quarta-feira, 6 de junho de 2012

PLANETA VÊNUS - UM POUCO DE MITOLOGIA

 

Ontem, "Eos" – Vênus, a deusa dos dedos róseos... - passou célere entre a Terra e o Sol. Vimos quando surgiu do espaço, e, após descrever uma curva aberta partiu rumo noroeste perdendo-se na escuridão dos céus. Foram alguns segundos de observação. Aqui já era noite. Ela ia ao encontro de uma nova aurora para brilhar sua eterna juventude.

A mitologia descreve "EOS" (Vênus) como a deusa dos dedos róseos cujas mãos erguidas ao céu, descerram as pálpebras do Dia.

Sua história não é só de beleza, mas também de paixão.

Segundo fontes, que contam sua história, ela foi casada com Astreu, com quem teve Eósforo e os quatro Ventos. Eósforo, também é chamado de Lúcifer e corresponde à estrela Matutina – ou seja, o planeta Vênus quando é visível antes do amanhecer. Os Ventos são Boreas, Zéfiro, Noto e Astros.

Conta a lenda as inúmeras aventuras da deusa, sendo que Afrodite lhe impôs como castigo uma paixão desenfreada. Seu último e grande amor foi Titono, que apesar de agraciado com a imortalidade, não o foi com a juventude. Envelhecido, triste em sua solidão, encerrado numa câmara, emitia sons estridentes e fortes. Os próprios deuses se compadeceram dele e lhe permitiram uma metamorfose. Transformou-se numa cigarra que continua a sina de emitir sons estridentes e fortes até hoje.

"Eos", no entanto, continuou bela e jovem. A cada manhã ressurge nos céus num corcel alado. Sugerem alguns que seja o próprio Pégaso.

Ela é acompanhada de seu irmão Hélio (Sol) e de sua irmã Selene (Lua).

São muitas as versões sobre deuses, suas jornadas celestes evocando símbolos de Luz, Fogo, Poder e domínio dos Sentimentos. Eos, Hélio, Selene continuam indiferentes em sua jornada celeste proporcionando diariamente novas gotas de vida a jorrar sobre o planeta Azul – a Terra – nosso privilegiado lar no universo.

Se olharmos para o céu, teremos a oportunidade de ver outros espetáculos de conjunções estelares, de eclipses, de cumprimento de rotas por parte de cada pontinho luminoso que nos espia lá do alto, ou das profundezas do infinito...

Vênus vai voltar. Sua passagem ontem foi especial.  A de hoje também será, como a de amanhã, e todas as outras que continuarão a nos encantar.

Estaremos aqui, apesar do pessimismo de muitos que ainda não aprenderam a olhar para o alto e ver algo mais que materialidade.

Deuses e Heróis não são simples invenções para distrair os homens...