Santo Antonio, São João, São Pedro... Junho é um mês alegre e de muitas festividades pelo país. Devoção, alegria, fogos, fogueiras, quadrilhas, música e folclore para animar o povo festeiro em inúmeras reuniões de oração, confraternizações e quermesses.
Hoje, dia de Santo Antonio considerado santo casamenteiro, abre as festividades. Era Santo de devoção de meu pai que costumava homenageá-lo com o mastro na frente da casa lá da chácara "Santo Antonio" onde moramos por alguns anos. Não faltavam os fogos e as orações. Em tempos difíceis de seca a devoção e os pedidos eram reforçados. Nunca faltavam flores, pois o mastro com a imagem do Santo ficava na frente de pequeno jardim onde dominavam lírios, girassóis, delicados 'beijos dobrados' em tom rosa, as pontuais 'onze horas', mimos e folhagens coloridas, além, naturalmente, da vistosa trepadeira de flor de São João que nesta época do ano florescia pelos campos.
O 'Responso a Santo Antonio' é uma pequena oração que traduzimos do espanhol de um livro de orações do fim do século XIX.
RESPONSO A SANTO ANTONIO
-"Se buscas milagres, olha
Morte e erros desterrados,
Miséria e demônios fugidos,
Leprosos e enfermos sãos.
- O mar acalma sua ira,
Redimem-se condenados,
Coisas e bens perdidos
Recobram jovens e velhos.
- O perigo se afasta
Os pobres são beneficiados;
Falem os beneficiados,
Falem os paduanos.
- O mar acalma sua ira,
Redimem-se condenados,
Coisas e bens perdidos
Recobram jovens e velhos.
- Glória ao Pai
Glória ao Filho
Glória ao Espírito Santo.
-O mar acalma sua ira,
Redimem-se condenados.
Coisas e bens perdidos
Recobram jovens e velhos.
- Roga a Cristo por nós
Antonio Glorioso e Santo
Para que dignos assim
De suas promessas sejamos.
Amém!"