Transporte urbano - um caos! As cidades sufocam. Todo dia milhares de novos veículos a circular, a poluir, a matar. Parece que todo mundo tem 'bicho carpinteiro' que os obriga a correr daqui para lá, de lá para cá.
Bem, seja por necessidade ou não, o número de pessoas com 'pé na estrada' é tão grande que o planeta Terra mais parece um formigueiro em atividade ininterrupta. Basta ver fotos de satélite para se ter uma idéia em nível mundial do que é esse corre corre, muitas vezes desnecessário, e que costuma provocar muitos acidentes com fim trágico.
Para grandes distâncias, é um sobe e desce de aviões - e eles não tem a marcha-ré; qualquer problema que ocorra lá em cima, e precisa fazer uma larga curva para contornar o problema - se der tempo e não cair antes. Isso além de ter que competir com urubus e outros pássaros que não tem radar nem dão marcha-ré...
O Trem Bala! Maravilha da tecnologia moderna ligando em poucos instantes grandes centros urbanos. Mas, se houver algum probleminha, o acidente será inevitável devido a alta velocidade.
Os trens comuns, sem manutenção, todos os dias fazem centenas de vítimas. É incrivel como os responsáveis pelas linhas de estradas de ferro e das outras vias de comunicação se comportam - eles simplesmente ignoram que máquinas, trilhos, pisos com asfalto, pontes, etc, desgastam com o tempo e precisam ser renovados, conservados, etc. Ontem, mais um trem lá em Buenos Aires por falta de manutenção causou vítimas e estragos irreparáveis...
Dizer o que? Montanhas de sucata se acumulam pelo mundo afora, seja dos veículos acidentados, seja dos que já estão sucateados naturalmente pelo tempo.
É possível reverter o caos nas cidades, pelo menos em parte.
- A bicicleta surge como uma opção saudável, econômica e ecologicamente correta. Algumas cidades europeias já as utilizam de forma racional. Lá, as vias são planas; já numa cidade como São Paulo, por exemplo, haja fôlego para pedalar.
- Carros elétricos - não poluem... mas ainda são caros, além de continuar atravancando ruas.
- Carros sem motorista e com controle remoto via GPS - já estão entre os projetos avançados para o futuro transporte (individual) nas grandes cidades.
Em geral as soluções propostas são todas para atender indivíduos de forma isolada. O transporte coletivo é que é o ideal para atender ao cidadão.
Vamos ficar com os pés no chão!
Temos uma sugestão. Há alguns anos imaginei numa ficção um sistema de transporte simples: CALÇADAS ROLANTES.
Já existe a tecnologia que é utilizada para escadas rolantes em grandes lojas, assim como existem as esteiras rolantes para transporte de cargas em grandes galpões e indústrias.
É perfeitamente possível utilizar essa tecnologia para o transporte de pessoas nas áreas centrais de cidades com alta concentração de pessoas circulando.
Onde andam os engenheiros, os urbanistas, os arquitetos e demais interessados na melhoria das condições de vida nas cidades que ainda não fizeram um estudo sério para aplicar o sistema utilizado nas escadas rolantes e instalar um sistema de calçadas rolantes com passarelas e tudo o mais?
Tudo depende de planejamento. A Universidade existe para isso. Alô Universitários! Que tal começar a trabalhar na prancheta um projeto que pode resolver o problema do transporte urbano em alguns setores melhorando a qualidade de vida das cidades?
CALÇADAS ROLANTES: - Olha aí um filão que pode dar futuro e render dividendos. Sem tirar os pés do chão, sem poluir, sem estresse. A idéia está posta. Aproveitem a oportunidade de fazer algo diferente.