De origem incerta, o Carnaval chegou ao Brasil através de uma festa popular portuguesa 'o entrudo' que acontecia num período anterior à quaresma.
Evoluiu muito, e das pequenas manifestações de rua com os 'corsos', hoje temos uma imensa variedade de expressões e manifestações com blocos, trios elétricos arrastando multidões e as atuais e gigantescas escolas de samba. A brincadeira, no passado servia para divertir foliões das cidades; eles iam para a rua em cordões formados por carros abertos e depois passou a animar festas grandiosas em salões de clubes onde artistas desfilavam luxuosas fantasias. Hoje é um mega evento que movimenta a economia de algumas regiões através de um turismo que atrai foliões não só nacionais como de outros países. E, assim temos: Brasil, país de Samba e do Carnaval.
Muitas são as músicas marchinhas que animaram e ainda animam os foliões. Quem não ouviu pelo menos uma vez alguma destas?
Chiquita Bacana lá da Martinica; Mamãe eu quero; Pierrô Apaixonado; A Jardineira; Cabeleira do Zezé; Saca-rolha; Allah-la Ô; Daqui não saio daqui ninguém me tira...; Ó Abre Alas...; e a clássica da despedida: - 'Está chegando a hora'...
Embora o Carnaval não seja meu divertimento predileto, contribui com a letra para uma escola de samba de minha cidade, lá nos anos 70. Hoje, para sair da rotina, resolvi rimar algumas frases com sabor de alegria carnavalesca.
HOJE É CARNAVAL
Deixa pra lá as tristezas e as mágoas;
Abram alas para a alegria desfilar.
No dia a dia aprendi muitas lições;
Hoje tiro de letra,
Sambo em qualquer situação.
Samba Maria... Samba Ritinha...
Roda a saia rendada, dona Maroquinha.
Canta com alegria
A linda melodia
Que acompanha o cordão da saudade a passar;
Hoje é carnaval! Hora de sambar.
São os tamborins e os reco-recos
Que ao comando de Nhô Neco,
Só amanhã cedo é que vão parar.
Canta a nostalgia dos corsos de outrora;
Confetes e serpentinas pelos ares a se espalhar.
Arlequins e Colombinas brincam na avenida;
Dizem que hoje vão se 'acabar'!
Abram alas, para a alegria passar.
Hoje é carnaval! É hora da alegria desfilar.