segunda-feira, 25 de junho de 2012

PARAGUAI - PAÍS SOBERANO PARA DECIDIR SEU DESTINO

- Por Santiago! – é o grito de guerra dos países da Unasul contra o novo governo do Paraguai. Eles estão fazendo um verdadeiro "San Juan" em relação à atitude soberana do Paraguai de exercer sua autodeterminação aplicando a Lei que rege a Nação.

Essa interferência de governos nada democráticos – Venezuela, Bolívia, Argentina, entre outros - contestando a deposição legal do presidente Lugo, é uma interferência nos assuntos internos de uma Nação Soberana. Estão repetindo a mesma insensatez que cometeram contra Honduras, onde a embaixada do Brasil serviu de palco a um triste espetáculo com a invasão e ocupação pelo Sr. Zelaya e seus amigos, tudo insuflado a partir da Venezuela. Hoje a posição do governo brasileiro em relação ao Paraguai, acompanhando os países da Unasul, só demonstra imaturidade no trato de assuntos internacionais.

Respeitar para ser respeitado – isso é da política do bom senso que deve reger as verdadeiras Democracias.

A autodeterminação dos povos está sendo esquecida, ignorada propositalmente, decretada "validade vencida", exatamente pelos países que tanto apregoam a defesa da Democracia. Democracia essa que nem em seus países está sendo respeitada pelos respectivos mandatários.

- "Acá no hay golpe" – declarou Federico Franco – novo Presidente legal do Paraguai. E, o ex-presidente Lugo e seu advogado já reconheceram a legalidade do sucessor. Descontentes sempre haverá. Os berrinche locais têm uma lei que continua valendo, e isso basta!

O pequeno país vizinho merece respeito. Vamos revalidar a doutrina de Autodeterminação dos Povos e Não ingerência nos assuntos internos alheios.

Que cada membro da Unasul medite sobre o assunto e faça menos barulho em torno das medidas legais adotadas pelos poderes constituídos do país em questão. Todos têm muito para fazer dentro do próprio país antes de querer decidir o que é melhor para os outros. Ao trabalho!

 

Nota: - Por Santiago! = grito de guerra dos iberos.

Hacer um 'San Juan' = fazer muito barulho desnecessário. No popular brasileiro = estão fazendo um carnaval; ou no português de Portugal = estão a jogar bulha.

Em resumo: - Moderação. Respeito. O Paraguai é um país soberano com capacidade para decidir seu destino.