quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

INVERNO POLAR NA EUROPA!!!

Os polos estão derretendo! O continente Euroasiático está congelando! E, os brincalhões perguntam marotamente: - Todo esse frio é por conta do aquecimento global?
A pergunta deveria ser: - o que está acontecendo com o planeta para que as massas de ar mudem de uma região para outra como temos observado.
Depois de muita neurose midiática misturando a destruição do meio ambiente pelo mau uso, com uma possível mudança climática a nível global para um aquecimento exagerado, assistimos ao oposto - ou seja, o inverno Siberiano chegando até o Atlântico com nevasca inclusive no norte da África em plena faixa de clima temperado.
Na verdade esse fenômeno não é a primeira vez que acontece. O clima é característico de região temperada com forte influencia da continentalidade.  Ou seja - invernos rigorosos e verões extremados. Sempre ouvi meus avós e outros imigrantes europeus se referirem a essas variações como sendo - "seis meses de invierno y seis meses de infierno"; e, quando o frio custava a chegar, o ditado era: "El frio, el lobo no se lo come". Essas referências eram feitas por pessoas que viveram na península Ibérica nos fins do século XIX e começo do século XX quando, em 1910 , migraram para o Brasil. Nessa época mal se iniciara a revolução industrial. Portanto, os extremos climáticos nada tinham a ver com a ação humana em relação ao meio ambiente.
Já falamos sobre os depósitos de sedimentos que comprovam que no passado, inclusive aqui no Brasil houve períodos glaciais. Não é nenhuma novidade que a Antártida já foi região de clima quente.
A vida humana é relativamente curta para abranger períodos longos de mudanças cíclicas e observar o deslocamento das massas de ar, ora dominando numa região, ora em outra. O estudo dos climas apresenta incógnitas e o planeta tem movimentos ainda não bem conhecidos.
Nada de alarmismos e exageros. Basta ir se adaptando às circunstâncias. Para quem vive de olho no espaço em busca de um planeta (a anos luz!) pensando em um dia deixar a Terra, que se prepare bem. Pois o tal paraíso tão sonhado pode ser aqui mesmo, com invernos rigorosos e verões escaldantes!
É como dizem: - 'não há clima inconveniente; as roupas é que são inadequadas'. Novos hábitos e mais ordem nos usos e costumes são regras de bom senso. Não somos meros turistas passeando pelo planeta Terra.