sexta-feira, 15 de junho de 2012

O MUNDO É UM PALCO - OS SALTIMBANCOS ESTÃO EM AÇÃO

O mundo é um palco. No passado os saltimbancos divertiam o povo e as cortes. Um famoso ator teatral de antigamente executou a mais longa peça teatral de que se têm notícias. Ele foi de uma cidade a outra encenando a peça.

Hoje, o mundo continua um palco imenso. A diferença é que, inúmeros outros 'artistas' da hora, representam seus papéis de assaltantes a bancos, aos cofres públicos, ao bolso do povo que está a engolir os pastelões – pizzas queimadas, requentadas e que nem para adubo reciclável servem mais. Pensam que a festa não vai acabar nunca. O mundo dá muitas voltas. Todinhas. Nem uma a mais, nem uma a menos.

Mas quem serão esses novos 'artistas'? – Nada mais, nada menos que a classe "P" - dos políticos da política menor – que já são treinados em curso de Neurolinguistica para representar o 'seu' papel com a maior cara lavada do mundo.

Felizmente, quem aprendeu a observar a conduta das pessoas já sabe que o olhar – janela da alma – não consegue esconder o que vai por trás da máscara fria e calculista que exibe o 'ator' da vez.

A teatral CPMI do Cachoeira tende a se esvaziar, aproveitando a Rio + 20, outro palco montado para distrair setores cujo meio de vida é o de defender o meio ambiente, enquanto ignoram o ser humano rodeado de miséria moral por todos os lados. Para variar, a tônica das conversas envolve milhões de dólares para salvar o planeta. Quem vai pagar a conta?

Todos nós queremos um mundo melhor. Para fazer um mundo melhor, a primeira coisa de que se lembram é do dinheiro. Mas, e quando não havia dinheiro? A força do trabalho também é uma forma de capital. Os ativistas e governos se lembram sim, do trabalho Voluntário – dos outros...

Sabe-se que os bancos estão abarrotados de valores imobilizados. Incluindo o ouro e pedras preciosas. Não há interesse real em melhorar o planeta, pois as riquezas acumuladas não estão cumprindo sua função.

A história conta sobre os Reis Magos e seus presentes ao menino Deus. Entre eles o ouro, metal precioso.

Os Reis Magos descendiam da Antiga Iniciação que é eterna – companheira dos altos estudos que se esforça para que a humanidade não se perca. Sem o ouro dos Reis Magos a civilização da época não podia ter mudado para melhor através do Cristianismo que se propagou numa rapidez inexplicável. Os criadores desse novo mundo eram sonhadores orientados somente pela fé.

É preciso olhar o mundo de maneira prática. A poesia não o é. Ela nos mostra as coisas vistas de cima.

A teatralidade nada prática dos dias atuais está se tornando cansativa.

A Paz Universal pressupõe a Guerra Universal.  Se quisermos realmente um mundo melhor é preciso começar a derrotar os atuais saltimbancos em ação e restabelecer a Verdade, olho no olho!