiedade;
- ocupar a mente com planos de vida generosos;
- viver o momento sem ligá-lo ao passado ou ao futuro.
São alguns conselhos práticos que todos podem seguir. Vigilância constante é indispensável.
Mas, todos envelhecemos. O envelhecimento ocorre porque perdemos a saúde de um órgão ou glândula que interfere com todo o sistema.
Nem todos estão dispostos ao 'sacrifício' de aprender e aplicar em si pequenas regras de bem viver e respeitar o complexo e maravilhoso microcosmo que é o corpo humano.
Dietas são feitas de forma apressada, ginásticas estressantes, cirurgias lipo ou redutoras / desentupidoras agem de imediato em um ponto restrito, porém o resto da máquina humana continua como o velho motor precisando de uma retífica urgente. O fluxo sanguíneo, os nervos, o aparelho respiratório, a assimilação/eliminação dos alimentos, os ossos, a pele... uf! tomar conta de tudo exige saúde!
A postura ereta do homem com o tempo tende a encurvar-se sob o 'peso dos anos' e principalmente pelo mau uso do corpo. Músculos flácidos e nervos enrijecidos são um alerta para começar a cuidar-se.
- Ventre côncavo ou convexo?
O primeiro indica um perfil de pessoa saudável. O convexo, onde o estômago dilatado comprime os órgãos vizinhos, indica riscos para o coração, pulmões, fígado, funcionamento dos intestinos, etc.
Outro detalhe físico de importância a ser observado é a coluna flexível. A coluna vertebral é o canal ósseo condutor da 'árvore da vida' ou seja, a medula que se ramifica nos nervos raquidianos estes comandam importantes funções psicofisiológicas.
No tempo de escola nos era ensinada a postura correta de sentar nas cadeiras de encosto reto. E havia aulas de educação física. Hoje, além da educação física foi posta de lado,as carteiras escolares servem para deixar o corpo com posturas cada vez mais erradas o que vai influir no corpo todo inclusive na atenção às lições na classe.
O aprendizado é longo, mas, que uma vez adquirido, é como quem aprende a andar de bicicleta. É só recomeçar. Mas para isso é preciso aprender primeiro.