sábado, 4 de fevereiro de 2012

A ORDEM E A LIBERDADE

Liberdade! - uma escolha para ser escravo, ser um anarquista, ou para ter uma vida ordenada?
Em uma sociedade justa subsiste uma tensão saudável entre as exigências da Ordem e os anseios da Liberdade.
Liberdade é o normal para a humanidade. E no caso, 'normal' significa um 'padrão duradouro', ou seja, onde haja uma regra permanente, coerente, justa, benéfica para todos, e que deve conter os princípios da ordem social. Essa ordem deve ter como alicerce uma doutrina de fé religiosa, por exemplo, que estabeleça uma hierarquia de valores e fronteiras para as vaidades do ego humano.
A liberdade, através dos tempos passsou por muitos estágios até atingir o atual. Porém, a liberdade como muitos a interpretam na atualidade, perdeu os parâmetros do que é ordem e está caindo para o oposto. Em nome da liberdade  estão sendo esquecidos os deveres ditados pela consciência de respeito perante algo ou alguém superior - no caso da fé em um Deus - que norteia a vida das pessoas. Sem esses princípios que ordenam as condutas individuais, a liberdade dificilmente sobrevive.
Uma mente capaz de abranger o significado da importância da fé como base para a ordem, pode salvar do caos a sociedade mundana, materilaista, praticante da amoralidade em todos os sentidos, onde o desrespeito já atinge o próprio indivíduo que está se tornando incapaz de discernir valores:
- Aborto? Drogas? Violência? Mentira? Corrupção? Opressão? Licenciosidade? Cerceamento das liberdades por atos praticados por mentes doentias? Escravidão subserviente a ideologias destrutivas das crenças e da fé - únicos esteios capazes de sustentar a ordem na alma e na sociedade através do conhecimento, começam a dominar em certos setores da vida afetando principalmente a juventude.
No Brasil, hoje assistimos a um desfile de denúncias, as mais variadas, em todos os setores. Desde a polêmica das milionárias construções de estádios para a Copa (das Confederações e mundial de Futebol) e as Olimpíadas, enquanto milhões de cidadãos vivem sem um teto, prédios desabam, bueiros explodem, greves por melhores condições de trabalho são realizadas para forçar governantes a olhar para a realidade vigente, - até mais um escândalo ministerial... Todo dia, mais um!
Liberdade demais corrompe, leva ao caos  e à autodestruição. Ordem de menos mata!
O normal de uma conduta com ordem e liberdade deve conter 'um padrão duradouro, baseado na ética, na moral e na Verdade.